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Eficiência energética: um compromisso do setor da Distribuição

Por a 6 de Dezembro de 2022 as 12:02

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Por Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-Geral da APED

Perante os desafios ao acesso à energia e perante o aumento exponencial que tem existido ao longo dos últimos meses, aos quais se juntam efeitos visíveis das alterações climáticas de que a seca será o melhor exemplo, muito se tem falado da necessidade de mudar comportamentos, fazer um uso sustentável dos recursos naturais e de encontrar formas alternativas de energia.

Se para alguns este contexto se assume como um despertar para uma nova realidade, para outros a necessidade de encontrar soluções que congreguem eficiência operacional e sustentabilidade é um caminho que tem vindo a ser desenvolvido e que se deve aprofundar cada vez mais. O setor da Distribuição está claramente neste grupo e posiciona-se na linha da frente na promoção da sustentabilidade e do combate às alterações climáticas.

Muito mais do que uma tendência, a sustentabilidade é cada vez mais parte indissociável da operação diária das empresas associadas da APED, quer as da Distribuição Alimentar quer do Retalho Especializado. Usar de forma racional os recursos naturais, implementar procedimentos que minimizem impactos no ambiente, levar a que todos os intervenientes na cadeia de abastecimento contribuam para a redução da pegada de carbono, promover alternativas reutilizáveis e a reciclagem e incentivar os consumidores a fazer um consumo racional e sustentável são apenas algumas práticas de que a APED e os seus associados se orgulham de desenvolver ao longo das últimas décadas.

Estar na liderança da resposta aos desafios da sustentabilidade e contribuir para o bem-estar da comunidade e das próximas gerações resultará sempre da postura proativa que o setor da Distribuição assume como parte da sua maneira de estar na sociedade. Somos um setor que não age apenas quando compelido a fazê-lo ou por obrigação legal. Pelo contrário, vários são os exemplos de situações onde a Distribuição vai mais longe e antecipa a chegada de recomendações ou imposições por parte das autoridades competentes.

Um exemplo desta proatividade é o que tem sido feito em matéria de eficiência energética. Só nos últimos 10 anos a Distribuição reduziu até 30% o consumo de eletricidade por metro quadrado de área de venda. Trata-se de um importante passo para a poupança energética que resulta de comportamentos e ações concertadas e um investimento considerável, mas inevitável.

Antes de serem conhecidas as recomendações do Governo em matéria de eficiência energética nos espaços do Retalho e Distribuição, já os associados da APED tinham desenvolvido ações concretas de poupança de energia num número muito significativo de lojas.

Na verdade, práticas tão importantes como desligar a iluminação interior e exterior de caráter decorativo de edifícios, iluminação de montras e similares, faixas, lonas e estandartes publicitários e cartazes na via pública após o encerramento das atividades das lojas; substituição da iluminação interior/exterior por iluminação de tecnologia LED de alto desempenho energético; regulação das temperaturas dos equipamentos de climatização interior; regulação de temperaturas de refrigeração e frio industrial salvaguardando sempre a segurança alimentar ou a instalação de unidades de produção de eletricidade para autoconsumo, com recurso a fontes de energia renovável, e de sistemas solar térmico para aquecimento de água, são bons exemplos destas ações.

Enquanto associação de um setor que representa 12% do PIB nacional e com mais de 4500 espaços comerciais, a APED tem dinamizado um trabalho contínuo na promoção da eficiência energética do setor. Para além do lançamento do Roteiro para a Descarbonização, que visa incentivar a ação climática com vista à descarbonização das atividades até 2040, a APED integra o conjunto de entidades promotoras da 7.ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo da Energia Elétrica, promovido pela ERSE, para a medida “Substituição de Tecnologias de Iluminação – Iluminação LED”. Com esta medida, pretende-se criar condições para apoiar os espaços comerciais na redução do consumo de energia elétrica em iluminação através da substituição de tecnologias de iluminação por LED.

A promoção da eficiência energética é há muito uma realidade no setor da distribuição, procurando sempre um equilíbrio com a salvaguarda da segurança alimentar, o bem-estar dos consumidores e o desempenho mais sustentável dos espaços comerciais. Mas tudo isto só poderá continuar a ser realizado se todos trabalharmos em conjunto para sensibilizar os consumidores e as suas famílias de que este é um desafio comum para o qual todos teremos de assumir responsabilidades. A Distribuição está preparada para as assumir. Assim estejam também os consumidores.

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