Operação de retalho da Sonae acelera 6,9% para €5.554 milhões em 2017
A divisão de retalho da Sonae alcançou vendas de 5.554 milhões de euros em 2017, um crescimento de 6,9% face ao ano anterior. O canal online faturou 100 milhões de euros, com um especial contributo da Worten, cuja operação de ecommerce acelerou 50% no mercado interno
Rita Gonçalves
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A divisão de retalho da Sonae alcançou vendas de 5.554 milhões de euros em 2017, um crescimento de 6,9% face ao ano anterior, segundo um comunicado enviado pelo grupo da Maia à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com os resultados preliminares do ano passado. No último trimestre de 2017, que integra o período de Natal, uma época especialmente propícia ao consumo, as vendas das cadeias de retalho da Sonae subiram 7,3% para 1.556 milhões de euros.
No caso concreto das insígnias da divisão alimentar (Sonae MC), com um crescimento de 1,2% em 2017 no universo comparável de lojas, a performance reflete a melhoria da “proposta de valor, da qualidade dos perecíveis, da perceção de qualidade e da perceção de preço”, explica Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.
As vendas das oito lojas online do grupo Sonae somaram em conjunto 100 milhões de euros, com o especial contributo da Worten, cuja operação de ecommerce acelerou 50% no mercado interno, mas também beneficiam do desempenho do supermercado online do Continente e da loja eletrónica da marca especializada em jeans Salsa.
A Worten ultrapassou os mil milhões de euros em vendas, um crescimento de dois dígitos (10,2%) face a 2016. A insígnia de retalho de eletrónica “consegui reforçar a sua quota de mercado em Portugal e em Espanha quer no canal online quer no offline”, comenta, por sua vez, Miguel Mota Freitas, CEO da Worten e da divisão Sports&Fashion.
Já as vendas das cadeias especializadas em moda e desporto subiram 11,7% para 589 milhões de euros, beneficiando da “consolidação da Salsa no primeiro semestre”, mas também da performance de todas as restantes marcas, com a exceção da Sport Zone, “apesar das condições meteorológicas desfavoráveis, que conduziram a um arranque tardio da estação e tiveram um impacto acentuadamente negativo em outubro”, lê-se no comunicado.
No dia 18 do presente mês, a Comissão Europeia deu luz verde à fusão entre a Sport Zone e a britânica JD Sports, no sentido de criarem a “segunda maior retalhista de moda de desporto na Península Ibérica”, atrás da Decathlon. “A conclusão desta transação será concretizada brevemente”, garante a Sonae.