Único shopping reconhecido na União Europeia pela sustentabilidade é português
Pela sétima vez o centro comercial de Almada, no distrito de Setúbal, recebeu o reconhecimento EMAS respeitante ao padrão de regras e cumprimento dos requisitos fixados pela entidade europeia

Ana Catarina Monteiro
Minerva lança nova Salada de Atum inspirada na tradição portuguesa
DHL Express realiza conferências sobre internacionalização das empresas portuguesas (adiado)
Já pode ler a edição 433 em formato digital
Edição 433: Entrevista Driscoll’s + APED + Aveleda + Ifthenpay + Omnicanal
FCamara e Shopify criam parceria para projetos de ecommerce em Portugal
Grupo Rhenus fortalece operação logística na região LATAM
Fórum Coimbra investe 12 milhões de euros em expansão de lojas âncora
Vanessa Romeu é a nova diretora de corporate affairs do Lidl Portugal
Delta Expresso e Surprise Box chegam ao Alegro Sintra
Mondelēz será patrocinador oficial da Liga Portugal
O Almada Forum é o único centro comercial, a nível mundial, registado na EMAS (Environmental Management and Audit Scheme), instrumento da União Europeia criado para auditar e ajudar as organizações no cumprimento as regras e requisitos de gestão ambiental.
Pela sétima vez, o centro comercial de Almada, no distrito de Setúbal, recebeu o reconhecimento EMAS respeitante ao padrão de regras e cumprimento dos requisitos fixados pela entidade europeia.
“Desde o momento da projeção que o centro segue um carácter de sustentabilidade, tendo nos seus princípios básicos práticas como uma eficiente gestão energética, com medidas para a racionalização e redução dos consumos energéticos; monitorização do consumo de água em todo o centro; identificação e tratamento específico para todos os resíduos produzidos pelo shopping; recorrente preocupação e acompanhamento do impacto ruidoso da atividade do centro; verificação do impacto da sua existência para a biodiversidade”, dá conta em comunicado o centro da Multi Portugal.
Desta forma, o Almada Forum é o primeiro shopping e o único a nível mundial a obter o reconhecimento da EMAS, estando entre as organizações “sustentáveis” registadas na entidade.
Segundo a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), “a principal motivação para a tomada de medidas de sustentabilidade urbana e ambiental na gestão dos centros comerciais reside essencialmente na necessidade de redução dos custos de funcionamento. A preocupação deve assumir novas dimensões, com os centos a mostrarem um caráter sustentável, desde logo, a partir da projeção dos edifícios, como aconteceu com o Alamda Forum”.