Presidente da República condecora Confagri com Ordem de Mérito Empresarial
Marcelo Rebelo de Sousa condecorou a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial

Hipersuper
‘Água Por Uma Causa’ da Monchique angaria mais de 65 mil euros
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal) como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial, na vertente agrícola, na pessoa de Idalino Leão, presidente da confederação.
A distinção teve lugar na quarta-feira à noite, no jantar de encerramento do primeiro dia do Encontro Nacional de Técnicos da Confagri, um evento que reuniu cerca de 400 técnicos das organizações associadas de todo o país.
Na sua intervenção para a plateia de técnicos, o Presidente da República felicitou a confederação pelo trabalho feito até à data. “A Confagri é daquelas confederações que está presente em toda a parte, está no terreno a trabalhar e a trabalhar pelos portugueses todos. E assim se fez uma grande confederação”.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda “a relação de cooperação e de diálogo profícuo que a senhora ministra [da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque] tem vindo a desenvolver com as confederações agrícolas”, por exemplo, no que diz respeito à “ideia de transferir para as CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] uma série de estruturas locais da agricultura. Vamos tentar encontrar uma fórmula para ver se chegamos a uma boa solução”.
O Presidente da República alertou, também, para a necessidade de se controlar “a burocracia existente com o PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum 2023-2027] e aplaudiu o facto de se ter levado a cabo a ideia sugerida pela Confagri “de criar um grupo de trabalho para a modernização e capacitação das cooperativas agrícolas”, avisando ainda que “é preciso flexibilidade de regras para a especificidade deste setor”.