Catarina Barreiros, fundadora da Loja do Zero
Zeroo Smart Packaging nasce para desenvolver embalagens sustentáveis para produtos a granel
Chama-se Zeroo Smart Packaging e é uma nova empresa especializada no desenvolvimento de embalagens inteligentes e sustentáveis para o mercado de produtos a granel, lançada em parceria pela startup The Loop Co. e a Loja do Zero
Hipersuper
CONFAGRI saúda adiamento do Regulamento Anti Desflorestação
Mercadona abriu hoje em Évora
Lidl reforça meta de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050
Patente da portuguesa Nolita permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados
María José Sánchez: “Portugal é um mercado chave para a Fruit Attraction”
IACA doa 30 toneladas de ração a produtores afetados pelos incêndios
Região dos Vinhos de Lisboa dá a provar 100 vinhos de 50 produtores no festival gastronómico Heróis do Mar
Gonçalo Santos Andrade: “Vamos fazer história!”
ACIBEV assinala campanha Vitævino com vídeos a destacar a importância do setor
Freeport Lisboa Fashion Outlet apoia Refood e acolhe novo centro logístico
Chama-se Zeroo Smart Packaging e é uma nova empresa especializada no desenvolvimento de embalagens inteligentes e sustentáveis para o mercado de produtos a granel, lançada em parceria pela startup The Loop Co. e a Loja do Zero.
A joint venture entre as duas empresas já deu origem ao projeto Zero Cups, um conceito de embalagens inteligentes e circuláveis que pretende revolucionar as compras a granel. Estas embalagens continuamente em circulação mantém histórico de informação, a rastreabilidade e medem o impacto ambiental ao longo da ciclo de vida.
Este sistema já implementado na Loja do Zero tem agora o objetivo de conquistar negócios que pretendam integrar a oferta de granel em e-commerce. Ricardo Morgado, co-fundador da The Loop Co., sublinha, citado em comunicado, que o projeto Zero Cups foi o primeiro indicador de que faria todo o sentido elevar esta parceria à criação de uma nova marca somente dedicada a embalagens inteligentes.
“Não é novidade que a utilização em excesso de embalamento de uso único tem grande impacto no ambiente mas, infelizmente, nem todos estão dispostos a tomar a iniciativa de mudar”, indica, por sua vez, Catarina Barreiros, fundadora da Loja do Zero, para justificar o nascimento da Zeroo Smart Packaging. “Queremos tornar o consumo a granel numa alternativa viável para retalhistas e consumidores, através de novos projetos que facilitem esse caminho para a mudança”, vaticina.
O objetivo da nova empresa passa por implementar sistemas de embalagens inteligentes em retalhistas e marcas que pretendam ter operações com embalagens circulares, como operações de granel, refill ou mesmo takeaway. “O processo pode decorrer presencialmente em lojas físicas ou ser integrado num sistema de e-commerce pré-existente de cada retalhista”.
A Auchan vai ser o primeiro retalhista a apostar nesta solução numa das suas lojas de ultra proximidade, My Auchan, em Lisboa. “Estamos entusiasmados por poder contribuir para a mudança necessária no futuro do granel e acreditamos que esta iniciativa fará a diferença. Acreditamos que é mais um passo para o comércio de nova geração, que se compromete e é referência”, comenta Rita Cruz, diretora de responsabilidade corporativa, ambiental e social da Auchan, citada no documento.