Continente vence categoria de sustentabilidade nos Food & Nutrition Awards
A cadeia foi distinguida devido ao projeto Transformar.te, através do qual tem desenvolvido iniciativas de combate ao desperdício alimentar

Ana Catarina Monteiro
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Os hipermercados Continente venceram a categoria de “sustentabilidade alimentar” na oitava edição dos prémios Food and Nutrition Awards (FNA).
No evento que premeia a inovação agroalimentar e as iniciativas de promoção de estilos de vida saudáveis, a insígnia da Sonae foi distinguida devido ao projeto Transformar.te, através do qual tem desenvolvido iniciativas de combate ao desperdício alimentar.
Entre estas estão os chutneys e doces lançados em julho deste ano, que representam a primeira gama de produtos da cadeia produzida a partir de excedentes de alimentos gerados nas suas lojas. O projeto contempla também iniciativas de aceleração do escoamento dos produtos em fim de vida e de encaminhamento de produtos comercialmente desvalorizados para instituições parceiras ou para uso interno, explica em comunicado a empresa, estimando que o projeto tenha gerado à data um benefício económico na ordem de um milhão de euros, assim como um beneficio social de nove milhões de euros.
Por sua vez, a Cerealis venceu a categoria de “produto inovação” com os novos cereais + Linha Fruut, que unem a fruta desidratada da marca Fruut com os cereais da Nacional; a International Iberian Nanotechnology Laboratory foi a vencedora deste ano na categoria de “investigação e desenvolvimento”, pelo projeto GeLife – produção de oleogéis para a substituição de gorduras em produtos; e a Universidade do Porto levou o galardão na categoria de “educação alimentar” devido ao projeto Nutriciência, que pretende combater a literacia nutricional das crianças e respetivas famílias através da partilha de conteúdos multimédia.
Pela primeira vez, este ano foi também atribuída no FNA a distinção Born From Knowledge (BfK), um prémio da Agência Nacional de Inovação (ANI) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entregue ao Instituto Superior de Agronomia que, desta forma, tem à disposição um processo de consultoria e apoio pela ANI para desenvolvimento e implementação do projeto River Rice Sugar.
Os vencedores destacaram-se de um total de 33 finalistas, eleitos entre as mais de 80 candidaturas submetidas para a oitava edição dos FNA. A iniciativa é promovida em conjunto pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentar (FIPA), a PortugalFoods e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), enquanto membros do quadro executivo. Conta também com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia e do Ministério da Educação.