Logística

Transportadores recusam responsabilidade pelo aumento dos preços

A Associação Nacional dos Transportadores de Mercadoria (ANTRAM) rejeita a ideia de que o aumento do preço dos bens essenciais se deve ao transporte, esclarecendo  que “o transporte de bens […]

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A Associação Nacional dos Transportadores de Mercadoria (ANTRAM) rejeita a ideia de que o aumento do preço dos bens essenciais se deve ao transporte, esclarecendo  que “o transporte de bens […]

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A Associação Nacional dos Transportadores de Mercadoria (ANTRAM) rejeita a ideia de que o aumento do preço dos bens essenciais se deve ao transporte, esclarecendo  que “o transporte de bens alimentares, face ao verificado antes dos níveis da guerra, não regista, atualmente, subidas que possam justificar os enormes aumentos dos bens alimentares”. “Tais aumentos cifram-se em subidas de 25% e 50% e margens brutas de lucro que chegam a passar os 50% em vários produtos” acrescenta.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a ANTRAM refere que as afirmações da APED que “vem correlacionando estes aumentos ao aumento do custo do transporte” não correspondem à realidade.

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“Importa esclarecer que o transporte de bens alimentares, face ao verificado antes dos níveis da guerra, não regista, atualmente, subidas que possam justificar os enormes aumentos dos bens alimentares. Efetivamente, a importação de bens alimentares de outros países para Portugal não regista aumentos face ao valor pré-guerra e o transporte, em território nacional, regista valores muito próximos dos valores pré-guerra, admitindo-se um aumento destes últimos transportes entre 5 e 7%” pode ler-se também.

“Acresce que, o custo de transporte, na estrutura de custos das empresas de distribuição, não é um dos seus custos principais sendo sempre largamente ultrapassado pelo valor das mercadorias, pelo que, os transportes não podem, de forma alguma, justificar mais do que uma subida muito marginal dos bens alimentares (certamente abaixo de 1%), muitos casos havendo que não importam qualquer subida” acrescenta a ANTRAM que  não tem dúvidas “O seu a seu dono! O dono dos aumentos do preço da alimentação dos portugueses não são os transportadores”.

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Logística

Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025

A empresa portuguesa estará presente no Stand A3.406, Hall A3.

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O Grupo Torrestir regressa à Transport Logistic, feira mundial dedicada à logística, mobilidade, tecnologias de informação e gestão da cadeia de abastecimento, que terá lugar entre os dias 2 e 5 de junho, em Munique, no Trade Fair Center Messe München.

“O regresso à Transport Logistic é reflexo da importância que este evento tem para a nossa estratégia de crescimento. É um espaço privilegiado para apresentar as nossas soluções, reforçar relações com parceiros internacionais e acompanhar de perto as tendências que estão a transformar o setor”, sublinha José Santos, diretor-geral da Torrestir.

Reconhecida como uma das mais prestigiadas feiras do setor, a Transport Logistic reúne mais de 2.500 expositores de todo o mundo, oferecendo uma plataforma única para networking, inovação e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Para a Torrestir, esta presença traduz-se também numa oportunidade de fortalecer a proximidade com clientes e parceiros, consolidar a rede internacional e captar novas oportunidades de negócio num mercado cada vez mais exigente e competitivo.

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Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€

O armazém industrial está localizado na Zona Industrial de Perafita, na região Norte, consolidada em termos logísticos e industriais, e que inclui um posto de transformação de até 160 KVA.

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O imóvel é composto por armazém principal com área de implantação de 2.140 m² e armazém posterior/oficina com 600 m2. Inclui quatro cais de descarga equipados com portão seccionado automático. Possui escritórios no rés-do-chão e primeiro andar, com 300 m2 cada, zona de refeitório, WCs e balneário. Ao todo, o edifício conta com uma área total construída de 3.640,00 m².

O armazém industrial está localizado na Zona Industrial de Perafita, na região Norte, consolidada em termos logísticos e industriais, e que inclui um posto de transformação de até 160 KVA.

O leilão eletrónico decorre no âmbito do processo de insolvência da Kruder, produtora de máquinas de café. O armazém industrial está a rececionar licitações até 15 de maio de 2025, no site Leilosoc. “O armazém industrial está avaliado em 3.000M€ (valor base de venda) e tem um valor mínimo de venda de 2.600M€. Ao abrigo do Artigo n.º 270, n.ºs 1 e 2 do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), o imóvel beneficia de isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo”, informa a leiloeira.

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Logística

InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica

A nomeação surge num momento estratégico para a tecnológica e logística, que continua a expandir a sua rede e a reforçar o seu posicionamento na Península Ibérica.

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tagsInPost

A InPost acaba de anunciar a nomeação de Luis Florit como novo diretor comercial para Espanha e Portugal.

Com mais de uma década de experiência em cargos de liderança nas áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produto, a InPost sublinha que Luis Florit traz um sólido know-how em estratégia digital, comércio eletrónico e modelos SaaS. O novo responsável terá como missão impulsionar a operação comercial da InPost nos dois mercados, assegurando a resposta às crescentes exigências do setor e promovendo a expansão da marca, acrescenta.

“Fazer parte da InPost representa um desafio, pois é uma empresa que está em constante crescimento e nós, no departamento comercial, temos de acompanhar as exigências do mercado”, afirma Luis Florit. “Estou muito ansioso por trabalhar com a grande equipa de profissionais da InPost e continuar a expandir a marca em Espanha e Portugal.”, acrescenta.

A nomeação surge pouco depois da entrada de Luigi Cirocco como Diretor de Operações para a região ibérica, reforçando a aposta da InPost numa estrutura de liderança robusta para consolidar a sua presença na Europa do Sul. A empresa tem intensificado o investimento na sua rede híbrida de Pontos Pack e Lockers, bem como na otimização dos seus processos, com enfoque na sustentabilidade e flexibilidade das entregas.

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Logística

DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce

A aquisição da empresa norte-americana especializada em logística de distribuição de retalho e fulfillment de e-commerce representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro.

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A DHL Supply Chain anunciou a aquisição da IDS Fulfillment num movimento que reforça a presença da multinacional no setor e amplia significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades das pequenas e médias empresas (PME).

A operação, concluída em maio, representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro. Com esta aquisição, a DHL integra mais de 120 mil metros quadrados de espaço de armazém e distribuição multicliente, distribuídos por localizações estratégicas nos EUA, incluindo Indianápolis, Salt Lake City, Atlanta e Plainfield.

“O e-commerce tem sido um motor de crescimento para a DHL nos últimos anos e é um foco importante na nossa agenda da Estratégia 2030. A aquisição da IDS Fulfillment não só expande a nossa presença operacional, como também garante que as pequenas e médias empresas tenham acesso às nossas soluções logísticas de última geração, concebidas para as suas necessidades específicas”, disse Patrick Kelleher, CEO da DHL Supply Chain North America.

Mark DeFabis, CEO da IDS Fulfillment, afirma: “Acreditamos que o compromisso da DHL com a inovação e a excelência do serviço faz da empresa o parceiro ideal para melhorar as nossas operações e fornecer as capacidades líderes da indústria aos nossos clientes e membros da nossa equipa.”

A IDS Fulfillment continuará a operar sob a liderança atual, assegurando uma transição sem perturbações para os clientes e colaboradores. Para além da infraestrutura física, a operação traz à DHL uma carteira diversificada de clientes e um know-how adicional em fulfillment, reforçando a oferta de soluções escaláveis e integradas.

Com o setor global de e-commerce a crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 8% até 2029, a DHL aposta numa estratégia de expansão seletiva, que fortalece a sua rede e capacidade tecnológica, ao mesmo tempo que democratiza o acesso a serviços de logística de ponta.

“Com o crescimento global do setor e-commerce a um CAGR de 8% ao ano até 2029, a DHL tem como objetivo investimentos que expandam ainda mais as nossas capacidades para assegurar as necessidades deste segmento em crescimento e tornar a nossa rede e soluções facilmente acessíveis a empresas de todas as dimensões. O IDS Fulfillment complementa a nossa atual Rede DHL Fulfillment, aumentando a nossa capacidade de oferecer soluções globais de e-commerce sem descontinuidades, com conhecimentos e alcance locais. Especialmente oportuno, uma vez que mais organizações multinacionais estão a procurar estabelecer capacidades de fulfillment na América do Norte”, sublinha
Oscar de Bok, CEO Global da DHL Supply Chain.

“Estas aquisições demonstram o nosso compromisso com o crescimento contínuo no sector do e-commerce e reforçam a posição de liderança da DHL como o fornecedor de logística de eleição para clientes de todas as dimensões”, reforçou Patrick Kelleher.

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Linde lançou novos equipamentos para setor agrícola e vinícola

Com capacidades entre 1,4 e 2 toneladas, a nova série 1251 destaca-se pelo design moderno, direção assistida por sensor e um conceito de cabine otimizado que melhora a experiência do operador.

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A Linde Material Handling já fez chegar ao mercado português a sua nova série de empilhadores 1251, lançada no final do ano passado e que apresenta como “mais um passo na aposta da marca em inovação e eficiência operacional”.
De acordo com a LindeMH, os testes realizados na Frusoal e na Granvinhos, duas das primeiras empresas a testar estes equipamentos em território nacional,  decorreram com sucesso e a avaliação dos novos empilhadores “foi extremamente positiva”.

Com capacidades entre 1,4 e 2 toneladas, a nova série 1251 alia eficiência energética, conforto e segurança, destacando-se pelo design moderno, direção assistida por sensor e um conceito de cabine otimizado que melhora significativamente a experiência do operador. “A combinação destes elementos traduz-se numa maior produtividade e numa operação mais segura – mesmo em ambientes complexos como armazéns de fruta ou adegas de engarrafamento”, define a marca.

Os empilhadores contrapesados continuam a assumir um papel central na intralogística, sendo considerados a verdadeira espinha dorsal das operações em armazéns, unidades de produção e centros logísticos. Particular destaque vai para os equipamentos com capacidade de carga entre 1 e 2 toneladas, que desempenham diariamente uma vasta gama de tarefas essenciais em todo o mundo.

A Linde Material Handling Ibérica oferece soluções integrais para a manipulação de mercadorias. As suas linhas de negócio incluem a comercialização de veículos novos, serviços pós-venda, aluguer de curta e longa duração, veículos recondicionados, gestão de frotas, soluções automatizadas e consultoria abrangente em intralogística.

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Logística

Jungheinrich recebe Red Dot Design Award ‘Best of the Best’

“Estamos felizes por mais uma vez termos conseguido mostrar ao júri do Prémio Red Dot o espírito inovador e a qualidade de design dos nossos equipamentos”, diz Till Muhl, Head of Industrial Design da Jungheinrich

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A Jungheinrich, especialista em soluções de intralogística e automação, viu o seu stacker elétrico pedestre EJC 112i receber o prémio ‘Red Dot: Best of the Best’ 2025 na categoria de veículos comerciais. “Esta é a mais alta distinção na categoria do design de equipamentos, reconhecendo a excelente força inovadora e o design de excelência do EJC 112i”, congratula-se a empresa.

Com uma capacidade de carga de 1.200 kg e uma altura de elevação de até 4.700 mm, o stacker elétrico pedestre da Jungheinrich estabelece novos padrões na movimentação de carga. Com 92 pontos de 100 possíveis no Red Dot Winner Points, o EJC 112i garantiu o desejado selo de qualidade pelo seu design pioneiro e qualidade.

“Estamos felizes por mais uma vez termos conseguido mostrar ao júri do Prémio Red Dot o espírito inovador e a qualidade de design dos nossos equipamentos”, diz Till Muhl, Head of Industrial Design da Jungheinrich. “A paixão por cada detalhe e o entusiasmo pelo equipamento transformam uma tarefa em algo especial. A nossa equipa de design interna representa isso há muitos anos. O meu sincero agradecimento vai para todos os envolvidos”, refere ainda.

O Prémio Red Dot visa homenagear os melhores e mais inovadores produtos do mundo em mais de 50 categorias desde 1955. Todos os anos, um júri internacional de especialistas independentes das áreas de design, ciência e jornalismo selecionam os produtos que se destacam em termos de qualidade de design entre milhares de inscrições. O “Best of the Best” é o prémio mais alto da competição e é concedido a designs pioneiros.

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Logística

Sandra Serôdio é a nova business development manager da equipa da DHL Supply Chain em Portugal

A DHL Supply Chain acaba de anunciar a nomeação de Sandra Serôdio como nova business development manager para o mercado português, reforçando a sua aposta estratégica em talento com experiência consolidada no setor da logística.

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Com um percurso profissional de mais de duas décadas, Sandra Serôdio tem desempenhado funções de liderança comercial em várias empresas de referência, evidenciando uma forte orientação para resultados, visão estratégica e capacidade de construção de relações comerciais duradouras.

“É com grande entusiasmo que abraço este novo desafio na DHL, uma marca globalmente reconhecida pela sua excelência operacional e cultura de inovação. Estou motivada para contribuir com a minha experiência e energia para fortalecer a presença da DHL em Portugal e criar valor para os nossos clientes. Assumir esta nova etapa na DHL representa não só um marco importante na minha carreira, mas também uma oportunidade de crescimento pessoal”, afirma Sandra Serôdio, business development manager da DHL Supply Chain em Portugal.

A DHL Supply Chain destaca que a integração de Sandra Serôdio vai permitir aprofundar relações com os clientes e ampliar o leque de oportunidades comerciais no país. Atualmente, a empresa opera em Portugal com uma rede de 10 centros logísticos estrategicamente distribuídos, cerca de 200 mil metros quadrados de capacidade de armazenagem e uma equipa de aproximadamente 1.300 colaboradores.

Com uma carteira de clientes que abrange setores críticos como Life Sciences, Retalho, Automóvel, Consumo, Tecnologia e EMEC (Energia, Química, Engenharia e Manufatura), a DHL Supply Chain continua a posicionar-se como um parceiro de excelência na gestão da cadeia de abastecimento, apoiando o crescimento sustentável das empresas em Portugal.

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Foto de arquivo
Exportação

DHL Express realiza conferências sobre internacionalização das empresas portuguesas (adiado)

Atualização: evento foi adiado para nova data ainda a divulgar.

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Notícia atualizada às 13:10 de 29 de abril

Evento adiado. 

A DHL Express organiza esta terça-feira, 29 de abril, a 1ª edição do DHL Trade Summit, um evento que pretende ser uma referência no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, com especial enfoque no setor dos transportes e logística.

Dedicada ao setor têxtil, o primeiro DHL Trade Summit acontece tem início às 11h e acontece no Terminal da DHL Express no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

“O DHL Trade Summit surge como resposta direta às necessidades das empresas portuguesas de se expandirem para novos mercados com um suporte logístico especializado. A escolha do setor têxtil para a edição inaugural está diretamente ligada à importância desta indústria na região Norte e ao investimento recente da DHL Express no terminal do Porto”, avança a multinacional de logística.

Esta iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, empresários e decisores para debaterem oportunidades, tendências e desafios nos mercados internacionais. Contará com a presença da embaixadora da República Federal da Alemanha, do CEO da DHL Express Portugal, do presidente da Associação Empresarial do Minho e da CEO do ISEG Executive Education. Serão ainda apresentados casos de sucesso de internacionalização, e partilhado conhecimento por parte de parceiros de mercado, agentes económicos e responsáveis da DHL.

A próxima edição do evento está prevista para o segundo semestre do ano, alargando a discussão a outros setores estratégicos da economia nacional.

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Logística

Grupo Rhenus fortalece operação logística na região LATAM

A mudança oficial da marca Blu Logistics LATAM para a Rhenus Logistics, aumentará a presença e a integração operacional do Grupo na América Latina.

O Grupo Rhenus anunciou a mudança oficial da marca Blu Logistics LATAM para a Rhenus Logistics, após a aquisição realizada em 2023. A modificação aumentará a presença e a integração operacional do Grupo na América Latina, já que a Blu Logistics LATAM passará a operar comercialmente sob o nome Rhenus Logistics na Argentina, na Colômbia, no Equador, no México, no Paraguai e no Uruguai, informa.

Esta transição complementa e fortalece as operações existentes da Rhenus na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, ao mesmo tempo em que amplia seu portfólio de serviços na região com foco em serviços aéreos e marítimos e soluções de armazenamento.

“A reformulação da marca ocorre em meio a um período de crescimento significativo na região. Em 2024, as operações combinadas da Rhenus Logistics LATAM e da Blu Logistics LATAM movimentaram mais de 210.000 TEUs em embarques de cargas completas de contêineres (FCL), um aumento de 16,67% em comparação aos 180.000 TEUs gerenciados apenas pela Blu Logistics LATAM em 2023″, explica o Grupo.

Esse crescimento foi impulsionado pela capacidade, pelas soluções de serviço e pelas eficiências operacionais possibilitadas pela rede global da Rhenus. Como resultado de seu forte posicionamento e classificação no frete marítimo, especialmente na rota comercial entre o Extremo Oriente da Ásia e a América Latina, a empresa é reconhecida como um dos principais agentes de frete da região.

“Tivemos um crescimento notável e continuamos a identificar grandes oportunidades em toda a região. Além disso, a reformulação da marca conecta a identidade compartilhada de duas empresas familiares que se unem como uma só. Isso fortalece nossa presença na América Latina e oferece aos nossos clientes maior eficiência, visibilidade e a oportunidade de expandir seus negócios conosco, agora totalmente integrados à nossa rede global com um portfólio completo de soluções logísticas”, ressalta Tobias Bartz, CEO do Grupo Rhenus.

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Ana Grácio Pinto

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Dália Vicente é a Key Account Manager da DHL para Portugal

“É com grande entusiasmo que integro a equipa da DHL Portugal. Este é um projeto que me inspira pela sua dimensão, dinamismo e capacidade de inovação”, assegura dália Vicente.

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Dália Vicente junta-se à DHL Supply Chain Portugal como nova Key Account Manager, reforçando a equipa de gestão de clientes estratégicos no país.
Para Rui Gomes, Country Manager da DHL Supply Chain Portugal, a nova Key Account Manager “tem o perfil ideal para liderar a gestão dos nossos clientes estratégicos”. “A sua experiência, visão de negócio e conhecimento do sector logístico serão fundamentais para continuarmos a entregar valor e excelência operacional. Estamos muito satisfeitos com a sua integração na equipa”, destaca.

Com mais de 20 anos de sólida experiência no sector da logística e da cadeia de abastecimento, Dália Vicente construiu um percurso forte e diversificado, desempenhando funções de gestão de contas, desenvolvimento de negócio e operações em empresas do sector da logística.

“É com grande entusiasmo que integro a equipa da DHL Portugal. Este é um projeto que me inspira pela sua dimensão, dinamismo e capacidade de inovação. Estou motivada para contribuir ativamente para o fortalecimento das relações com os nossos clientes e para o crescimento sustentável do negócio no mercado nacional”, assegura Dália Vicente.

A DHL Supply Chain em Portugal conta atualmente com 10 centros operacionais distribuídos estrategicamente, cerca de 200.000 m² de área de armazenamento e uma equipa de aproximadamente 1.300 colaboradores. A empresa presta serviços a clientes líderes em todos os setores de atividade, com especial destaque para as áreas de Life Sciences, Retalho, Automóvel, Consumo, Tecnologia e EMEC (Energia, Química, Engenharia e Manufatura).

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