Governo estuda formas de reduzir plástico nas compras online
O Governo criou um grupo de trabalho para estudar formas de reduzir a utilização de sacos de plástico que resultam das vendas online

Rita Gonçalves
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados
Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025
Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal
Ricardo García López é o novo Diretor Financeiro da Adecco Portugal
II Edição do Go Green reforça importância de pequenas ações com grande impacto
Vinho na Vila regressa a Vila Alva com mais produtores, experiências e cultura alentejana
QSP SUMMIT 2025 arranca com cerimónia exclusiva no Palácio da Bolsa
Pingo Doce abre nova loja em Albufeira
Estudo Prioridades 2025 da TouchPoint: crescimento da marca própria e polarização do consumo entre preço e experiência são prioridades
O Governo criou um grupo de trabalho para estudar formas de reduzir a utilização de sacos de plástico que resultam das vendas online, entre outras medidas, como incentivos fiscais, para reduzir o consumo de plástico, disse, em entrevista à TSF, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.
O governante fala mesmo da possibilidade de criar uma “tara perdida”, um mecanismo que permita reutilizar e devolver os sacos utilizados nas compras na Internet, compensando os consumidores que adotem estes comportamentos ecológicos.
O grupo de trabalho, uma iniciativa dos ministérios do Ambiente e da Economia, surge numa altura em que as compras online crescem cada vez mais entre os portugueses. Um estudo da Associação da Economia Digital prevê que, em 2025, 91% da população portuguesa vai estar a utilizar a internet e 59% vai fazer compras online. O volume de negócios do ecommerce deverá representar naquela data 8,9 mil milhões de euros no mercado português.
A iniciativa do Executivo surge também numa altura em que a União Europeia prepara o lançamento de medidas para combater o consumo de plástico.