O caso do Continente nas redes sociais, por Camila Fonseca (comScore Portugal)
A internet hoje faz parte do quotidiano de toda a população, seja via desktop ou ainda mais via dispositivos móveis. Realizam-se neste ambiente as tarefas mais simples do dia a dia, como procurar informações de sites corporativos, serviços. Entre as maiores atividades, destaca-se o setor retalhista. A categoria retalho já tem um alcance de 61,1% na população digital portuguesa, segundo o último ranking de audiência em desktops da comScore (MMX, Portugal, abril 2016)

Ana Catarina Monteiro
Lisbon Bar Show apresentou novidades
Papa Johns continua expansão em Portugal com nova abertura no Barreiro
Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025
Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira
Bacalhôa conquista distinções no Mundus Vini Spring Tasting 2025
Leroy Merlin lança boxers de cintura subida pensados para evitar “revelações inesperadas”
Sónia Gonçalves reforça equipa de industrial & logistics da Adecco Portugal
AEP promove missão empresarial ao Canadá
CONFAGRI promove seminário sobre desafios na atividade pecuária
“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”
Por Camilla Fonseca, Sales Director da comScore Portugal
A internet hoje faz parte do quotidiano de toda a população, seja via desktop ou ainda mais via dispositivos móveis. Realizam-se neste ambiente as tarefas mais simples do dia a dia, como procurar informações de sites corporativos, serviços. Entre as maiores atividades, destaca-se o setor retalhista. A categoria retalho já tem um alcance de 61,1% na população digital portuguesa, segundo o último ranking de audiência em desktops da comScore (MMX, Portugal, abril 2016).
No grupo Sonae, a marca retalhista com maior destaque é o Continente. A empresa já é um dos maiores anunciantes do País e dá um bom exemplo nas redes sociais. No ano de 2016 já atingiu altos patamares, como no mês de maio, quando ultrapassou a marca de 85.000 ações no Facebook. O total de ações considera likes, comentários e partilhas, de acordo com a ferramenta Shareablee, para análises competitivas em redes sociais.

Fonte: Facebook
Mas quem é este fã? O Shareablee também confirma que, no mês de maio de 2016, o total de mulheres representava 83,12% de todos os fãs da página. Além da presença, são elas as que mais interagem com a página, um total de 80% de ações realizadas. O conteúdo é bastante diversificado: há promoções, homenagens em datas comemorativas, receitas, entre outros. Os fãs estão relacionados a alguns interesses, como música (32%), programas de televisão (13%), comida (12%) e celebridades (10%).
O ano de 2016 pode ser considerado um ano bem positivo para a marca. Só neste ano a marca elevou seu total de fãs em mais de 31.000, que estão a interagir mais a cada mês. A média do número de likes por publicações já quadruplicou desde fevereiro, além do total de comentários realizados, que chegou ao total de 2.891 no mês de maio, um recorde para o ano até o momento.
O Facebook acaba por somar a maioria de fãs, mas no Instagram a marca também está presente e conta de janeiro a maio deste ano com um total de 39.320 seguidores, totalizando 26.354 ações, entre likes e comentários. A rede não cativa o público da mesma forma que o Facebook, já que a publicação com mais ações aconteceu no ano novo, mas ainda assim, o Continente está a ganhar volume no Instagram.

Fonte: Instagram
Na mesma rede, o total de seguidores de janeiro a abril cresceu em mais de 10 mil seguidores e o total de likes volta a recuperar do patamar que atingiu em janeiro deste ano, atingindo 5.667 ações já em maio.
Se o Facebook já atingiu grandes patamares, o Youtube ainda acrescenta números a estes louros. De janeiro a maio já tiveram 1.275.301 ações, entre visualizações e comentários aos vídeos que, na sua maioria, têm duração de 30 a 59 segundos. A última publicação da marca na rede bateu recorde de visualizações no ano, alcançando 326.323 visualizações, com o filme “Fome de Vencer” para o Euro 2016.

Fonte: Youtube
A publicação também é a que mais recebeu likes e comentários neste ano. O total de subscritores também é crescente e chega a números ainda não atingidos neste ano.
Este é de facto um caso de sucesso para Portugal e pode servir de inspiração para muitas outras marcas que queiram apostar no ambiente digital. A internet é o ambiente mais favorável para a medição do ROI (Retorno do Investimento). É através da interação com o público e da simpatia criada pela convivência diária com seus fãs que as marcas podem gerar vendas inesperadas. Esta aposta está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma equipa dedicada às redes e comunicação digital. Não basta estar presente.

Camilla Fonseca, Sales Director comScore Portugal
Deve-se criar, interagir, acompanhar fenómenos e grandes acontecimentos no ambiente digital e casar todas estas ações a publicações criativas, no local e hora certas e na quantidade certa, já que publicações em excesso podem causar uma má percepção e a perda de seguidores.
Cada marca sabe bem sobre seus produtos e levar cada uma dessas características ao ambiente digital faz com que os usuários levem consigo sempre a lembrança (positiva) da marca e, por consequência, podem tomar decisões rápidas ao ter de escolher uma marca no momento de ir à loja e optar por um produto. O ideal é não escolher o concorrente.
Nota: Dados obtidos a 21 de Junho de 2016, às 22:00