Destaque Homepage Exportação FMCG Homepage Newsletter

ViniPortugal estabelece como meta mil milhões de euros em exportações de vinho português em 2023

Por a 10 de Fevereiro de 2023 as 9:59

VinhoAs exportações de vinho português alcançaram um valor recorde de 941 milhões de euros em 2022, o que representa um crescimento homólogo de 1,52%, segundo dados da ViniPortugal. Daquele montante, 427 milhões de euros são vendas feitas em países da União Europeia e 499 milhões de euros são exportações para países terceiros.

“Tal como estimámos no início do ano, as nossas exportações voltaram a atingir o recorde, chegando aos 941 milhões de euros. Tendo em consideração que foi o ano em que se deu início a uma guerra, que ainda continua, e que nos trouxe fragilidades económicas e até de acesso aos mercados, estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos”, comenta Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, citado em nota de imprensa.

“Os objetivos para 2023 mantêm-se ambiciosos, queremos chegar aos mil milhões de euros, assentando este crescimento no aumento do preço médio. É para isso que estamos a trabalhar, quer na promoção nos mercados tradicionais quer na abertura de novos mercados onde o potencial de crescimento é grande”, avança o presidente da Organização Interprofissional do Vinho de Portugal.

Na Europa, França mantém a liderança das importações de vinho luso, alcançando, no ano passado, 111 milhões de euros, um crescimento de 3,2% em comparação com 2021. Segue-se os Estados Unidos da América que importou 105 milhões de euros em vinho português e o Reino Unido com 83 milhões de euros.

“Ao contrário de 2021, uma das maiores subidas foi o mercado angolano, com um crescimento de 103,6%, seguido do México com 74,6% e do Japão com 24,5%”, salienta Frederico Falcão.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *