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Praça central do Dolce Vita Tejo vai transformar-se em “parque temático”

Ser um destino de lazer e entretenimento, onde se faz compras, é o desígnio do projeto em curso para revitalizar o Dolce Vita Tejo. O novo posicionamento assenta na oferta de emoções e novas experiências de compra e culmina em 2019 com a mudança do nome do centro comercial

Rita Gonçalves
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Praça central do Dolce Vita Tejo vai transformar-se em “parque temático”

Ser um destino de lazer e entretenimento, onde se faz compras, é o desígnio do projeto em curso para revitalizar o Dolce Vita Tejo. O novo posicionamento assenta na oferta de emoções e novas experiências de compra e culmina em 2019 com a mudança do nome do centro comercial

Rita Gonçalves
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Dolce Vita

Ser um destino de lazer e entretenimento, onde se faz compras, é o desígnio do projeto em curso para revitalizar o Dolce Vita Tejo. O novo posicionamento assenta na oferta de emoções e novas experiências de compra e culmina em 2019 com a mudança do nome do centro comercial

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Com uma dimensão praticamente equivalente à da Praça dos Restauradores, em Lisboa, a praça central do Dolce Vita Tejo vai transformar-se no coração deste centro comercial com oito anos, localizado no concelho da Amadora. Está em curso o projeto de reposicionamento do conjunto comercial para o conceito de “Shopping Resort”, um investimento global de 70 milhões de euros, estruturado em duas fases principais e que deverá estar concluído em 2019. O largo coberto será intervencionado na última fase do projeto, a qual subtrai a maior fatia do investimento.

A praça central faz a ligação dos dois edifícios que constituem o shopping e vai transformar-se numa “espécie de parque temático”, revelou em entrevista ao HIPERSUPER Roberto Xavier, diretor do Dolce Vita Tejo (na imagem). A ideia é oferecer em permanência uma agenda repleta de atividades desportivas, culturais, lúdicas e de lazer e ócio. Além da vocação para o entretenimento, o largo receberá conceitos que tradicionalmente não têm lugar em centros comerciais, designados de “anti-mall”. São novos formatos de retalho, “disruptivos”, e marcas com conceitos diferenciadores, “como os que existem por exemplo no LX Factory” para atrair os consumidores que “fogem dos centros comerciais e procuram outras experiências”. Estes conceitos “anti-centro comercial” cativam “um nicho de pessoas que tem cada vez mais peso e voz ativa no consumo”, explica o líder dos destinos deste shopping há cerca de dois anos e meio.
É também na praça central que está instalado o ecrã gigante com 130 metros quadrados, “o maior em permanente funcionamento na Europa”. Quando o projeto estiver concluído, o ecrã será “uma importante ferramenta de comunicação e entretenimento. Servirá para comunicar as marcas presentes no shopping e as suas promoções, funcionado como um convite para entrar nas lojas, e para transmitir conteúdos para massas”, como jogos de futebol, por exemplo.

restauracao_DolceVita

Novas áreas convidam ao descanso

O investimento de 70 milhões de euros foi anunciado em 2015, quando o Dolce Vita Tejo passou para as mãos do fundo britânico Eurofund Investments. O Eurofund inaugurou em 2012 o Puerto Venecia, em Zaragoça, Espanha, para capitalizar o conceito de “Shopping Resort” e, um ano depois, estabeleceu uma “joint venture” com o investidor britânico Intu, para desenvolver e gerir uma plataforma de “shopping resorts” em Espanha, conforme conta no seu website. Em janeiro de 2015, o Eurofund criou o Eurofund Capital Partners, uma “joint venture” para ampliar e transformar o Dolce Vita Tejo no primeiro “shopping resort” de Portugal. Atualmente, a gestora do conjunto comercial é a Inogi Asset Management que, de acordo com o seu website, gere 300 metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável).

Mas, afinal, o que é um “Shopping Resort”? “É um conceito que permite ter no mesmo local uma oferta para todos os perfis de pessoas, concretamente as famílias, os principais visitantes dos centros comerciais. Alia uma oferta comercial muito competitiva, as marcas mais apetecidas, lojas com um layout moderno e vanguardista e uma forte componente de lazer”, explica Roberto Xavier.

A primeira fase deste projeto começou logo em 2015 com a intervenção nos espaços comuns do shopping. “Queremos que o centro seja a segunda casa dos portugueses”, revela Roberto Xavier, para explicar como são confortáveis, acolhedoras e apelativas as novas áreas de descanso. Uma nova zona de acolhimento pensada ao pormenor, na qual as cadeiras para os visitantes que procuram informações fazem lembrar “tronos”, uma área reservada e servida de wi-fi para quem quer trabalhar e a colocação de elementos verdes, como plantas e árvores, para promover um ambiente mais natural, são algumas das intervenções levadas a cabo entre 2015 e 2016. Assim como a criação de fachadas ‘pop up’ para algumas das maiores insígnias do shopping, que ocupam toda a altura do edifício e “fortalecem a experiência do consumidor com a marca”. Neste conceito designado de “High Street Retail”, patente em algumas capitais europeias, os “consumidores são confrontados com montras de grande dimensão que ocupam todo o pé direito do edifício”. Neste caso, a “experiência de compra começa antes da linha da loja”.

Além disso, por ter corredores amplos que recebem muita luminosidade natural, o espaço acabava por se tornar menos confortável para alguns visitantes. Para reduzir a “sensação” de amplitude do espaço, foram criadas novas zonas de estar e distribuídas peças de decoração, árvores e outros elementos verdes que ocupam os largos corredores, um truque para fazer parecer o espaço mais pequeno, sem descurar a entrada de luz natural.

Dolce Vita1


Cinco áreas de restauração

A segunda fase da transformação teve início este ano e o pontapé de saída é a renovação da área de restauração. O “food court” é o destino de 40% dos visitantes do shopping, o espaço onde os consumidores passam mais tempo e, por isso, estão mais atentos aos pormenores. “A restauração é uma das áreas que nos últimos anos mais sente necessidade de se revitalizar, sobretudo devido à tendência mundial relacionada com a experiência da comida. Além disso, por ter sido inaugurada em 2009, a área de restauração do Dolce Vita Tejo estava “um pouco ultrapassa e não cumpria os ensejos do consumidor atual”, comenta o diretor do centro. A seguir à moda, pelo elevado número de lojas, a restauração é o setor com mais peso na faturação de um shopping, representa “à volta de 20%” do volume de negócios global.

O “food court” ocupa sete mil metros quadrados, tem capacidade para 1300 lugares sentados e acolhe 35 restaurantes. Com a remodelação, além de aumentar para 1400 o número de assentos, o espaço vai ser organizado em cinco áreas distintas que permitem oferecer alternativas aos consumidores de acordo com o seu estado de espírito e as suas necessidades. “Apesar de não estarem identificadas com um nome, cada uma das áreas tem um racional por trás para oferecer cinco experiências: Business (área mais formal para reuniões de trabalho ou negócios); Família (espaço que integra parque infantil, mesas comunitárias e cadeiras para bebé, entre outros); Jovem (área dotada de jogos e sofás, com uma decoração mais arrojada); Casual (zona mais descontraída para uma refeição rápida com mesas e cadeiras altas) e, por último, o Terraço (zona exterior, que promove o convívio social, com vista privilegiada para a praça central). Este projeto para revitalizar o “food court”, desenhado pelo gabinete de arquitetura espanhol Banús Arquitectura, especialista em novos conceitos “trendy” de restauração, deverá estar concluído em seis meses. Para já, estão implementadas as áreas Business e Casual. “O projeto está a decorrer por fases para garantir o normal funcionamento do centro e o conforto de quem nos visita”.

Roberto_Dolce Vita

Para promover uma estadia confortável na zona de restauração, a empresa está ainda a “baixar” o teto para “eliminar o efeito de ambiente aberto sem reduzir a luminosidade natural”, a apostar em mobiliário de madeira que confere um ambiente “mais natural e confortável” e tirar partido dos pavimentos para criar ambientes distintos. As próximas fases passam por criar as restantes áreas e intervencionar o terraço da área de alimentação.

A segunda fase do investimento termina com a implementação do conceito de entretenimento na praça central, na melhoria das áreas de acesso aos parques de estacionamento, a remodelação das casas de banho e a construção de uma nova entrada que vai melhorar o circuito de visita.

Quando, em 2019, a intervenção estiver concluída, o shopping que ainda conserva o estatuto de centro com a maior área bruta de construção do País (300 mil metros quadrados), adotará um nove nome, confidencia Roberto Xavier, sem revelar qual. Também a área de restauração vai ser batizada com uma nova denominação, sob a umbrela da marca principal ainda por definir.

No ano passado, o shopping recebeu 15 milhões de visitantes. Dois anos após a conclusão do projeto, estima receber 30 milhões de visitante. Quanto às vendas, apesar de não revelar números, Roberto Xavier prevê fechar 2017 com um crescimento de 6%.

*Artigo originalmente publicado na edição impressa de novembro do jornal Hipersuper

 

Sobre o autorRita Gonçalves

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Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”

Marta Baptista, vice-presidente de Investigação Agrícola e Investigação Global de Plantas da Driscoll’s California, alerta para os desafios que se impõem na produção de pequenos frutos, com destaque para a gestão da água, a escassez e retenção de mão de obra e a necessidade de reforçar a inovação. Em entrevista, sublinha a importância de colocar as pessoas no centro da estratégia agrícola. E não tem dúvidas: o melhor sítio para trabalhar é onde sente que pode fazer a diferença.

Fotografias Frame It

A sustentabilidade da produção de pequenos frutos enfrenta uma pressão crescente, impulsionada pela escassez de recursos naturais, alterações climáticas e exigências sociais. Em entrevista ao Hipersuper, realizada em Odemira, no dia do 20º Aniversário do Test Plot da Driscoll’s, a vice-presidente de Investigação Agrícola e Investigação Global de Plantas da Driscoll’s California, Marta Baptista, alerta para os desafios que se impõem ao setor, com destaque para a gestão da água, a escassez e retenção de mão de obra e a necessidade de reforçar a inovação. Marta Baptista sublinha também a importância de colocar as pessoas no centro da estratégia agrícola. E não tem dúvidas: o melhor sítio para trabalhar é onde sente que pode fazer a diferença.

Marta Baptista, vice-presidente de Investigação Agrícola
e Investigação
Global de Plantas da Driscoll’s California

Quais são os principais desafios quando falamos na produção de pequenos frutos?
Os recursos naturais são, hoje, uma preocupação global. Falo, desde logo, da água e da disponibilidade de solos, que precisam de ser utilizados de forma equilibrada – não demasiado intensiva, mas ainda assim rentável. Se tivermos muitos hectares concentrados numa mesma zona, acabamos por usar os recursos de forma insustentável para a comunidade. Já nos aconteceu em alguns locais e aprendemos com isso. A água é cada vez mais o desafio número um.
A mão de obra é outro fator crítico. Precisamos de garantir condições sustentáveis, que levem as pessoas a querer voltar e a sentir-se bem. Os pequenos frutos são muito intensivos em termos de mão de obra, especialmente porque a colheita é manual. Esta representa entre 50% a 70% do custo total de produção, dependendo do país e da variedade. Exige muitas pessoas, que por sua vez necessitam de habitação, escolas, água… é um desafio.
Outro desafio é a instabilidade climática resultante das alterações climáticas. Ainda há quem pense que as alterações climáticas são algo do futuro. Não são. Estão aqui, há muito tempo, e afetam a produção esperada, as curvas de produção e os volumes. Sem previsibilidade, não conseguimos vender bem, nem trabalhar com os produtores na gestão de expectativas. Falta ainda muita tecnologia e informação, especialmente nos pequenos frutos, para mitigar estes efeitos. Como operamos em muitos países, sentimos isto todas as semanas – há sempre um evento climático extremo. Dá uma boa noção do quão real isto já é.

Em Portugal, a água é também o principal desafio?
Sem dúvida nenhuma. É o número um. Os restantes vêm muito depois.

O que é que precisamos, então?
Não queria entrar em questões políticas, mas a verdade é que o perímetro de rega foi construído nos anos 60. Na altura foi bom, inovador, mas hoje está completamente desadequado. As infraestruturas são as mesmas, com fraca manutenção. Não há pressão nos canais de rega, há muitas perdas. Os colegas da Lusomorango podem dar números mais precisos, mas há perdas significativas. Precisamos de soluções estruturais, que não são fáceis, mas são investimentos para gerações, não apenas pontuais.

Com essas infraestruturas, poderíamos produzir mais?
Sim, poderíamos produzir mais, em mais regiões, e de forma menos concentrada. A Driscoll’s já está a crescer em regiões como o Norte de Portugal, Cantanhede, Tocha, Algarve, exatamente para diversificar esta intensidade.

Que frutos é que já colheram com essa atuação em Portugal?
Nos campos de ensaio implementámos e otimizámos técnicas de uso de água, como a recolha de água da chuva – não toda, para permitir a recarga dos aquíferos, mas uma parte. Também promovemos a recirculação da água. Dois dos nossos maiores produtores já utilizam este sistema. Ontem visitámos uma quinta da Maravilha Farms que está a 100% em recirculação. A água de drenagem, que contém adubo, é recolhida, analisada, desinfetada com luz ultravioleta e reutilizada. Isto permite poupança de adubo e evita a poluição. São exemplos concretos de frutos colhidos – metafóricos e literais – destes investimentos. Mas ainda há muito por fazer. Fundámos o Centro de Investigação para a Sustentabilidade em 2023 com o INIAV, a Lusomorango e um produtor parceiro. É o início da jornada.

Para além da água, que outros exemplos de inovação estão a ser aplicados?
O sistema de produção em substrato não foi inventado aqui, mas era utilizado em pequena escala em países frios para proteger as plantas no inverno. Inovámos ao otimizá-lo para climas mais temperados, como o português. Comparado com o solo, o substrato permite poupanças de até 25% de água e fertilizantes. É uma inovação replicável que se tornou praticamente o standard da indústria, dentro e fora da Driscoll’s. Este campo foi pioneiro nesse processo.

Sai muita inovação daqui para o mundo?
Sim, muita. Tanto para a Driscoll’s como, por vezes, para a indústria em geral.

Os fertilizantes são um mal necessário ou há alternativas?
Os fertilizantes são essenciais – potássio, azoto, fósforo – são elementos naturais e fazem parte da nossa alimentação. Mas são recursos finitos e o seu fabrico e desperdício têm impactos. A recirculação é uma inovação que permite reutilizar esses nutrientes. Outra inovação é a seleção de variedades mais eficientes – como a ‘Reina’, que precisa de menos 30% de adubo para produzir o mesmo. Hoje, priorizamos essas variedades.

Como se equilibra a sustentabilidade com a produtividade e o negócio?
Criámos métricas que refletem esse equilíbrio. Por exemplo, em vez de medir a água total usada, medimos litros por quilo de fruta vendida. Isso dá uma perceção mais realista da eficiência e cria consciência. Hoje, produtores perguntam quantos litros por quilo usa determinada variedade – algo impensável há poucos anos. Isso já faz parte do pensamento agrícola.

Nota uma mudança de mentalidade entre os produtores?
Sim. Aqui, na região do Sudoeste Alentejano, onde há escassez real e legal de água, os produtores têm muita vontade de aprender. Noutros locais, onde a escassez não é tão evidente, pode haver mais resistência. Mas as técnicas e variedades já estão desenvolvidas e são transferíveis, com pequenas adaptações.

Essa partilha de conhecimento é uma das coisas mais valiosas do seu trabalho?
Sem dúvida. Gosto muito disso. A informação bem aplicada e bem transferida é uma ferramenta poderosa. Estamos na era do social media, mas na agricultura a partilha entre pares ainda é essencial. Informação é poder, também na agricultura.

A agricultura de hoje é diferente daquela que vemos nos livros escolares?
Completamente. Hoje é uma ciência com tecnologia, sensores, melhoramento genético. Esta manhã falávamos de usar inteligência artificial para desenvolver programas de fertilização. Não é ficção científica, é real. Mas os jovens ainda não têm essa perceção. Falta mostrar o que há de melhor na agricultura, especialmente nas idades mais jovens.

É um setor que precisa de pessoas, certo?
Claro. A tecnologia não substitui pessoas, transforma o trabalho. Pode ser mais intelectual, com mais valor acrescentado. Não precisamos de cavar, temos tratores, mas precisamos de pensar em soluções, como para a água. Pode até ser mais estimulante.

Diz-se que os frutos mais doces são de Portugal. Porquê?
Algumas regiões em Portugal, como esta onde estamos, têm uma combinação de fatores naturais muito especial: clima ameno, invernos suaves, verões não excessivamente quentes, e uma brisa refrescante que ajuda as plantas. Esta combinação encontra-se em poucas regiões no mundo. Quem me dera encontrar mais Zambujeiras por aí.

Quais são as linhas de investigação mais transformadoras no Centro de Investigação e Sustentabilidade?
A recirculação da água é uma das mais adotadas. Há também investigação sobre o uso de luz ultravioleta no combate a doenças, substituindo pesticidas. Outro foco é a compostagem do substrato de coco – queremos fazer mais. Não sei se haverá um breakthrough, mas há avanços incrementais em várias áreas. Estamos também a estudar formas de medir a biodiversidade usando inteligência artificial e fotografia. A ideia é que os sistemas indiquem ao produtor onde existe uma praga, para que ele possa atuar com precisão.

A inteligência artificial é já presente ou ainda é futuro?
É aspiracional, mas será realidade nos próximos cinco anos. Vai ser utilizada de várias formas: programas de fertilização, melhoramento genético, deteção de pragas. Estamos a começar com ideias piloto, mas vai ser transformador.

O estudo de pragas e doenças é essencial?
Sim. Se não conhecermos as pragas, não podemos preveni-las. E prevenir é sempre mais barato do que tratar. É preciso conhecimento profundo: há insetos que se alimentam de outros, e só com essa base científica conseguimos soluções biológicas eficazes.

O que são as iniciativas Ask the Grower e Virtual Test Plots?
O Ask the Grower nasceu na pandemia, quando vimos que era necessário continuar a transferir conhecimento, mesmo sem poder viajar. É uma plataforma virtual onde produtores partilham experiências com outros produtores. Continuou após a pandemia e vai regressar este ano.
Os Virtual Test Plots são visitas virtuais aos campos de ensaio, com vídeos bem preparados. Mostramos variedades novas ou inovações tecnológicas. Estão acessíveis a todos os produtores e colaboradores da Driscoll’s no mundo, desde que tenham internet.

Portugal pode beneficiar das experiências de outros países?
Sem dúvida. Por exemplo, neste campo desenvolvemos a produção de mirtilo em substrato, algo que parecia impensável. Hoje, essa técnica é usada no Peru, México, África do Sul… Aprendemos também com outros, como na poda de mirtilo – aprendemos com Austrália e Peru. Copiar boas práticas deve ser feito com orgulho.

Em que ponto está Portugal em relação a outros países?
Nada para trás. O recorde de produção de framboesa fresca que conheço, dentro e fora da Driscoll’s, é em Portugal. Também tivemos o recorde de mirtilo até há poucos anos. Fala-se muito de Portugal como estando atrasado, mas não está.

De todos os países onde já trabalhou, onde gosta mais de trabalhar?
Onde sinto que posso fazer a diferença. Há 20 anos, quando começámos aqui, os produtores sabiam pouco e o impacto era enorme. Hoje, são eles que nos ensinam. O impacto mais forte acontece agora em regiões que estão onde Portugal estava há 20 anos. É gratificante trabalhar onde conseguimos fazer um impacto real na comunidade.

A Marta valoriza muito o papel das pessoas…
Sem dúvida. A fruta faz-se com pessoas. A agricultura faz-se com pessoas. A Driscoll’s faz-se com pessoas. As pessoas têm de estar no centro das nossas preocupações. Infelizmente – ou felizmente – as framboesas não crescem sozinhas.

E o bem-estar das pessoas ultrapassa a apanha da fruta. Falamos de alojamento, de condições…
Sim. Um trabalhador que não tenha boas condições não vai querer voltar. E, se não voltar, temos de ensinar outro. E um novo trabalhador, no início, tem baixa produtividade. Portanto, temos todo o incentivo para reter e para fazer com que as pessoas se sintam bem. Custa muito tempo e dinheiro ensinar constantemente. Reter trabalhadores — tanto os da apanha como os técnicos especializados — é recompensador. Vale mesmo a pena. E estou a dar-lhe uma resposta muito honesta do ponto de vista económico: vale mesmo a pena.

Como olha para tudo o que foi construído nestes 20 anos? Começaram do zero…
Começámos com a ajuda do INIAV, com o engenheiro Pedro Carlos Oliveira, e com poucos colegas. Cabíamos todos num carro, eramos cinco. Hoje, só na Driscoll’s Europa, somos… talvez mil. Tenho muito orgulho, claro, mas o que mais me fascina é o impacto das pessoas que passaram por aqui. Pessoas que formámos e que depois formaram outras. Esse efeito de cadeia é a parte mais bonita de tudo isto.

É isso que a mantém aqui?
Sim. Fazer a diferença. Ver que há impacto. Podia ter seguido outros caminhos, tive convites, mas o que me mantém é ver o crescimento das pessoas, perceber que deixamos marca. Pessoas que agora ocupam cargos importantes. Por exemplo, o Andy, hoje vice-presidente das operações na Europa, esteve na minha equipa até maio do ano passado. Podia olhar para isso como uma perda, mas olho com orgulho. Ele merece. E há mais como ele. Muitos estão aqui agora mesmo.

Essa filosofia da Driscoll’s é muito forte?
Temos processos de recrutamento muito exigentes. Às vezes até pedimos desculpa aos candidatos — são entrevistas atrás de entrevistas. Mas vale a pena. Porque depois de entrarem, investimos. E custa muito recomeçar do zero. Quando perdemos alguém — e já perdemos pessoas muito boas — recrutar e formar de novo é difícil. O conhecimento técnico pode ensinar-se. O alinhamento de valores é mais difícil. Por isso damos tanta importância a essa área. E depois, queremos reter as pessoas o máximo de tempo possível.

A retenção de talento é hoje também um desafio?
É, sim. Mas se formos proativos e pensarmos: “Como é que podemos ajudar esta pessoa a dar o próximo passo?”, conseguimos manter as pessoas motivadas e na empresa. Se formos passivos e esperarmos que a pessoa levante a mão, nem todos o farão. Nem todos dizem: “Eu quero o próximo desafio.” Temos mesmo de ser proativos. No trabalho que faço atualmente, já não faço ensaios com plantas, já não cresço plantas diretamente, mas… talvez cresça pessoas. Parece poético, mas é mesmo verdade. E essas pessoas vão fazer o mesmo com outras.

Como se antecipa o futuro da agricultura sustentável?
É uma previsão, mas acredito que terá de ser cada vez mais precisa, baseada em mais informação e mais ciência. Porque os desafios vão continuar a aumentar. A água, por exemplo, não se renova. O que existe hoje é o que existirá daqui a 100 anos, a menos que se descubra uma forma de a criar — o que ainda não existe. As alterações climáticas vão agravar-se em frequência e intensidade. Preocupa-me que alguns governos ainda não levem o tema a sério. Já impacta vidas, economias e, claro, a agricultura — talvez até mais do que outras indústrias, porque dependemos diretamente do clima e dos recursos naturais.

Esse contexto político influencia também onde se investe?
Sim. As mudanças na agricultura acontecem quando precisam de acontecer. A agricultura é uma atividade económica e precisa de incentivos económicos para evoluir. Esses incentivos podem ser regulamentares, relacionados com procura, custos, etc. Eu podia dar-lhe uma resposta romantizada e dizer que se inova só porque queremos produzir de forma sustentável. Mas a verdade é que muitas das inovações surgiram por necessidade. Por exemplo, quando os fumigantes do solo deixaram de estar disponíveis, foi preciso encontrar alternativas. A necessidade conduz à inovação. E isso também influencia onde e como se investe.

Este equilíbrio entre competitividade, negócio e sustentabilidade será determinante para o futuro da agricultura?
Tem de ser. O produtor precisa de rentabilidade para pagar salários, investir em centros de inovação… e precisa de água. Esta exigência dupla — económica e ambiental — ajuda-nos a focar nas soluções certas. Em ciência e inovação, uma das grandes dificuldades é o excesso de opções. Mas quando temos estas duas diretivas claras, conseguimos filtrar melhor.

Há pouco dizia-me, meio em tom de brincadeira, que se reformava se conseguisse eliminar o plástico. Mas ainda há muito por fazer?
Sim, ainda há muito a fazer. A utilização intensiva de plásticos é uma questão que nos incomoda. Usamo-los porque precisamos, mas gostávamos de ter alternativas. É um dos desafios para os quais ainda não encontrámos boas soluções. E isso é frustrante.

Os plásticos são um problema pouco visível para quem olha de fora.
Sim. Mas fazem muita diferença para o ambiente. São necessários para garantir fruta fresca e de qualidade. Para congelados ou sumos, pode produzir-se ao ar livre. Mas framboesas e amoras são muito sensíveis — ao vento, à radiação solar… queimam-se, como nós. O morango e o mirtilo têm mais tolerância. Já fazemos mirtilo ao ar livre no norte, mas as outras culturas ainda precisam de proteção. Gostaríamos de usar menos plástico, claramente.

Até a nível de embalagens. Falávamos disso há pouco. Por que não são todas em cartão?
Por causa da durabilidade. A fruta dura muito mais nestas embalagens atuais. Já estamos com cerca de 40% em cartão na Europa. Mas custou muito. As primeiras embalagens desfaziam-se com a humidade. É preciso mais inovação, mais trabalho. Substituir o plástico nas embalagens, túneis, vasos… é um desafio. E não só nos pequenos frutos, é transversal à agricultura.

Como vê o papel das universidades nesta mudança? Essa ligação entre investigação e setor produtivo está suficientemente consolidada?
Não. É preciso muito mais. Assistimos a uma desvalorização da investigação pública nas últimas décadas, especialmente na agricultura. E as empresas não conseguem fazer tudo sozinhas. Por isso, estas parcerias são fundamentais. Já temos colaborações com o INIAV, Universidade de Évora, Nova, Instituto Superior de Agronomia. E a nível internacional, com a Universidade de Wageningen, na Holanda. Mas precisamos de fazer mais.

Porquê?
Porque ajuda muito se as universidades e os alunos compreenderem os desafios reais da indústria. Assim, podem orientar melhor a investigação, para problemas urgentes, como os plásticos, a água, a biodiversidade, a poluição. As empresas terão sempre mais dificuldade em resolver tudo sozinhas.

20 anos do Test Plot de Taliscas, Zambujeira do Mar

Um campo de ensaios (test plot) tem como missão testar e definir as variedades com melhor adaptação à região onde estão localizados, servindo também como um showcase das melhores práticas agrícolas. A principal finalidade é otimizar o crescimento e desenvolvimento das plantas, permitindo que os produtores tenham acesso ao melhor produto disponível e às informações mais completas para tomarem decisões informadas.
Na Europa, a Driscoll’s opera sete campos de ensaio, dois em Portugal: Taliscas, na zona da Zambujeira do Mar, e Foja, em Cantanhede.

Alguns marcos históricos:
2005 – Abertura do Campo de Ensaios com plantação de morangos em solo.
2006 – Aumento de área para 1 hectare e acrescentando ensaios de framboesas, amora e mirtilos. Primeiros ensaios de Driscoll Maravilla.
2008 – Redução de área com retirada dos ensaios de amoras e framboesas.
2009 – Reativação de 0,5 hectares com ensaios de mirtilos e morangos em solo.
2013 – Início de expansão da área para cerca de 3 hectares de ensaios com plantações em solo. Primeiras plantações de ensaios de Driscoll’s Victoria.
2014 – Retirada dos ensaios de morango.
2016 – Introdução das primeiras plantações em substrato nos ensaios de mirtilo.
2017 – Instalação da estação de rega automatizada. Introdução de ensaios de morango em plantações de substrato.
2018 – Conclusão da conversão do total da área de ensaios exclusivamente para substrato.
2019 – Instalação de melhores estruturas de túneis com possibilidade de recolha de águas de chuva.
2020 – Anos de pandemia sem comprometer a execução dos ensaios planeados. Primeiras plantações de ensaios Driscoll’s Reyna.
2021 – Primeiros ensaios de Driscoll’s Clara.
2023 – Início da recolha de água da chuva e recirculação da água de drenagem.
2024 – Efetiva utilização de água de chuva em exclusivo para regar os ensaios durante quatro meses.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Exportação

Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo

A ViniPortugal marca presença na Apas Show 2025 que decorre entre 12 e 15 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A participação insere-se na estratégia de internacionalização dos vinhos portugueses, com foco no reforço da notoriedade no mercado brasileiro e latino-americano.

Com um stand de 98 metros quadrados, sob a insígnia “Vinhos de Portugal”, a presença portuguesa contará com 21 balcões dedicados a produtores nacionais, promovendo uma oferta diversificada e de qualidade perante importadores, distribuidores e retalhistas do setor.

Segundo Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, “a participação na APAS SHOW permite-nos posicionar os Vinhos de Portugal numa das maiores feiras do sector alimentar e retalhista a nível mundial. Este é um momento-chave para reforçarmos relações comerciais, darmos visibilidade à nossa oferta e explorarmos novas oportunidades num mercado onde os vinhos portugueses têm vindo a crescer de forma sustentada. O Brasil é, hoje, um dos nossos principais destinos de exportação, e queremos continuar a afirmar a marca Vinhos de Portugal junto dos profissionais e consumidores brasileiros.”.

O Brasil tem-se afirmado como um dos principais mercados de exportação para os vinhos portugueses, beneficiando de uma procura crescente e de um consumidor cada vez mais atento à qualidade e diversidade da oferta nacional.

A edição de 2024 da Apas Show atraiu mais de 73 mil visitantes, reunindo empresas de toda a cadeia de valor — da alimentação e bebidas à tecnologia, logística e serviços financeiros. Em 2025, a expectativa é reforçar o papel da feira como plataforma de networking, geração de negócios e análise de tendências para o setor.

Sobre o autorHipersuper

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Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores

A 4ª edição de ‘Todos juntos, somos segurança e saúde’ realiza-se entre 8 e 10 de maio, em parceria com a autarquia da Matosinhos, com o foco na prevenção em segurança e saúde na comunidade sénior.

O Mar Shopping Matosinhos volta a organizar a ação ‘Todos juntos, somos segurança e saúde’, que, na sua 4ª edição, visa promover o apoio à comunidade e destacar o trabalho determinante das organizações que se dedicam a potenciar o impacto social. Entre 8 e 10 de maio, a iniciativa, que decorre em parceria com Câmara Municipal de Matosinhos, conta com várias ações de formação e de sensibilização, tendo por objetivo envolver a comunidade em geral, com destaque para a comunidade sénior.

Este ano, a promoção de uma vida ativa, segura e saudável para a comunidade sénior, fortalecendo os laços comunitários e garantindo o bem-estar de todos, é o o evento tem como foco principal da ação. DO programa destacam-se a peça de teatro ‘A Raposa Chama’, que faz
parte de um projeto educativo e de sensibilização sobre a prevenção de incêndios rurais em Portugal, e uma peça de teatro desenvolvida e apresentada pela Universidade Sénior da Senhora da Hora.

Demonstrações de cães de assistência e resgate, exposições de viaturas de emergência e apresentações de viaturas de resgate animal pela Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS); atividades educativas com sessões de contos, divulgação de programas de segurança como ‘Eu estou aqui’, pela PSP, informações sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável do Município de Matosinhos, são outras das ações de edição deste ano.

No âmbito da ‘Todos juntos, somos segurança e saúde’, haverá ainda rastreios de saúde promovidos pela ULSM (Unidade Local de Saúde de Matosinhos), exposição de meios, tapete simulador teste de álcool e sistema de retenção de cadeiras auto de transporte de crianças apresentados pela Polícia Municipal, e Suporte Básico de Vida com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa pela Cruz Vermelha
Portuguesa,  entre outras.

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Nuno Carvalho e Maria Carceller Arce
Retalho

Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa

O grupo de restauração espanhol, que chegou a um acordo para adquirir as 84 lojas e duas fábricas da marca portuguesa, considera esta a operação internacional mais relevante realizada até à data, sendo também a primeira em território português.

“Continuo a ver A Padaria Portuguesa como um verdadeiro diamante em bruto, com um enorme potencial de crescimento. Encontrámos no Grupo Rodilla as características ideais – nomeadamente solidez financeira, competências de gestão, valores familiares e um forte enfoque no desenvolvimento das pessoas – para acelerar o ciclo de investimento e expansão da marca, cujo cenário natural de atuação passa agora a ser a Península Ibérica, levando-a a novos patamares”, afirma Nuno Carvalho, CEO e fundador da A Padaria Portuguesa, acerca da aquisição da cadeia pelo Grupo Rodilla.

Proprietário das marcas de restauração Rodilla, Hamburguesa Nostra, Vaca Nostra, Café de Indias e Jamaica, o Grupo Rodilla chegou agora um acordo para adquirir 100% da cadeia A Padaria Portuguesa, uma das principais marcas de restauração em Portugal. O grupo de restauração espanhol,  com mais de 85 anos de história e pertencente à Damm, considera, num comunicado, que esta é a operação internacional mais relevante realizada até à data, sendo também a primeira em território português. Esta é a segunda a sua nível internacional, após a sua entrada em Miami em 2019.

María Carceller Arce, CEO do Grupo afirma que “tanto A Padaria Portuguesa como o Grupo Rodilla partilham valores fundamentais, sendo empresas familiares que oferecem produtos de elevada qualidade e um serviço excecional aos seus clientes”. “No Grupo Rodilla valorizamos a proximidade, bem como o caráter artesanal na produção diária dos nossos produtos, com matérias-primas da mais alta qualidade – uma filosofia que se alinha perfeitamente com a da cadeia portuguesa. A Padaria Portuguesa tem sido um caso de sucesso desde a sua fundação e, no Grupo Rodilla, estamos empenhados em continuar a impulsionar o seu crescimento. Esta união fortalecerá a nossa missão de proporcionar experiências excecionais aos nossos clientes”, assegura.

Padaria Portuguesa Paço de Arcos

Fundada há 15 anos por Nuno Carvalho, A Padaria Portuguesa emprega cerca de 1.000 pessoas, possui 84 lojas na Grande Lisboa e no Grande Porto e conta com duas fábricas, em Lisboa e no Porto.

Objetivo de expansão internacional

A operação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência (AdC), mas o grupo espanhol avança que irá implementar um plano de crescimento para a cadeia portuguesa. No comunicado, o grupo indica que após a aprovação da operação, irá concentrar-se em assegurar um período de transição cuidado, “mantendo o foco na gestão das equipas e nas operações diárias da empresa”. Paralelamente, irá implementar um plano de crescimento para a cadeia portuguesa, com o objetivo de reforçar a identidade nacional da marca e impulsionar a sua internacionalização.

A Padaria Portuguesa foi fundada há 15 anos por Nuno Carvalho e é especialista na produção de uma ampla gama de produtos de padaria e pastelaria, bem como em menus de almoço e saladas. Atualmente, emprega cerca de 1.000 pessoas e possui 84 lojas na Grande Lisboa e no Grande Porto, que se irão juntar aos cerca de 300 pontos de venda do Grupo Rodilla. Além disso, A Padaria Portuguesa conta com duas fábricas, em Lisboa e no Porto, onde produz os seus produtos.
“Sinto um enorme orgulho por ter criado e desenvolvido uma marca que se tornou uma das mais relevantes do país e, muito importante, com grande reconhecimento internacional. Este sucesso é fruto de uma década e meia de muito trabalho, sempre com um forte foco no consumidor, levado a cabo por uma equipa extraordinária, por quem tenho uma enorme admiração e eterna gratidão. O investimento que a empresa fez no seu capital humano e na construção de uma equipa forte e coesa foi determinante para o sucesso alcançado”, sublinha
Nuno Carvalho.

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Bebidas

Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025

Durante o festival, a Buondi marcará presença com três espaços de venda de café distribuídos pelo recinto.

A Buondi anunciou a sua associação oficial ao Primavera Sound Porto 2025, tornando-se o café oficial do festival.

Esta parceria representa um reforço do posicionamento da marca, fortemente ligada ao ritmo urbano e à cultura da cidade, agora espelhada na presença ativa num dos eventos musicais mais emblemáticos do país. Durante o festival, a Buondi marcará presença com três espaços de venda de café distribuídos pelo recinto, pensados para proporcionar uma experiência intensa e memorável aos festivaleiros.

A marca estará também presente na zona vip, através do sistema Nescafé Dolce Gusto Neo, a mais recente solução da marca em cápsulas de café Buondi. Este sistema destaca-se pela sua vertente sustentável, utilizando cápsulas compostáveis à base de papel, adequadas tanto para compostagem doméstica como industrial, em linha com a preocupação ambiental do Primavera Sound.

“Fazer parte do Primavera Sound Porto faz todo o sentido para Buondi. O café e a música vivem do mesmo propósito: criar ligações, despertar emoções e criar memórias. Estar neste festival é a nossa forma de reforçar o posicionamento da marca – e de estar ao lado de quem vive intensamente cada momento”, afirma Jorge Santos Silva, marketing manager da Nestlé Profissional.

Para assinalar esta colaboração, Buondi lança ainda um passatempo dirigido aos consumidores. Até 30 de maio, os interessados poderão participar adquirindo produtos da marca em pontos de venda do retalho (incluindo hipermercados, supermercados, minimercados e lojas de proximidade) e submetendo os comprovativos de compra online. Os cinco consumidores com maior volume de compras Buondi serão premiados com bilhetes diários para o festival.

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Retalho

Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal

“É com um grande entusiasmo que abraço esta nova etapa de liderar o negócio em Portugal, especialmente numa indústria pela qual sou apaixonado e que está em enorme desenvolvimento”, afirmou Nuno Loureiro.

Nuno Loureiro está de regresso à Mastercard como novo country manager da empresa em Portugal, cargo que assumiu a 1 de maio de 2025. O responsável regressa assim à tecnológica norte-americana, onde já desempenhara funções entre 2011 e 2019, inicialmente como gestor de conta para o mercado português e, mais tarde, como diretor da Mastercard Advisors para Espanha e Portugal.

Nos últimos seis anos, Nuno Loureiro foi diretor de pagamentos no Banco Santander, tendo liderado iniciativas de inovação, desenvolvimento de novos negócios e gestão da oferta de pagamentos em Portugal.

Na nova função, será responsável por acelerar a inovação e digitalização dos pagamentos no mercado nacional, fomentando parcerias estratégicas com os principais stakeholders do setor. Entre os objetivos definidos, está a implementação das soluções e serviços da Mastercard que promovem experiências de pagamento mais rápidas, simples e seguras.

“Estou grato pela confiança que a Mastercard deposita em mim, com esta nomeação. É com um grande entusiasmo que abraço esta nova etapa de liderar o negócio em Portugal, especialmente numa indústria pela qual sou apaixonado e que está em enorme desenvolvimento”, afirmou Nuno Loureiro. “A partir de hoje, estarei ao serviço das empresas, consumidores, clientes, parceiros e colaboradores para garantir que os pagamentos continuarão a ser seguros, simples, sustentáveis e inclusivos.”, acrescenta.

Paloma Real, presidente da Divisão Europa Ocidental da Mastercard, sublinha que “a paixão do Nuno Loureiro pela inovação, desenvolvimento de negócios e foco no cliente posiciona-o como a pessoa certa para impulsionar o nosso sucesso em Portugal. O seu profundo conhecimento sobre o setor vai ser um ativo chave para esta nova etapa da Mastercard”.

Licenciado em Gestão pela Nova School of Business and Economics, Nuno Loureiro possui ainda uma especialização em Gestão Bancária pela Católica Lisbon School of Business & Economics e um MBA pela IE Business School.

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Retalho

Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros

Num contexto de consumo marcado pela elevada sensibilidade ao preço e por um calendário menos favorável, o Pingo Doce encerrou o primeiro trimestre de 2025 com um crescimento das vendas de 2,8%, totalizando 1,2 mil milhões de euros.

Excluindo o segmento de combustíveis, o crescimento like-for-like (LFL) atingiu os 1,1%, sustentado pelo desempenho das lojas que operam sob o conceito All About Food, que têm vindo a ganhar peso estratégico na proposta da insígnia.

A operar num mercado fortemente promocional, o Pingo Doce manteve a sua agressiva política de descontos, o que lhe permitiu preservar quota num ambiente de grande competitividade. No trimestre, a insígnia do grupo Jerónimo Martins abriu uma nova loja e concluiu a remodelação de 13 localizações.

Em termos consolidados, o EBITDA da Distribuição Portugal cifrou-se em 78 milhões de euros, 0,7% abaixo do trimestre homólogo, tendo a respetiva margem atingido 5,2% (5,3% no 1T 24), pressionada pela subida dos custos com pessoal na sequência do aumento de 6,1% do salário mínimo nacional.

A Jerónimo Martins fechou o primeiro trimestre de 2025 com um resultado líquido de 127 milhões de euros, 31,4% acima do ano anterior, ou 6,1% abaixo se excluídos os outros ganhos e perdas de natureza não recorrente. No 1º trimestre de 24, esta rubrica incluiu os 40 milhões de euros da dotação inicial da Fundação Jerónimo Martins.

As vendas cresceram 3,8% (+1,9% a taxas de câmbio constantes), impactadas negativamente pelo efeito de calendário já que o ano anterior, sendo bissexto, contou com mais um dia de vendas e também com a Páscoa, que em 2025 foi no 2T. O EBITDA aumentou 3,8% (+1,2% a taxas de câmbio constantes) com a respetiva margem, em linha com o ano anterior, a cifrar-se em 6,3%, informa a Jernónimo Martins em comunicado

Pedro Soares dos Santos, presidente e administrador-delegado da Jerónimo Martins, sublinha a resiliência do grupo num cenário de grande incerteza: “Neste ambiente de contenção, todas as nossas Companhias trabalharam com disciplina para gerir a pressão sobre as margens que decorre da subida dos custos com pessoal na sequência do aumento dos salários mínimos em cada país, num momento em que a inflação nos cabazes permanece baixa”.

“Ainda que o primeiro trimestre apenas permita uma leitura muito limitada das tendências nos mercados, os resultados do Grupo, nestes três meses e perante o comparativo muito exigente do ano anterior, são sólidos e confirmam a competitividade das propostas de valor e a estratégia, dos últimos anos, de reforçar os modelos de negócio das diferentes insígnias”, pode ler-se na mensagem divulgada

“Atentos ao desenvolvimento das dinâmicas de consumo e da concorrência, manteremos o foco no crescimento sustentável, defendendo as nossas bases de clientes, executando o nosso ambicioso plano de expansão, e respondendo aos desafios ambientais e sociais que enfrentamos num contexto particularmente volátil.”, garante.

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Bebidas

Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé

Com assinatura dos enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino, estes vinhos refletem o perfil mais leve e fresco da colheita deste ano, marcada por menos picos de calor e maior exuberância aromática, refere a Quinta da Lagoalva.

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Com a chegada dos dias mais longos e solarengos da primavera, a Quinta da Lagoalva apresenta os primeiros vinhos da vindima de 2024, apostando num trio refrescante e aromático que espelha o potencial da região dos Vinhos do Tejo: o Lagoalva branco, o Lagoalva Sauvignon Blanc e o Lagoalva rosé. Com assinatura dos enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino, estes vinhos refletem o perfil mais leve e fresco da colheita deste ano, marcada por menos picos de calor e maior exuberância aromática, refere.

A gama agora lançada assume uma identidade moderna e alinhada com as tendências de consumo, destacando-se pelo menor teor alcoólico (10,55% no rosé e 11,30% no branco) e por um estilo descomplicado, que valoriza os aromas primários e a autenticidade da fruta, sem passagem por madeira.

O Lagoalva branco 2024 é um lote composto maioritariamente por Fernão Pires (80%), complementado por Arinto (10%) e Sauvignon Blanc (10%), revelando notas de fruta citrina e pera no nariz, com boa acidez e equilíbrio na boca. Já o Lagoalva Sauvignon Blanc 2024, elaborado exclusivamente com a casta internacional que a propriedade explora desde 2009, destaca-se por aromas vegetais e tropicais, num perfil fresco e vibrante. Por fim, o Lagoalva rosé 2024, com Touriga Nacional e Syrah em partes iguais, oferece um perfil aromático dominado por morango e framboesa, com uma cor rosa-pálido apelativa e uma prova de boca marcada pela leveza e frescura.

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Produção

Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento

O setor agrícola perdeu, num ano, mais de 16 mil profissionais em Portugal, revelam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

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Entre o segundo trimestre de 2023 e o final de 2024, o número de trabalhadores nas áreas da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca caiu de 158,8 mil para 142,9 mil, o que representa uma quebra de 10% e inverte a tendência de crescimento registada desde 2021.

A análise é da Eurofirms – People First, que alerta para a natureza estrutural do problema, num setor historicamente marcado pela elevada sazonalidade, forte predominância masculina e dificuldades persistentes no recrutamento, particularmente acentuadas nas regiões do interior do país.

Num esforço para compreender os entraves enfrentados por empregadores e candidatos, a Eurofirms ouviu empresas do setor primário e profissionais acompanhados pela empresa de recursos humanos. Um dos testemunhos é da SALM, empresa neerlandesa instalada em Salvaterra de Magos, especializada na produção de lavanda. Um porta-voz da empresa salienta a escassez de pessoal qualificado, sobretudo em períodos críticos como plantação e colheita. “A demanda por trabalhadores aumenta em períodos específicos, como em momentos de plantação e colheita, o que pode dificultar a atração de candidatos disponíveis”, refere o responsável, adicionando que “muitos jovens não consideram a agricultura como uma carreira viável, e isso resulta na escassez de mão de obra”, sublinha.

Do lado dos trabalhadores, Ana Filipa Santos, candidata acompanhada pela Eurofirms, reconhece a importância estratégica do setor agrícola e mostra entusiasmo em integrar esta atividade. Ainda assim, identifica desafios relevantes: “É um setor que não oferece, por exemplo, a quem tem filhos as condições necessárias para a conciliação entre a vida pessoal e profissional”.

Para João Lourenço, business leader da Eurofirms em Portugal, os dados devem ser um sinal de alerta para os decisores e operadores do setor. “É um setor que não oferece, por exemplo, a quem tem filhos as condições necessárias para a conciliação entre a vida pessoal e profissional”, defende. O responsável acrescenta ainda que o setor agroalimentar tem demonstrado grande potencial económico, tendo atingido, em 2024, o valor recorde de 2,5 mil milhões de euros em exportações de frutas, legumes e flores – um crescimento de 7,5% face ao ano anterior, segundo o INE.

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Logística

InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica

A nomeação surge num momento estratégico para a tecnológica e logística, que continua a expandir a sua rede e a reforçar o seu posicionamento na Península Ibérica.

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A InPost acaba de anunciar a nomeação de Luis Florit como novo diretor comercial para Espanha e Portugal.

Com mais de uma década de experiência em cargos de liderança nas áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produto, a InPost sublinha que Luis Florit traz um sólido know-how em estratégia digital, comércio eletrónico e modelos SaaS. O novo responsável terá como missão impulsionar a operação comercial da InPost nos dois mercados, assegurando a resposta às crescentes exigências do setor e promovendo a expansão da marca, acrescenta.

“Fazer parte da InPost representa um desafio, pois é uma empresa que está em constante crescimento e nós, no departamento comercial, temos de acompanhar as exigências do mercado”, afirma Luis Florit. “Estou muito ansioso por trabalhar com a grande equipa de profissionais da InPost e continuar a expandir a marca em Espanha e Portugal.”, acrescenta.

A nomeação surge pouco depois da entrada de Luigi Cirocco como Diretor de Operações para a região ibérica, reforçando a aposta da InPost numa estrutura de liderança robusta para consolidar a sua presença na Europa do Sul. A empresa tem intensificado o investimento na sua rede híbrida de Pontos Pack e Lockers, bem como na otimização dos seus processos, com enfoque na sustentabilidade e flexibilidade das entregas.

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