Ministro da Agricultura: “Há muitos obstáculos na internacionalização dos produtores de azeite”
Luís Capoulas dos Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, disse que há “muitos obstáculos na internacionalização dos produtores” nacionais de azeite, reforçando a intenção de o Governo continuar a apoiar o setor

Ana Catarina Monteiro
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O seminário “O sector do Azeite em Portugal – crescimento e competitividade”, decorreu no passado dia 28 de novembro, Dia Mundial da Oliveira, no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.
No evento organizado pela Casa do Azeite, que celebra este ano o 40º aniversário, Luís Capoulas dos Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, disse que há “muitos obstáculos na internacionalização dos produtores” nacionais de azeite, reforçando a intenção de o Governo continuar a apoiar o setor.
Na campanha oleícola de 2015/16, a produção portuguesa aumentou 79% face à anterior, atingindo as 109 052 toneladas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, citados em comunicado pela Casa do Azeite. Este foi a “terceira maior produção dos últimos 100 anos”, devido não só às condições atmosféricas e do solo como à produção de novas áreas de olival, principalmente no Alentejo, região que representa cerca de 75% da produção de azeite no País.
Luís Folque, presidente da “casa” que promove os produtores e embalados de azeite de marca, sublinhou, por sua vez, o “aumento da qualidade do azeite português, do qual cerca de 75% é virgem extra”.