Coviran Portugal solidifica posição de referência no setor alimentar de proximidade
Doze anos após a abertura da sua primeira loja, a Coviran Portugal é “já uma referência no setor alimentar com um crescimento sustentado em vendas e um modelo de negócio […]

Hipersuper
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Doze anos após a abertura da sua primeira loja, a Coviran Portugal é “já uma referência no setor alimentar com um crescimento sustentado em vendas e um modelo de negócio diferenciador que converte a insígnia na única cooperativa de supermercados de proximidade do país”.
No passado dia 20 de fevereiro, teve lugar um encontro entre o Presidente do Conselho Reitor e o Comité de Direção da Cooperativa com os membros do Conselho Social português e a equipa Diretiva Nacional. Durante o mesmo, foram revistas as questões sociais e estratégicas mais importantes da cooperativa.
O Presidente da Cooperativa, José António Benito Díaz, sublinhou que “a Coviran é a única empresa de economia social em Portugal, uma cooperativa de distribuição; um modelo empresarial centrado nas pessoas, sustentado pelos valores cooperativos de autoajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação pela comunidade, que pode reduzir a desigualdade e criar prosperidade partilhada”.
Com 229 sócios e mais de 280 pontos de venda em todos os distritos do país, a Coviran dispõe de três plataformas logísticas: em Sintra, Vila do Conde e Algoz.
José António Benito Díaz, destaca de forma muito positiva o “esforço e compromisso” dos sócios e colaboradores em Portugal, “são a peça-chave para enfrentar os desafios atuais com esperança e olhar para o futuro com otimismo”.
Na opinião de José António Benito, a Coviran Portugal “não só consolidou a sua posição no mercado doze anos após a sua implementação, como também deu um grande passo em frente na projeção da sua imagem entre os consumidores, colocando sempre as pessoas no centro das decisões, como agora, com a adoção de iniciativas para contrariar os efeitos dos aumentos de preços”.
Segundo a empresa, as previsões de fecho do exercício confirmam a solidez do modelo de proximidade dos supermercados Coviran em Portugal, que impulsionaram o volume de faturação com o incremento das vendas dos produtos alimentares secos, produtos de marca própria e alimentos frescos.
A estratégia de fidelização de clientes também tem contribuído para isso, através do Clube Familia Coviran, ao qual os clientes continuam a aderir para descontos e ofertas personalizadas. As redes sociais também desempenham um papel fundamental para fortalecer a presença e notoriedade da insígnia entre os consumidores – em 2022 registou o maior crescimento de seguidores nos canais Facebook, Instagram e Linkedin.
Em 2022, foram inaugurados supermercados nos distritos de Lisboa, Faro, Setúbal, Porto, Leiria, Beja e Aveiro, um dos quais Coviran Plus.
Segundo a Covira, outra das prioridades da empresa é a formação dos sócios e colaboradores com a atividade da Escola de Comércio de Sintra, a intensificar-se nos últimos dois anos, com a maioria dos cursos a serem ministrados via online. Em 2022, passaram pelas salas de aula centenas de alunos, dos quais 40% eram sócios.