Data Center Homepage Newsletter

Portugueses mostram maior propensão para consumo

Por a 19 de Julho de 2016 as 11:26

Os consumidores portugueses preveem um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) este ano, diz o estudo Clima de Consumo na Europa da consultora GfK.

O portugueses continuam a não poder pagar produtos ou serviços de alto valor, mas a propensão para realizar compras está a aumentar “lentamente”. A análise às expectativas dos consumidores durante o segundo trimestre do ano mostra uma maior predisposição para o consumo. Este indicador atingiu os -21,5 pontos, no período de referência, o que representa uma subida de 2,9 pontos. Em maio, atingiu o valor mais elevado desde junho de 2004 (-20,5 pontos).

A consultora explica que muitos desempregados esperam encontrar trabalho mas, no entanto, as expectativas de rendimentos desceram ligeiramente (2,5 pontos) desde março até atingirem os 17,5 pontos em junho. Ainda assim, comparando com o ano anterior, o indicador aumentou 16,6 pontos.

A nível europeu, os indicadores do clima do consumidor apresentam imagens muito diferentes, uma vez que nos últimos três meses os diferentes estados europeus “têm-se centrado sobretudo em questões do foro interno” – eleições na Áustria e Espanha, sanções contra a Rússia, negociações sobre novos pagamentos da União Europeia (UE) à Grécia, crise de refugiados em Itália, entre outras. No total dos 28 países da UE , verifica-se que o clima do consumidor registou um aumento considerável de março a junho de 2016, subindo 4,1 pontos para 13,1 pontos. O valor é o mais elevado desde março de 2008 (16,8 pontos).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *