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Concluído projeto de internacionalização dos Azeites do Alentejo

O CEPAAL concluiu este mês um projeto de internacionalização através do qual investiu 265 mil euros nos últimos três anos.

Ana Catarina Monteiro
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Concluído projeto de internacionalização dos Azeites do Alentejo

O CEPAAL concluiu este mês um projeto de internacionalização através do qual investiu 265 mil euros nos últimos três anos.

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CEPAAL_Azeite do AlentejoO Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) concluiu este mês um projeto através do qual investiu 265 mil euros, nos últimos três anos, em ações de promoção do azeite alentejano em mercados externos.

Cofinanciado por fundos comunitários através do Alentejo 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), o projeto designado “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” decorria desde setembro de 2016 com iniciativas em países considerados estratégicos, nomeadamente, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos e Suécia. 

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Este projeto foi o primeiro dinamizado pela CEPAAL para a internacionalização dos Azeites do Alentejo. 

“Demos o Azeite do Alentejo a conhecer, enquanto marca coletiva, em mercados que consideramos que estão a ganhar grande apetência por este produto mediterrânico”, afirma Gonçalo Morais Tristão, presidente do CEPAAL, referindo que durante os últimos três anos “o universo de associados do centro acelerou as suas exportações”.

O centro reconhece ter implementado 100% das ações previstas com uma taxa de execução financeira de 83%, já que estava previsto inicialmente um gasto de 320 682 euros, 80% dos quais provenientes do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.

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Cegid adquire PHC Business Software para reforçar presença junto das PME em Portugal, África Lusófona e Espanha

A transação, que se insere na estratégia de expansão da Cegid na região ibérica e África lusófona, reforça o posicionamento da empresa no segmento das pequenas e médias empresas.

A Cegid anunciou a aquisição da PHC Business Software, referência no mercado português de software de gestão para PME. A transação, que se insere na estratégia de expansão da Cegid na região ibérica e África lusófona, reforça o posicionamento da empresa no segmento das pequenas e médias empresas.

Com sede em Lisboa e mais de 34 anos de experiência, a PHC Business Software apoia mais de 37 mil empresas, disponibilizando soluções tecnológicas que impulsionam a transformação digital no mercado nacional. Reconhecida pela elevada qualidade dos seus produtos, como as gamas PHC CS e PHC GO, a empresa serve atualmente mais de 170 mil utilizadores em Portugal, Espanha e África lusófona.

Ricardo Parreira, fundador da PHC Business Software, considera a operação uma evolução natural para a empresa. “Quando refletíamos sobre o caminho de crescimento da empresa, sabíamos que envolveria a integração numa empresa internacional, que valorizasse a nossa cultura e trouxesse capacidade de investimento a nível global. Das várias partes interessadas, a Cegid distinguiu-se como a mais bem posicionada para proporcionar esse futuro à PHC, com reconhecimento e preservação da nossa cultura, das soluções PHC CS e PHC GO e do capital humano,” sublinha em comunicado.

Com a concretização do acordo, Ricardo Parreira deixa a liderança da empresa para se dedicar a novos projetos. João Sampaio, anteriormente diretor da unidade de negócios internacionais da PHC, assume o cargo de diretor-geral, a partir de hoje. “

“É com enorme satisfação que assumo este papel fundamental e gostaria de expressar o meu sincero agradecimento ao Ricardo pela excelente empresa que construiu ao longo dos anos. Quero também agradecer a todos os colaboradores da PHC pela sua ambição, dedicação e compromisso com a excelência, contribuindo diariamente para fazer da PHC um sucesso.” afirma João Sampaio, o recém-nomeado Diretor Geral da PHC Business Software. “A minha equipa e eu estamos entusiasmados por nos juntarmos à Cegid, cuja tecnologia e visão de mercado fortalecem a nossa agenda de crescimento e tornam o portfólio da PHC ainda mais robusto. Juntos, continuaremos a servir os nossos clientes na região, com o apoio de um canal de elevada qualidade construído ao longo dos últimos anos, constituído por mais de 300 parceiros que também beneficiarão desta sinergia.”, destacou João Sampaio, que reportará diretamente a Javier Torres Ramirez, diretor-geral da Cegid para a Ibéria, América Latina e África lusófona.

A aquisição da PHC insere-se numa estratégia mais ampla da Cegid, que recentemente adquiriu a EBP (França) e a Microdata (Espanha), além de ter entrado em exclusividade para a compra da sevdesk (Alemanha). Segundo Pascal Houillon, CEO da Cegid, a PHC é um parceiro estratégico alinhado com os objetivos do grupo. “A equipa da PHC será essencial para reforçar a nossa presença nas PME. Pretendemos alavancar os seus ativos e integrar tecnologias de valor acrescentado, como a inteligência artificial generativa, para continuar a oferecer soluções de excelência aos nossos clientes. O nosso Centro de Excelência em Inteligência Artificial, em Braga, terá um papel importante neste processo,” afirmou.

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Bebidas

Mafalda Sttau Monteiro é a nova diretora de marketing da Nespresso Portugal

Com mais de 10 anos de experiência em estratégia de marca, projetos de inovação e campanhas globais, cinco dos quais na sede da Nespresso, na Suíça, regressa agora a Portugal para fortalecer a relação da marca com os portugueses.

“Estou muito entusiasmada com o meu regresso a Portugal, e continuar em casa. Trabalhar com uma marca tão focada nas pessoas, tanto consumidores, como colaboradores, e em proporcionar momentos tão inspiradores e de magia, tem sido fantástico”, sublinha Mafalda Sttau Monteiro. “Poder fazer parte de uma marca tão criativa e que me permite pensar fora da caixa é verdadeiramente gratificante, e poder continuar a trabalhar para o sucesso da Nespresso, agora em Portugal, é a cereja no topo do bolo!”, garante em comunicado.

“A Mafalda é uma marketeer apaixonada por estratégias inovadoras e excelência de marca. Ao longo da sua jornada na Nespresso, desenvolveu campanhas de marketing e comunicação que geraram ótimos resultados e que foram reconhecidos mundialmente. A sua determinação e ambição, levou-a cultivar relacionamentos sólidos que criaram uma cultura de trabalho positiva, de partilha e de confiança. Receber a Mafalda é um reconhecimento do seu trabalho e o investimento da Nespresso no desenvolvimento do nosso talento à escala global. Por isso mesmo, acreditamos que irá, juntamente com a sua nova equipa de marketing, liderar projetos surpreendentes em Portugal”, congratula-se Jaime de la Rica, BEO da Nespresso Portugal.

Com 3 filhos, e outro a caminho, Mafalda Sttau Monteiro ingressou na Nespresso em 2019 como Global Brand Campaigns Manager, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento das plataformas de marca globais, incluindo ‘Fazer Faz a Diferença’ e ‘Made with Care. Como Senior Global Brand Campaigns Lead, desde 2022, liderou a sua equipa na criação de plataformas de marca globais dinâmicas e de classe mundial, bem como de campanhas icónicas com George Clooney, como ‘Até onde iria por um Nespresso?’, ‘A Aposta’ e, a mais recente, ‘Detetive George’.
No seu cargo, a Mafalda ainda campanhas sazonais abrangentes, incluindo “Verão com Pantone” e o “Festive com Belmond”, entre outros.

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Cropped image of woman inputting card information and key on phone or laptop while shopping online.

Retalho

Católica Lisbon abre candidaturas para a licenciatura em Gestão Comercial e de Retalho

O programa destina-se a profissionais sem diploma universitário que já estão integrados no mercado de trabalho nas áreas comercial e de retalho que procuram realizar um upskill às suas competências.

As candidaturas para a licenciatura executiva em Gestão Comercial e de Retalho da Católica Lisbon School of Business & Economics estão abertas até 15 de maio. O programa pioneiro no ensino superior em Portugal, acreditado pela A3ES, é destinado a profissionais sem diploma universitário que já estão integrados no mercado de trabalho nas áreas comercial e de retalho e que procuram realizar um upskill à suas competências e progredir na sua carreira para funções de gestão mais avançadas.

Com uma duração de quatro anos e um modelo de ensino online e lecionação em português, a licenciatura oferece a flexibilidade necessária para conciliar vida profissional e académica, abrangendo alunos em todas as regiões de Portugal e do mundo lusófono. As aulas realizam-se dois dias por semana, em horário pós-laboral, das 17h às 20h20.

Visa dar conhecimentos em áreas como liderança, operações, vendas, e inovação, mas também se dirige profissionais em cargos intermédios, como supervisores, coordenadores ou chefias, que ambicionam alcançar posições de maior responsabilidade, como diretores de vendas ou operações. É ainda destinado a empreendedores de pequenas e médias empresas no setor do retalho que desejam profissionalizar a gestão dos seus negócios e explorar novas oportunidades de mercado.

O plano curricular organiza-se em cinco períodos anuais e inclui disciplinas, seminários e módulos de desenvolvimento de competências, oferecendo uma formação prática e adaptada às necessidades do setor.  Os critérios de admissão incluem a conclusão do 12.º ano ou habilitação equivalente, experiência profissional relevante no setor, a realização de um exame de matemática e a avaliação do currículo e carta de motivação.

Lançada em setembro de 2023, a licenciatura executiva em Gestão Comercial e de Retalho começou como um programa exclusivo para colaboradores do Grupo Jerónimo Martins, parceiro estratégico no seu desenvolvimento, tendo sido recentemente nomeada finalista mundial na categoria ‘Melhor Parceria Escola de Negócios 2025’ dos Excellence Awards 2025 da Association of MBAs & Business Graduates Association.

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ESG

Empack e Logistics & Automation 2025 vai reunir mais de 70 players no Porto

A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai dar a conhecer as inovações em embalagens sustentáveis, logística e automação.

O certame vai reunir na Exponor, em Matosinhos, a 9 e 10 de abril, mais de 70 players nacionais representativos da fileira. “Embalagens ambientalmente sustentáveis – produzidas com cada vez mais materiais ecológicos -, inteligentes, focadas na experiência do consumidor e com acabamentos impactantes são tendências crescentes e imparáveis no setor”, destaca a organização da  Empack e Logistics & Automation Porto 2025, que vai ocupar o pavilhão 6 da Exponor.

“O esforço organizativo da 9ª edição está já em marcha, com a certeza de que as configurações da embalagem e da logística do futuro ganham contornos – e montra – no evento, uma mostra de eleição de materiais, produtos, equipamento e tecnologia variada, bem como serviços de toda a supply chain da fileira”, acrescenta a organização.

Para a edição deste ano, está a incrementar o número de expositores – “mais de 70 na última edição (número que a presente edição já praticamente alcançou)”, e o índice de visitação. Em 2024 foram mais de três mil os decisores e profissionais – líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem, e também gestores – a visitar o certame, refere a organização. “Os consumidores de todo o circuito logístico estão mais exigentes, e não apenas nos domínios dos prazos de entrega, rastreabilidade, disponibilidade e até sustentabilidade. Fatores críticos na logística que têm vindo a criar desafios extra aos operadores do setor e a obrigar a melhorias nas cadeias de abastecimento”, sublinha Oscar Barranco, Managing Director da Easyfaris Iberia.

Para esta edição, a organização delineou pequenas visitas guiadas (Innovation Tours) para que os visitantes tenham oportunidade de conhecer as principais inovações dos expositores. O programa de debates e conferências, com foco no crescimento do setor, complementa a exposição com dois espaços por onde passarão a partilha de conhecimento, experiências e casos de estudo, graças ao contributo de vários especialistas e players setoriais. Um dos momentos será, por exemplo, uma jornada sobre a logística no contexto da indústria têxtil do futuro, com a colaboração da APLOG (Associação Portuguesa de Logística).

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Retalho

Frederico Paiva nomeado country president da Securitas Portugal

Com mais de duas décadas de experiência a liderar equipas em empresas de diferentes setores, como o da tecnologia, eletrónica de consumo e retalho, o novo líder da Securitas Portugal pretende reforçar a estratégia de crescimento e de transformação sustentável da empresa.

“A incorporação de Frederico Paiva como Country President da Securitas Portugal vai contribuir para a aceleração da nossa estratégia de crescimento e de transformação. A sua liderança será essencial para fortalecer a nossa presença no mercado português, impulsionando a excelência operacional e criando um valor duradouro para os nossos clientes e para os nossos
colaboradores. Com a sua vasta experiência e visão estratégica, estamos convencidos de que o Frederico contribuirá significativamente para consolidar a nossa posição em Portugal e para promover o sucesso da nossa missão global” – afirma Zacarías Erimías, presidente divisional da Securitas Ibero-América.

“É com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade que assumo a liderança da Securitas Portugal. Esta é uma empresa de referência, que tem contribuído de forma consistente para a elevação dos padrões do setor em que opera, com uma equipa altamente qualificada e um compromisso inabalável com o seu propósito, os seus valores, as suas pessoas e os seus clientes.
Neste momento de transição, o meu objetivo é dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido até então, promovendo a nossa estratégia de crescimento e de transformação sustentável”, sublinha Frederico Paiva.

“Acredito que, juntos, podemos continuar a inovar e a construir relações de confiança com os nossos clientes numa verdadeira lógica de cocriação, apoiar as nossas pessoas no seu desenvolvimento e a reforçar a posição da Securitas
como líder de mercado em Portugal”, acrescenta.

Antes de ingressar na Securitas, Frederico Paiva ocupava funções de CEO da Winprovit, uma empresa de consultoria tecnológica e serviços de IT, onde liderou as operações globais e a expansão internacional da empresa.

Anteriormente, trabalhou na Samsung como country Manager, alcançando as primeiras posições de mercado nas áreas de telecomunicações, eletrónica de consumo e marketing, e elevou, significativamente, o reconhecimento da marca.

Com cargos de liderança anteriores na Panasonic, LG, Sony Ericsson e Henkel, o executivo tem um historial comprovado no aumento de quotas de mercado, melhoria da rentabilidade e implementação de transformações empresariais.

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Close-up of shopping list

Retalho

Loja física é o principal canal de compras

Estudo da in-Store Media, em parceria com a Nielsen, revela transformações nos hábitos de consumo: a loja física continua a ser o principal canal de compras, com 97% dos consumidores a recorrerem a este formato, ainda assim os consumidores aumentaram os gastos nas compras online e estão mais exigentes, privilegiando cada vez mais o fator qualidade-preço.

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Realizado com o objetivo de compreender as preferências e hábitos de consumo atuais e ajudar as marcas a otimizar a rentabilidade do investimento em Retail Media, o estudo Hábitos de Compra do Shopper Português identifica várias tendências. Desde logo o facto de a loja física continuar a ser o principal canal de compras, com 97% dos consumidores a recorrerem a este formato, apesar de quase 1 em cada 4 (22%) já comprar online.

O estudo conclui igualmente que os supermercados e os hipermercados permanecem os formatos privilegiados de compra, com os hipermercados a apresentarem ainda um ligeiro crescimento em termos de penetração (+1,6%), quando comparado com os supermercados, os quais viram aumentar em 1,1% o ticket de compra dos consumidores.

Nos hard discounts, regista-se uma queda de -0,8% na penetração e de -0,5% no valor. A tendência é para comprar mais por oferta e menos por preço.

No contexto das lojas online, as ofertas e promoções (12%) e os custos de entrega reduzidos (11%) continuam a ser o principal driver de decisão, enquanto nas lojas físicas, a qualidade continua a ser o principal driver de decisão, mas com maior atenção ao preço (22%), seguido da proximidade de casa ou local de trabalho, fator mencionado por 15% dos inquiridos.

Para Jordi Cassany, diretor-geral da in-Store Media Portugal, “este movimento reflete a evolução do consumidor português para um perfil mais exigente e sofisticado, com a fidelização às marcas cada vez mais centrada na perceção de qualidade, variedade de produtos e menos na preocupação exclusiva com o preço”.

Ainda segundo o estudo, outra das tendências é o aumento dos gastos totais. Verifica-se um aumento no total, tanto no canal online quanto no offline e, embora o ticket médio de compra se mantenha estável, verifica-se um crescimento na frequência de compras, sinalizando um comportamento mais ativo e diversificado do shopper português, aponta.

No canal online a frequência de compra é de aproximadamente uma vez por mês, enquanto no offline é de mais de três vezes por semana e, quanto ao valor médio do ticket, atinge os 51€, sendo o dobro do offline (22€).

Para Jordi Cassany, “fica claro que o consumidor está a gastar mais e que o objetivo das marcas deve ser o de conseguir aumentar o ticket medio de cada visita, através de estratégias adequadas de Retail Media.”

Café, Alimentação Animal e Cerveja em destaque

Categorias como Alimentação Animal, Café, Cerveja e Azeites destacam-se pelo alto índice de lealdade entre os consumidores. Higiene e Limpeza, Petiscos são categorias sensíveis às promoções e à inovação.

O Café (43%), seguido de Alimentação Animal (39%) e da Cerveja (35%) estão no Top 3 em termos de lealdade. As percentagens de compras nestas categorias dizem respeito a uma única marca preferida pelos shoppers, evidenciando um forte apego a estas chancelas nesses segmentos. Em contrapartida, categorias como os Snacks (11%), Alimentos Bio (9%) e Refeições Preparadas (7%) apresentam menor fidelização.

Em determinadas categorias, os shoppers demonstram maior sensibilidade a promoções e consideram mudar de marca por esse motivo, nomeadamente no caso de Snacks e Batatas Fritas (71%), seguidos dos doces como Chocolates, Gomas e Rebuçados (70%) e Refeições Preparadas (69%). Por outro lado, categorias como Café (28%), Cerveja (26%) e Alimentação Animal (24%) mostram-se menos influenciadas por promoções.

Já em relação à percentagem de shoppers que consideram experimentar um novo produto, o Top 3 é liderado pelas categorias de Chocolates, Gomas e Rebuçados (70%), Produtos Alimentares Bio (70%) e Snacks e Batatas Fritas (68%).

Nas categorias Higiene e Limpeza da Casa (92%), Refeições Preparadas (91%) e Snacks e Batatas Fritas (90%), os shoppers consideram a marca própria como a marca preferida ou uma das marcas a ter em conta na hora em que realizam uma compra.

Jordi Cassany sublinha que “é importante identificar os comportamentos de compra de cada categoria para desenhar uma estratégia de Retail Media adaptada, utilizando a melhor combinação de meios publicitários que impactem o shopper ao longo da path to purchase”.

Consumidores mais jovens menos leais às marcas e mais recetivos à inovação

O estudo da in-Store Media e da Nielsen identifica, também, quatro perfis principais de consumidores em Portugal com comportamentos de compra distintos. Os Engaged Shoppers, que representam 18% dos consumidores, na faixa etária entre os 18 e os 35 anos, e que são fortemente influenciados pelas redes sociais ao decidir o que comprar, apreciam lojas premium e utilizam frequentemente apps ou websites de poupança para planeamento de compras. Estes shoppers demonstram igualmente uma elevada tendência para experimentar novos produtos e marcas.

No caso dos Deal Seekers, que correspondem a 28% dos consumidores, são principalmente mulheres, e têm entre 35 e 55 anos, valorizam sobretudo uso da tecnologia no quotidiano, são muito sensíveis a promoções, gostam de explorar novas lojas na sua área e têm uma elevada lealdade às marcas.

Os Attentive Shoppers (25%) têm idades entre os 55 e os 65 anos, são principalmente mulheres, focam-se em detalhes como os ingredientes e a origem dos produtos, fazendo pesquisas online antes de realizar compras, sendo sensíveis a promoções, mas indiferentes à inovação.

Por fim, os Constrained Shoppers, o maior grupo com 29%, incluem pessoas entre os 55 e os 65 anos, maioritariamente homens,  que mostram pouco interesse nas redes sociais e baixa fidelidade às lojas às marcas, priorizando marcas próprias e raramente utilizam apps, sendo pouco sensíveis à inovação e às promoções.

Jordi Cassany, sublinha que “é importante segmentar os diferentes tipos de shoppers, para desenhar estratégias publicitárias eficazes e adaptadas ao tipo de shopper que se pretende impactar”.

O estudo sobre os Hábitos de Compra do Shopper Português foi conduzido pela Nielsen e abrangeu uma amostra representativa de 800 pessoas, responsáveis pela aquisição de produtos alimentares, de higiene pessoal ou de limpeza doméstica. A pesquisa envolveu indivíduos com idades entre os 18 e os 64 anos, para refletir as diferentes dinâmicas e comportamentos de compra.

A recolha de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2024.

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Retalho

Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijos de origem portuguesa em 2024

A Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijo de origem nacional aos mais vinte fornecedores do setor queijeiro nacional com os quais trabalha em Portugal.

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Para assinalar o Dia Mundial do Queijo, a Mercadona destaca o que de melhor se produz em Portugal revelando que comprou 4.500 toneladas de queijos de origem nacional em 2024. Um valor que resulta não só da sua expansão e crescimento em Portugal, onde a Mercadona conta já com 60 supermercados, mas também, e principalmente, do trabalho realizado em estreita colaboração com os seus fornecedores, alinhando modelos de produção, construindo relações de confiança e desenvolvendo um trabalho de melhoria continua, sublinha em comunicado.

“No último ano comprámos 4.500 de queijo nacional para vender diariamente nas nossas lojas, valor que tem crescido ano após ano. Trabalhamos com fornecedores de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas e temos para com eles o compromisso de exigência de qualidade, mas, sobretudo, de crescimento partilhado. Estes números refletem a nossa aposta na produção nacional e é também isso que nos permite colocar nos nossos supermercados produtos produzidos com as características que os nossos “Chefes” procuram. Contamos já com mais de 20 fornecedores do setor queijeiro, nossos parceiros de confiança, todos eles especialistas nos seus produtos e processos, o que os torna parceiros ideais neste caminho de expansão que estamos a traçar em Portugal.”, sublinha Tito Cunha, diretor de compras de Queijos da Mercadona.

Um dos casos de sucesso é a relação entre a Mercadona e a Queijaria Lactifeita, uma empresa portuguesa de raiz, com cerca de 30 trabalhadores, e sediada em Mafra, em plena região saloia.  É nas instalações da Lactifeita que, tendo como ingrediente principal o leite de vaca, se produz queijo fresco e requeijão Hacendado, uma das marcas próprias da Mercadona. Só em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo à Lactifeita, empresa com a qual já trabalha desde 2019, ano em que abriu a primeira loja em Portugal.

“Começámos a trabalhar com a Mercadona em 2019, fornecendo primeiramente para algumas lojas em Espanha e a nossa história funde-se também com o seu crescimento no nosso país, aliás, existe, ao longo dos anos, um grande investimento em processos de melhoria nas nossas instalações, fruto da nossa relação com a Mercadona. Hoje, consumimos diariamente 15 mil litros de leite para a produção dos nossos queijos, sendo que só de queijo fresco chegamos a produzir quase três toneladas por dia.” refere Rui Lourenço, proprietário da Lactifeita, também em comunicado.

Só em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo à Lactifeita, empresa com a qual já trabalha desde 2019.

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Retalho

Meu Super abre em Pedreiras

Esta nova loja está localizada na Estrada Nacional 1, ao quilómetro 105, e segue a estratégia de lojas de proximidade Meu Super junto das comunidades locais.

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O Meu Super alargou a sua rede de supermercados com a abertura de uma nova loja em Pedreiras, Porto-de-Mós, seguindo a sua estratégia de lojas de proximidade junto das comunidades locais.
Com uma forte aposta em fornecedores locais e produtos frescos de produção nacional, esta nova loja está localizada na Estrada Nacional 1, ao quilómetro 105.
Recorde-se que o Meu Super foi eleito, pelo décimo ano consecutivo, no Prémio Escolha do Consumidor, na categoria ‘Supermercados de Proximidade’ como sendo a primeira marca escolhida pelos consumidores portugueses quando se trata de compras de conveniência próxima.
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Logística

Carlos Rodrigues é o novo diretor de Customer Service da STEF Portugal

A STEF anuncia a nomeação de Carlos Rodrigues como diretor de Customer Service e membro da Comissão Executiva da STEF Portugal.

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Com uma experiência de mais de 35 anos em gestão de equipas comerciais e de “Customer Care” em multinacionais de renome, Carlos Rodrigues assume agora o desafio de reforçar a proximidade com os clientes e melhorar os processos internos da STEF. “Estou entusiasmado com a oportunidade de integrar a equipa da STEF e contribuir para consolidar a nossa posição como referência na qualidade de serviço no setor da logística de produtos alimentares sob temperatura controlada. Conto com a colaboração de todos para implementar novos modelos de gestão de clientes que vão contribuir para impulsionar o nosso crescimento”, afirma o novo diretor de Customer Service, em comunicado.

A nomeação é vista como um passo estratégico para fortalecer a relação com os clientes e impulsionar o crescimento da empresa. “A experiência do Carlos Rodrigues no mercado B2B, aliada à sua visão focada em inovação e serviço ao cliente, será crucial para consolidar a STEF como líder no setor”, destaca Mickael Tomas, diretor-geral da STEF Portugal.

Formado em Engenharia Eletrotécnica, Telecomunicações e Eletrónica pelo Instituto Superior Técnico (IST), e fluente em cinco línguas (português, alemão, inglês, francês e espanhol), ao longo da sua carreira, passou por empresas como a Siemens Portugal, a Vodafone e a ADENE – Agência para a Energia, com uma experiência internacional de três anos na Alemanha e em Espanha, onde liderou o desenvolvimento de negócios para a Península Ibérica.

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Retalho

Acciona reconhecida Top Employer Portugal

É a primeira vez que é distinguida em Portugal com a esta certificação.

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A Acciona voltou a obter a certificação de Top Employer em Espanha, Brasil, México, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Chile, África do Sul, Peru e Filipinas, tendo conquistado pela primeira vez esta distinção no Qatar e em Portugal. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, a empresa alcançou o selo de Top Employer América do Norte.

A Acciona obteve igualmente o Selo Empresarial, um selo recém-criado que visa dar reconhecimento adicional a empresas certificadas como Top Employers em pelo menos 10 países. Para tal, é necessário que pelo menos 95% profissionais à escala global exerçam funções no mínimo numa dezena de territórios. Das mais de 2.000 empresas certificadas, apenas 9 obtiveram esta distinção.

A certificação concedida pelo Top Employers Institute é uma das mais exigentes e prestigiadas do mundo no que concerne à gestão de pessoas. Foi em 2021 que a Acciona obteve pela primeira vez o certificado, em Espanha. Desde então, tem adicionado anualmente novos países a este reconhecimento, que credencia, atualmente, a sua liderança em gestão de recursos humanos em onze dos seus principais mercados internacionais.

A Acciona registou vendas de 17.021 milhões de euros em 2023 e tem presença comercial em mais de 40 países.

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