Logística

Paulo Duarte Group fatura 120 milhões de euros em 2022

A Paulo Duarte Group encerrou o ano de 2022 com uma faturação de 120 milhões de euros – o dobro do valor registado em 2021. Deste montante, 69 milhões de […]

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Paulo Duarte Group fatura 120 milhões de euros em 2022

A Paulo Duarte Group encerrou o ano de 2022 com uma faturação de 120 milhões de euros – o dobro do valor registado em 2021. Deste montante, 69 milhões de […]

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A Paulo Duarte Group encerrou o ano de 2022 com uma faturação de 120 milhões de euros – o dobro do valor registado em 2021. Deste montante, 69 milhões de euros correspondem à empresa-mãe do grupo, a Transportes Paulo Duarte. Apesar do cenário de inflação, da subida dos preços dos combustíveis e das dificuldades na contratação de mão de obra e na renovação da frota, a Paulo Duarte Group investiu, também, 10 milhões de euros para consolidar a operação com as transportadoras espanholas HurTrans e Hijos de Román Bono Guarner (HRBG), adquiridas em 2021. O grupo está, agora, a concluir a terceira aquisição em Espanha, mais concretamente em Madrid.

Relativamente à performance nos próximos anos, a Paulo Duarte Group prevê atingir uma faturação de 176 milhões de euros em 2026 e, cumprindo a sua estratégia de internacionalização, prepara a expansão até ao Norte da Europa – estando a Alemanha e a Polónia nas posições cimeiras desta lista –, para acompanhar o crescimento dos clientes e chegar, também, a novos mercados.

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Atualmente, o grupo conta com mais de 1.200 colaboradores – mais de 1.000 deles motoristas – e uma frota composta por mais de 1.300 camiões de última geração, que permitem não só transportar um volume maior de mercadorias, como, também, uma maior poupança de combustível e redução de emissões. Neste ponto, refira-se que, até ao final de 2022, a Paulo Duarte Group reduziu a sua pegada ecológica em mais de 553 mil toneladas de CO2, em mais de 250 mil viagens. No total, foram realizadas mais de 975 mil entregas.

“Um momento tão delicado como o que o setor vive atualmente pede uma resposta à altura. É por isso que temos de aproveitar todas as oportunidades para continuar a crescer e a alargar a nossa área de atuação, de acordo com a nossa estratégia de internacionalização, e a dar resposta à procura dos atuais e potenciais clientes. Apenas assim continuaremos a ser uma referência no segmento dos transportes rodoviários em todos os setores transversais à economia internacional” sublinha Gustavo Paulo Duarte, diretor-geral da Paulo Duarte Group.

E conclui: “Além disso, e tal como temos feito até agora, queremos continuar a investir em sistemas de informação e tecnologia, que nos permitam, ainda mais, otimizar as rotas e os consumos e tornar a nossa atividade mais sustentável e amiga do planeta”.

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Logística

Congresso da APLOG vai debater o impacto da IA na logística

A Associação Portuguesa de Logística vai reunir especialistas em logística  em Oeiras , a 14 e 15 de outubro para o seu 27º congresso.

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O 27º Congresso de Logística da APLOG vai reunir os principais profissionais, empresas, académicos e decisores do setor logístico nacional e internacional. O evento decorre no Taguspark, em Oeiras, a 14 e 15 de outubro.

Sob o mote ‘Colaboração Humano – Máquina: O Novo Paradigma’, o congresso “propõe-se a explorar de forma crítica e construtiva este novo equilíbrio, analisando o impacto da inteligência artificial, da automação e da digitalização nos processos logísticos e nas competências humanas”, informa a organização.

Num momento em que os desafios da eficiência, da sustentabilidade e da resiliência são cada vez mais exigentes, o congresso é apresentado como um palco de debates estratégicos, partilha de boas práticas e reflexão conjunta entre líderes empresariais, decisores políticos, académicos e especialistas do setor.

O evento da APLOG deverá reunir mais de 350 participantes, com representação de toda a cadeia de valor, desde indústria, distribuição, operadores logísticos e transportes a consultoras, autoridades públicas e fornecedores de soluções. O programa contempla sessões plenárias, painéis de debate, casos de estudo, projeções tecnológicas e momentos de networking, promovendo um ambiente propício à inovação e à colaboração intersetorial.

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Logística

Grupo Paulo Duarte e Politécnico de Santarém unem-se para potenciar talento e inovação

O Grupo Paulo Duarte e o Instituto Politécnico de Santarém formalizaram um protocolo de cooperação com o objetivo de promover a partilha de conhecimento, recursos científicos, técnicos e humanos.

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A parceria visa aproximar o meio académico do tecido empresarial, criando pontes entre a formação e a prática profissional.

“No Grupo Paulo Duarte encaramos as parcerias com as universidades como oportunidades de cooperação, com benefícios para ambas as partes. Queremos continuar a ser, para muitos jovens, a porta de entrada para o mercado de trabalho, assim como a possibilidade de criação de ações para partilha e aplicação de conhecimentos em casos práticos, nas nossas operações, e a criação de oportunidades de carreiras profissionais”, afirma Carlos Barroso, diretor de Gestão de Pessoas e Organização do Grupo Paulo Duarte.

O protocolo inclui a realização de estágios curriculares, extracurriculares, científicos e técnicos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de competências aplicadas e a empregabilidade dos estudantes.

Do lado do Politécnico de Santarém, a iniciativa integra a estratégia de criação de um sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo, com foco na capacitação dos estudantes e empreendedores. O objetivo passa por promover o espírito empresarial, elevar a qualidade do emprego e estimular a criação de empresas inovadoras.

Em 2024, mais de 20 estudantes realizaram estágios no Grupo Paulo Duarte, com uma parte significativa a integrar posteriormente os quadros da empresa, num sinal claro da aposta na valorização e retenção de talento qualificado.

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Logística

Garland amplia certificação ambiental aos centros logísticos de Gaia e Aveiro

O Grupo conta com cinco centros logísticos com a norma ambiental internacional ISO 14001.

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Grupo Garland alcança um novo marco no seu percurso de sustentabilidade ao ampliar a certificação ambiental aos Centros Logísticos de Gaia (1 e 2) e de Aveiro (1). A mais recente auditoria combinada aos Sistemas de Gestão Integrados, abrangendo os referenciais ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (ambiente), permitiu avaliar simultaneamente os dois sistemas e confirmar a maturidade e consistência dos processos implementados pela empresa.

Com este alargamento, a Garland passa a contar com cinco centros logísticos certificados segundo a norma ISO 14001, reforçando o seu compromisso com praticas logísticas ambientalmente responsáveis, informa o grupo.

Segundo Hugo Caraslindas, diretor de Infraestruturas, Sustentabilidade e Operações do Grupo Garland, “a integração das auditorias trouxe ganhos operacionais e estratégicos significativos, permitindo otimizar recursos, reduzir custos e consolidar uma cultura organizacional focada na sustentabilidade”. Para além disso, “esta conquista demonstra o esforço coletivo da Garland em evoluir continuamente, alinhando a nossa operação com os mais exigentes padrões internacionais de qualidade e ambiente”, acrescentou.

A Garland conta já com a certificação IFS Logistics, que assegura elevados padrões de segurança e qualidade na armazenagem e transporte de produtos alimentares, e foi reconhecida com a certificação ‘Coração Verde’, atribuída pela LIPOR, pelas boas práticas ambientais. No âmbito do seu compromisso ambiental, a empresa criou a Floresta Garland em parceria com a plataforma Tree-Nation, que permitiu compensar as emissões através da plantação de arvores.

Em paralelo, os resultados do projeto de reciclagem nos centros logísticos evidenciam uma redução nos consumos de energia e água, menor produção de resíduos, diminuição das emissões de CO₂ e uma aposta na economia circular, com a reutilização de materiais como papel siliconado e cintas de PP e PET.

A Garland tem metas ambientais bem definidas para os próximos anos, como a eliminação total da frota de ligeiros movida a combustíveis fosseis (atualmente 85% da frota já é híbrida ou elétrica), a otimização dos consumos energéticos e hídricos, o aumento da taxa de reciclagem e o reforço das respostas a emergências ambientais

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Logística

Grupo InPost regista 272 milhões de encomendas no primeiro trimestre

Para o segundo trimestre de 2025 a empresa europeia de tecnologia e logística, especializada em entregas não domiciliárias, prevê um crescimento homólogo perto dos 20 pontos percentuais.

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O volume de encomendas da InPost subiu para 272 milhões no primeiro trimestre de 2025 “e cresce acima da média do setor de ecommerce”, divulga o Grupo.

O volume de encomendas da InPost no primeiro trimestre deste ano corresponde a um aumento anual homólogo de 12%,. O segmento do Reino Unido liderou com um aumento de 39% do volume em relação ao ano anterior, seguido pela Zona Euro, com 11% (crescimento de 29% na componente de B2C) e pela Polónia, cujo volume de encomendas cresceu 10% em relação a igual período.

O Grupo fundado na Polónia iniciou 2025 com um crescimento significativo das suas receitas, atingindo 705,5 milhões de euros, o que representa uma subida de 21,7% em relação ao ano anterior. Isto deveu-se aos bons resultados obtidos no Reino Unido e na Irlanda, com um aumento de 145% em relação ao ano anterior, enquanto a Polónia e a Zona Euro registaram taxas de crescimento anual de 11% e 14%, respetivamente.

O volume de encomendas na Zona Euro atingiu as 73,5 milhões, as receitas cresceram 13,5% comparativamente a igual período de 2024 e a margem EBITDA ajustada aumentou para 13,5%, em comparação com 10,0% registada no período homólogo. Este crescimento foi impulsionado por maior volume de encomendas, maior adoção do APMs e uma alavancagem operacional.

Na Polónia, o volume de receitas aumentou 10% em termos anuais, ultrapassando o crescimento do próprio mercado do comércio eletrónico. As PME foram o principal motor, com um crescimento anual de 18%. E no Reino Unido e  Irlanda a InPost entregou 24 milhões de encomendas no primeiro trimestre de 2025 (um aumento de 39% em relação ao ano anterior), enquanto as receitas cresceram 144,8%.

No segundo trimestre de 2025 o Grupo InPost prevê um crescimento anual de cerca de 20 pontos percentuais. Na Polónia o crescimento no volume de encomendas deverá situar-se na casa de um dígito elevado, continuando a tendência de recuo.

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Logística

Still promove Open Day com foco em automação acessível e segurança na intralogística

O Open Day Still 2025, está marcado para 22 de maio, nas instalações da empresa em Rio de Mouro.

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Numa altura em que a escassez de mão de obra, a pressão para reduzir custos e a procura por maior eficiência desafiam a intralogística, a Still quer provar que a automação pode ser simples, acessível e ajustada à realidade de qualquer empresa. É neste contexto que se insere o Open Day Still 2025, marcado para 22 de maio, nas instalações da empresa em Rio de Mouro.

O evento apresentará soluções escaláveis de automação e segurança desenvolvidas para transformar processos logísticos e torná-los mais eficientes.

O Open Day terá início às 11h00 com a receção e um welcome coffee, seguido pela apresentação institucional da Still às 11h45. A tarde será dedicada a sessões free flow, com estações temáticas dedicadas a equipamentos contrapesados, soluções para interiores, automatização (a estrela do evento) e consultoria técnica. O almoço e momentos de networking estão agendados para as 13h30.

O evento dirige-se a profissionais de logística e operações que pretendem explorar soluções tecnológicas como alavanca estratégica para os seus negócios.

 

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Logística

Logifrio reforça aposta em energia renovável com novos projetos fotovoltaicos

A Logifrio acaba de estabelecer uma parceria estratégica com o Grupo Greenvolt para o desenvolvimento de seis projetos de energia fotovoltaica descentralizada na Península Ibérica, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade.

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Na sede da empresa, em Riachos, está em curso a expansão da infraestrutura fotovoltaica existente, com a instalação de 1.960 novos painéis solares. Esta intervenção aumentará a capacidade instalada para 2,4 MWp, permitindo uma produção anual superior a 1,78 GWh. Desta produção, cerca de 1,1 GWh/ano será destinada ao autoconsumo, enquanto o excedente será partilhado com uma comunidade energética que poderá abranger até 647 famílias e empresas.

Na plataforma logística do Montijo, estão a ser instalados 1.954 painéis solares, com uma capacidade total de quase 1,2 MWp e uma produção anual estimada de 1,79 GWh de energia limpa.

Em Espanha, o Grupo Greenvolt concluiu recentemente dois projetos nas instalações da LOGIFRIO em Vitória e Granada, com uma potência instalada combinada de 675,4 kWp e uma produção anual estimada de 0,8 GWh. Adicionalmente, estão em desenvolvimento mais duas instalações em Alicante e Fuenlabrada, que acrescentarão aproximadamente 2,5 MWp de capacidade instalada e uma produção anual de cerca de 3,25 GWh.

No total, os seis projetos envolvem a instalação de 10 mil painéis solares, resultando numa capacidade instalada de 5,4 MWp e uma produção anual superior a 7,6 GWh. Estes projetos permitirão evitar a emissão de mais de 2.000 toneladas de CO₂ por ano, consolidando a LOGIFRIO como uma referência em práticas logísticas sustentáveis.

Duarte Ferreira, Distributed Energy Director do Grupo Greenvolt, adianta que” o modelo de produção descentralizada é particularmente adequado para edifícios dedicados a armazenamento a frio, onde as necessidades de consumo de eletricidade são elevadas e, do ponto de vista operacional, o que fizemos foi trabalhar sempre com proximidade
com a Logifrio na procura das soluções mais apropriadas e eficientes para cada instalação”.

“O desenvolvimento destes projetos reforça o compromisso da Logifrio com a sustentabilidade e com a descarbonização da nossa atividade na Península Ibérica. Enquanto empresa líder na logística de frio, consideramos determinante o continuo empenho na redução da nossa pegada de carbono, a que se juntam as vantagens financeiras e operacionais, uma vez que reduzimos os custos energéticos, ficando a manutenção dos projetos a cargo da Greenvolt. Além disso, a criação da Comunidade de Energia em Riachos permite-nos partilhar parte da energia renovável produzida com as famílias e empresas da região, ampliando o impacto positivo desta iniciativa”, acrescenta Vitor Figueiredo, CEO da Logifrio.

Com a implementação destes projetos, a Logifrio avança no seu compromisso com a transição energética e reduz do impacto ambiental da sua atividade, permitindo evitar a emissão de mais de 2 000 toneladas de CO2 por ano aproximadamente.

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Torrestir
Logística

Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025

A empresa portuguesa estará presente no Stand A3.406, Hall A3.

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O Grupo Torrestir regressa à Transport Logistic, feira mundial dedicada à logística, mobilidade, tecnologias de informação e gestão da cadeia de abastecimento, que terá lugar entre os dias 2 e 5 de junho, em Munique, no Trade Fair Center Messe München.

“O regresso à Transport Logistic é reflexo da importância que este evento tem para a nossa estratégia de crescimento. É um espaço privilegiado para apresentar as nossas soluções, reforçar relações com parceiros internacionais e acompanhar de perto as tendências que estão a transformar o setor”, sublinha José Santos, diretor-geral da Torrestir.

Reconhecida como uma das mais prestigiadas feiras do setor, a Transport Logistic reúne mais de 2.500 expositores de todo o mundo, oferecendo uma plataforma única para networking, inovação e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Para a Torrestir, esta presença traduz-se também numa oportunidade de fortalecer a proximidade com clientes e parceiros, consolidar a rede internacional e captar novas oportunidades de negócio num mercado cada vez mais exigente e competitivo.

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Logística

Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€

O armazém industrial está localizado na Zona Industrial de Perafita, na região Norte, consolidada em termos logísticos e industriais, e que inclui um posto de transformação de até 160 KVA.

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O imóvel é composto por armazém principal com área de implantação de 2.140 m² e armazém posterior/oficina com 600 m2. Inclui quatro cais de descarga equipados com portão seccionado automático. Possui escritórios no rés-do-chão e primeiro andar, com 300 m2 cada, zona de refeitório, WCs e balneário. Ao todo, o edifício conta com uma área total construída de 3.640,00 m².

O armazém industrial está localizado na Zona Industrial de Perafita, na região Norte, consolidada em termos logísticos e industriais, e que inclui um posto de transformação de até 160 KVA.

O leilão eletrónico decorre no âmbito do processo de insolvência da Kruder, produtora de máquinas de café. O armazém industrial está a rececionar licitações até 15 de maio de 2025, no site Leilosoc. “O armazém industrial está avaliado em 3.000M€ (valor base de venda) e tem um valor mínimo de venda de 2.600M€. Ao abrigo do Artigo n.º 270, n.ºs 1 e 2 do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), o imóvel beneficia de isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo”, informa a leiloeira.

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Logística

InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica

A nomeação surge num momento estratégico para a tecnológica e logística, que continua a expandir a sua rede e a reforçar o seu posicionamento na Península Ibérica.

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A InPost acaba de anunciar a nomeação de Luis Florit como novo diretor comercial para Espanha e Portugal.

Com mais de uma década de experiência em cargos de liderança nas áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produto, a InPost sublinha que Luis Florit traz um sólido know-how em estratégia digital, comércio eletrónico e modelos SaaS. O novo responsável terá como missão impulsionar a operação comercial da InPost nos dois mercados, assegurando a resposta às crescentes exigências do setor e promovendo a expansão da marca, acrescenta.

“Fazer parte da InPost representa um desafio, pois é uma empresa que está em constante crescimento e nós, no departamento comercial, temos de acompanhar as exigências do mercado”, afirma Luis Florit. “Estou muito ansioso por trabalhar com a grande equipa de profissionais da InPost e continuar a expandir a marca em Espanha e Portugal.”, acrescenta.

A nomeação surge pouco depois da entrada de Luigi Cirocco como Diretor de Operações para a região ibérica, reforçando a aposta da InPost numa estrutura de liderança robusta para consolidar a sua presença na Europa do Sul. A empresa tem intensificado o investimento na sua rede híbrida de Pontos Pack e Lockers, bem como na otimização dos seus processos, com enfoque na sustentabilidade e flexibilidade das entregas.

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Logística

DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce

A aquisição da empresa norte-americana especializada em logística de distribuição de retalho e fulfillment de e-commerce representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro.

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A DHL Supply Chain anunciou a aquisição da IDS Fulfillment num movimento que reforça a presença da multinacional no setor e amplia significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades das pequenas e médias empresas (PME).

A operação, concluída em maio, representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro. Com esta aquisição, a DHL integra mais de 120 mil metros quadrados de espaço de armazém e distribuição multicliente, distribuídos por localizações estratégicas nos EUA, incluindo Indianápolis, Salt Lake City, Atlanta e Plainfield.

“O e-commerce tem sido um motor de crescimento para a DHL nos últimos anos e é um foco importante na nossa agenda da Estratégia 2030. A aquisição da IDS Fulfillment não só expande a nossa presença operacional, como também garante que as pequenas e médias empresas tenham acesso às nossas soluções logísticas de última geração, concebidas para as suas necessidades específicas”, disse Patrick Kelleher, CEO da DHL Supply Chain North America.

Mark DeFabis, CEO da IDS Fulfillment, afirma: “Acreditamos que o compromisso da DHL com a inovação e a excelência do serviço faz da empresa o parceiro ideal para melhorar as nossas operações e fornecer as capacidades líderes da indústria aos nossos clientes e membros da nossa equipa.”

A IDS Fulfillment continuará a operar sob a liderança atual, assegurando uma transição sem perturbações para os clientes e colaboradores. Para além da infraestrutura física, a operação traz à DHL uma carteira diversificada de clientes e um know-how adicional em fulfillment, reforçando a oferta de soluções escaláveis e integradas.

Com o setor global de e-commerce a crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 8% até 2029, a DHL aposta numa estratégia de expansão seletiva, que fortalece a sua rede e capacidade tecnológica, ao mesmo tempo que democratiza o acesso a serviços de logística de ponta.

“Com o crescimento global do setor e-commerce a um CAGR de 8% ao ano até 2029, a DHL tem como objetivo investimentos que expandam ainda mais as nossas capacidades para assegurar as necessidades deste segmento em crescimento e tornar a nossa rede e soluções facilmente acessíveis a empresas de todas as dimensões. O IDS Fulfillment complementa a nossa atual Rede DHL Fulfillment, aumentando a nossa capacidade de oferecer soluções globais de e-commerce sem descontinuidades, com conhecimentos e alcance locais. Especialmente oportuno, uma vez que mais organizações multinacionais estão a procurar estabelecer capacidades de fulfillment na América do Norte”, sublinha
Oscar de Bok, CEO Global da DHL Supply Chain.

“Estas aquisições demonstram o nosso compromisso com o crescimento contínuo no sector do e-commerce e reforçam a posição de liderança da DHL como o fornecedor de logística de eleição para clientes de todas as dimensões”, reforçou Patrick Kelleher.

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