Dona da Margão compra divisão alimentar da britânica Reckitt Benckiser
A multinacional norte-americana que em Portugal detém as especiarias Margão adquiriu a “RB Foods” por cerca de 3,6 mil milhões de euros
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O negócio alimentar da britânica Reckitt Benckiser foi vendido à produtora norte-americana de especiarias e condimentos McCormick. A empresa que em Portugal detém as especiarias Margão adquiriu a “RB Foods” por 4,2 mil milhões de dólares, cerca de 3,6 mil milhões de euros.
Unilever e Hormel Foods eram os nomes destacados na corrida para a compra da divisão alimentar da Reckitt Benckiser. A dona de marcas como Durex, Veet, Air Wick, Calgon ou Nurofen anunciou em abril passado o desinvestimento na produção de mostardas, ketchups, entre outros produtos, para financiar o negócio de leite infantil Mead Johnson Nutrition, adquirido anteriormente. A empresa britânica previa encaixar com a alienação cerca de 2,5 mil milhões de euros, valor superado pela proposta da produtora norte-americana que agora tem nas mãos as marcas French’s, Frank’s RedHot e Cattlemen’s. Estas vão-se manter no mercado com o mesmo nome.
Em comunicado, a McCormick explica que a Frank’s RedHot lidera as vendas na sua categoria nos Estados Unidos e Canadá, da mesma forma que a mostarda daquela marca é a mais vendida em ambos os mercados. Além das vendas no retalho, a especialista em especiarias e condimentos prevê com este fortalecimento de portefólio aumentar “em mais de 50%” as vendas no canal de “foodservice” nos Estados Unidos e Canadá, segmento em que as marcas da “RB Foods” apresentam “posições atrativas no que diz respeito a molhos, mostardas e vegetais crocantes”.
Em conjunto, espera-se que os negócios gerem vendas anuais de “cerca de 5 mil milhões de dólares” (cerca de 4,3 mil milhões de euros), um crescimento a partir a atual faturação de 4,4 mil milhões de dólares (cerca de 3,8 mil milhões de euros) da multinacional norte-americana.
Em Portugal, onde detém cerca de 40 colaboradores, a McCormick gerou em 2016 uma receita de aproximadamente 15 milhões de euros.