Portugal mostra Sangue na Guelra na exposição internacional Metro Unboxed
Sangue na Guelra, ou “Blood n’Guts”, é o projeto que a Makro Portugal escolheu para representar Portugal na Metro Unboxed. A exposição interativa que confere uma visão global da atuação do grupo Metro decorre desde 13 de setembro em Düsseldorf, Alemanha, estando aberta ao público até ao próximo dia 2 de outubro
Ana Catarina Monteiro
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Sangue na Guelra, ou “Blood n’Guts”, é o projeto que a Makro Portugal escolheu para representar Portugal na Metro Unboxed. A exposição interativa que confere uma visão global da atuação do grupo de distribuição grossista Metro decorre desde 13 de setembro em Düsseldorf, Alemanha, estando aberta ao público até ao próximo dia 2 de outubro.
Junto ao Rio Reno, a cerca de 15 minutos de carro da Metro Straße (rua “sede” do grupo, que ocupa praticamente todo o trilho), a empresa montou uma estrutura com 2000 metros quadrados, distribuídos por dois pisos. Por fora, assemelha-se a uma caixa (box) coberta por tábuas de madeira. Dentro, 25 filiais do grupo que serve mais de 21 milhões de negócios em 35 países apresentam as iniciativas que estão a ajudar os setores de retalho e Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) a crescer localmente.
Os projetos vão desde a digitalização das Kiranas – pequenas lojas que, com 12 milhões de espaços espalhados pela Índia, representam 95% do retalho naquele País e enfrentam agora a concorrência da gigante Amazon -, à promoção de boas práticas para trazer mais produtores para o mercado e fomentar as exportações do Paquistão, passando pela plataforma espanhola “Martes de la Hostelaria”, que pretende tornar as terças-feiras em “dia da restauração”.
O stand português é um manifesto da gastronomia e dos chefs nacionais. A Makro Portugal escolheu para a mostra o projeto Sangue na Guelra, o qual patrocina. Criado pelo casal Paulo Barata e Ana Músico, a iniciativa que se afirma como “movimento da nova cozinha portuguesa” convida todos os anos vários sub-chefs nacionais e internacionais, os quais apoiam os principais chefs dos restaurantes, para partilhar experiências e explorar novos paladares. O projeto arrancou em 2012 com quatro jantares servidos por jovens talentos da restauração no 1300 Taberna, no Lx Factory, em Lisboa, e tem vindo a crescer desde então. Este ano, a quinta edição arrancou em maio com um simpósio dedicado à cozinha portuguesa e, além dos quatro jantares realizados anualmente, em vários restaurantes da capital, alargou também a um festival de rua que teve lugar no Hub Criativo do Beato.
No Metro Unboxed, o stand luso recebe de dois em dois dias um novo chef português, que se encarrega de prepara para os visitantes um prato à base de produtos tipicamente lusos. Hoje (19 de setembro) e amanhã são dias em que se espera uma maior afluência de visitas à exposição, pelo que são dois os chefs que assumem o comando da cozinha. O primeiro é Rodrigo Castelo, que chega com uma caixa branca debaixo do braço, no topo da qual se lê “saudade”. Prepara um petisco a que chama “língua de touro na pombinha” e que acusa a sua proveniência de Santarém, concretamente da Taberna Ó Balcão. O chef Maurício Vale é especialista em comida asiática mas foi desafiado para vir cá preparar, mais tarde, um prato com inspiração lusa.
É desta forma que a Makro Portugal, que serve mais de 45 mil negócios ligados à distribuição alimentar e canal Horeca, está a promover o País no evento, que acontece depois de em julho passado o grupo alemão ter separado os negócios alimentar e não-alimentar, A atividade de distribuição grossista assume desde então a designação de Metro, enquanto as insígnias dedicadas à área tecnológica, como a Media Markt, operam sob alçada da empresa independente Ceconomy.
Na exposição encontra-se também o projeto GuestU. A startup criada em 2014 por Euclides Major e Marcelino Moreno é a única portuguesa entre as dez, de sete diferentes países, que vão participar na próxima edição do programa Metro Accelerator, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de novas ideias para os setores que a cadeia grossista serve. Consiste em um smartphone, que os clientes de hotéis encontram nos quartos e através do qual conseguem aceder a um alargado número de serviços, do hotel e da cidade que estão a visitar. Neste momento, a startup já conquistou 20 hotéis em Portugal e Espanha.
*O HIPERSUPER viajou a Düsseldorf a convite da Makro Portugal. Saiba mais sobre o Metro Unboxed na edição impressa de outubro.