Destaque Destaque Homepage Exportação FMCG Homepage Newsletter

Exportações de Vinhos do Dão crescem 18,2% para 24,5 milhões de euros

Por a 13 de Fevereiro de 2023 as 9:50

Vinhas_DãoAs exportações de vinhos da região demarcada do Dão registaram no ano passado 24,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 18,2% em relação a 2021. O crescimento é muito superior à evolução das vendas no exterior do conjunto dos vinhos portugueses que se cifrou em 1,52%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

Em volume, as vendas de vinho do Dão para o estrangeiro cresceram 1,3% e o preço médio litro subiu 16,6%. A região do Dão exportou os seus vinhos para 80 países. Segundo a mesma fonte, os principais mercados destinos são o Canadá, a Alemanha, os Estados Unidos da América, a Bélgica e o Brasil.

Na zona Euro, as vendas de vinhos do Dão subiram 5% em volume e 8,7% no preço médio. Nos países terceiros, que representam 64% das vendas de vinho desta região para o exterior, as vendas em valor subiram 21% e o preço euro por litro cresceu 22%, em termos homólogos.

“A excelência e a qualidade dos nossos vinhos continuam a ser altamente reconhecidas tanto a nível nacional como internacional, o que nos deixa, naturalmente, muito orgulhosos”, afirma Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, enaltecendo o  “potencial competitivo e diferenciador” da região demarcada. “Estes números de faturação no mercado externo são mais um passo significativo do nosso crescimento como região vinícola de referência, algo que no futuro queremos manter, consolidar e solidificar”, acrescenta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *