Sonae vende metade do capital do Universo ao Bankinter. Join venture quer liderar crédito ao consumo em Portugal
A Sonae e o Bankinter Consumer Finance anunciaram uma joint-venture para liderar o crédito ao consumo em Portugal que se materializa com a venda de metade do capital empresa de serviços financeiros Universo ao Bankinter

Hipersuper
Vinhos de Trás-os-Montes mostram-se no Algarve
AEP pede prioridade para “principais projetos que asseguram o crescimento do país”
Beatriz Andrade Ferreira: “Ser líder implica inovar não só em produtos mas também na forma como nos ligamos ao consumidor”
Tavira Plaza recebe nova loja da iServices
Loja Natura abre no Alma Shopping com último conceito da marca
Beira Douro Cafés renova imagem do pack de 100 cápsulas compatíveis com Nespresso
Vinho da Ervideira considerado ‘Best of Show’ no Mundus Vini 2025
Vinhos Messias chegam ao mercado pela José Maria da Fonseca Distribuição
Corrida Mimosa Dia do Pai convida famílias a celebrar data especial com desporto e diversão
Nestlé Professional transforma borras de café e cápsulas recicladas em mais de 17 000 cadeiras de esplanada
A Sonae e o Bankinter Consumer Finance anunciaram uma joint-venture para liderar o crédito ao consumo em Portugal que se materializa com a venda de metade do capital empresa de serviços financeiros Universo ao Bankinter. O Universo passará, assim, a ser detido em partes iguais pelas duas instituições. A transação aguarda luz verde do regulador e da Comissão Europeia.
“A transação tem subjacente um valor de capitais próprios do Universo de cerca de 45 milhões de euros e envolve a venda de 50% do capital social do Universo por um valor estimado de 19 milhões de euros. Além deste montante, o acordo prevê ainda o pagamento de até cinco milhões de euros adicionais, contingente e diferido por cinco anos após a conclusão da transação”, lê-se em comunicado conjunto das empresas.
O Universo conta com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de cerca 400 milhões de euros, tendo em 2022 registado um volume de negócios de 30 milhões de euros.
“A criação desta joint-venture enquadra-se na estratégia de gestão ativa de portefólio da Sonae e permite alavancar o negócio de serviços financeiros do grupo, beneficiando de um parceiro com competências complementares que vão contribuir para acelerar o seu plano de desenvolvimento”, comenta a Sonae.
Já Alfonso Saez, diretor-geral do Bankinter Consumer Finance, afirma que “o acordo com a Sonae permite reforçar o posicionamento no mercado português de crédito ao consumo, no qual o Bankinter tem registado uma excelente evolução nos últimos anos, em parceria com um grande grupo empresarial do país, como é a Sonae”.
“Os termos da transação visam a desconsolidação da atual participação de 100% da Sonae no Universo, passando a nova participação de 50% a ser registada pelo método de equivalência patrimonial. Da conclusão da transação resultará ainda o registo de uma mais-valia estimada de 12 milhões de euros”, lê-se ainda no documento.