“Pacto Português para os Plásticos” reúne 90 membros e define lista de plásticos a eliminar até 2025
O “Pacto Português para os Plásticos”, liderado pela Associação Smart Waste Portugal, terminou o primeiro ano de atividade com 90 entidades a aderir à iniciativa

Rita Gonçalves
Sical homenageia mulheres da cafeicultura com edição limitada Café Delas
BCSD promove conferência sobre liderança em tempos de mudança
GS1 Portugal vai apresentar os resultados do estudo ‘Tracking de Frescos’
Cofidis lança extensão do Google Chrome que traduz termos financeiros em segundos
A celebrar 70 anos Adega de Borba lança Montes Claros Reserva Especial Tinto
Queijos Santiago volta a marcar presença no Estoril Open 2025 como Official Partner
Curso “abc da Gestão por Categorias” regressa a Lisboa com nova abordagem e foco em Inteligência Artificial
Grupo JOM inaugura loja em Felgueiras e lança novo Retail Center com investimento de 5 milhões de euros
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
O “Pacto Português para os Plásticos”, liderado pela Associação Smart Waste Portugal, terminou o primeiro ano de atividade com 90 entidades a aderir à iniciativa e com o primeiro objetivo concluído: a definição de uma lista de plásticos de uso único problemáticos ou desnecessários a eliminar até 2025. “A listagem vai muito além do que é a legislação conhecida e demonstra a liderança da cadeia de valor na aceleração da transição para uma economia circular para os plásticos”, sublinha Pedro São Simão, coordenador do Pacto, citado em comunicado de imprensa.
“Os resultados alcançados são amplamente positivos, na medida em que atestam o elevado grau de compromisso das entidades da cadeia de valor dos plásticos nacional na transição para uma economia circular. Conseguir envolver mais de 90 entidades em tão pouco tempo e, sobretudo, num período particularmente desafiante, demonstra a prioridade que os seus membros colocam na sustentabilidade e circularidade dos plásticos, revelando o potencial desta iniciativa para alcançar as ambiciosas metas para 2025”, acrescenta Pedro São Simão.
Para 2021 foi lançado o “Roadmap 2025”, um documento estratégico que indica o caminho a seguir para a concretização das metas intermédias de curto e médio prazo estabelecidas pelos membros do Pacto.
A esta iniciativa junta-se a segunda fase da campanha “Vamos Reinventar o Plástico”, centrada nas questões da “reutilização” e da “reciclagem”, para demonstrar como, de forma simples e intuitiva, todos podem fazer a diferença e evitar que os plásticos se convertam em resíduos ou poluição.