Nova geração de empilhadores da Agilox chega a Portugal pela mão da CLS
O lançamento da nova máquina representa a entrada da marca Agilox numa nova área de actividade, a logística tradicional em armazém

Rita Gonçalves
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
A CLS lançou o novo empilhador Agilox OCF nos mercados português, espanhol, francês e italiano, entre outros no velho continente. O lançamento da nova máquina, feito através da unidade de negócios da CLS dedicada ao lançamento de soluções inteligentes para a logística automatizada, designada CLS iMation, representa a entrada da marca Agilox numa nova área de actividade, a logística tradicional em armazém.
O equipamento foi projetado de acordo com os princípios do empilhador contrabalançado. Carrega paletes, caixotes e outros suportes de carga com peso máximo de 1.500 kg, transporta-os até ao seu destino e coloca-os a alturas de até 1.600 mm.
O Agilox OCF (acrónimo em inglês de Omnidirectional Counterbalanced Forklift) é um empilhador contrabalançado omnidirecional autónomo e vem completar a linha da veículos-guiados inteligentes, que operam utilizando técnicas de “swarm intelligence”, disponibilizada pela CLS iMation no mercado português. Esta tecnologia permite à marca de empilhadores Agilox entrar “num novo campo de aplicação, concretamente, a atividade intralogística tradicional de entradas e saídas nos armazéns”, explica a CLS, em comunicado de imprensa.
A linha de veículos-guiados inteligentes (IGV) é compacta e “mais flexível do que os veículos guiados automaticamente (AGV) tradicionais”. Além disso, “com este sistema, os procedimentos dos veículos tornam-se ainda mais fáceis de programar. Uma inovação que torna obsoletos todos os programas de software centralizados, incluindo as atualizações de manutenção, ao mesmo tempo que garante custos de operação mais baixos”.
“Desde a inauguração da nossa unidade de negócios dedicada a Intelligent Solutions for Logistics Automation, na CLS temos apreciado o potencial do Agilox ONE, a linha de empilhadores ultraleves, de alta eficiência que redesenhou o conceito de AGV. As frotas operam sem um sistema de controlo centralizado, o que significa que os veículos circulam dentro da fábrica ou armazém de uma forma verdadeiramente autónoma”, comenta Michele Calabrese, que dirige a unidade de negócios CLS iMation.
“Tal como o ONE, o novo OCF Agilox adota o conceito de deslocação omnidirecional. Pode, por isso, mover-se lateralmente em corredores estreitos, girar no local e manobrar em espaços reduzidos. A sua bateria de iões de lítio (LiFePO4) assegura um carregamento rápido e um funcionamento de longa duração: três minutos de carga permitem até uma hora de operação”, acrescenta Calabrese.
A CLS iMation é o distribuidor exclusivo da Agilox em Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, França, Luxemburgo e Países Baixos.