Dachser forma motoristas para reduzir impacto ambiental
Operadora de logística incentiva estilo de condução mais eficiente para reduzir emissões em cerca de 14%

Hipersuper
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Para reduzir as emissões de CO2 nos camiões movidos a energia fóssil, a Dachser está a apostar na adoção de um estilo de condução mais eficiente. Para o efeito, colocou em ação um programa de formação em três das suas filiais ao longo do verão e outono deste ano, com 54 motoristas profissionais e estagiários a trabalhar diretamente para a empresa.
Numa primeira fase, a multinacional avaliou os dados telemáticos das operações diárias para fornecer uma linha de base para comparações e eventuais alterações. Durante quatro semanas, o diretor da frota – que já tinha recebido uma formação especial – e outro instrutor de condutores da filial acompanharam os condutores nos seus trajetos regulares com o objetivo de os capacitar para uma condução mais eficiente e, por conseguinte, mais amiga do ambiente. Cada trajeto foi analisado no sentido de perceber o potencial de melhoria, através, por exemplo, de um melhor uso de tecnologia.
Os resultados são surpreendentes. “Em geral, os condutores profissionais destas agências reduziram, em média, as suas emissões de CO2 em cerca de 14 por cento. Fazendo o cálculo para cada camião, é possível reduzir as emissões em 9,5 toneladas de CO2 por ano, numa distância de condução de 120 mil quilómetros”, afirma a empresa, em comunicado.
“Neste caminho para atingirmos os nossos objetivos climáticos, não podemos subestimar o papel desempenhado pelos condutores profissionais”, afirma Hendrik Jansen, managing director da Dachser Service und Ausbildungs GmbH, frisando que “nada funciona sem eles e, por isso, ao conduzir de uma forma eficiente podem fazer uma contribuição significativa para reduzir as emissões na estrada”.
Numa primeira fase, a Dachser tem a intenção de formar 250 condutores profissionais, assim como os condutores em formação, que emprega diretamente.