Estudo. Apenas 13% dos retalhistas apostam em sistemas de pagamento por telemóvel
A pesquisa dá conta que 18% dos retalhistas tem loja online. Um total de 24% dos empresários pondera investir no comércio online durante o próximo ano. Por outro lado, apenas 13% dos retalhistas considera lançar soluções de pagamento por telemóvel

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
A otimização dos processos de negócio e a adaptação da experiência de compra à vontade do consumidor são as principais tendências apuradas no estudo “A Revolução Tecnológica no Retalho: Realidade ou Ambição?”, desenvolvido pela PHC Software, que dá a conhecer as “especificidades e necessidades tecnológicas” do setor do retalho.
A pesquisa dá conta que 18% dos retalhistas tem loja online. Um total de 24% dos empresários pondera investir no comércio online durante o próximo ano. “A loja online é hoje crucial na área do retalho e é natural que 42% dos retalhistas pretenda investir nesta área. Sabem que os seus negócios necessitam das soluções tecnológicas que dão aos seus clientes a experiência que estes procuram”, sublinha Cláudia Raposo, diretora de operações (COO) da PHC Software.
Mais de 83% dos ‘players’ deste mercado opta por um software de gestão integrado com o ponto de venda, não só para fazer face às obrigações legais, mas também para responder à necessidade de automatização de processos e de uma gestão eficaz de stocks, segundo o estudo. A sincronização de dados entre lojas e sede é já feita em tempo real por 62% dos inquiridos, o que facilita e agiliza os processos de inventário e stock.
Apesar do estudo desenvolvido pela Gartner, que estima que em 2018 50% dos consumidores deverão utilizar os pagamentos por telemóvel em mercados maduros, o estudo desenvolvido pela PHC conclui que apenas 13% dos retalhistas considera vir a dar resposta a esta necessidade durante os próximos dois anos.
Os resultados deste estudo, que demonstram a aposta do setor na otimização, foram apresentados por ocasião do “Retail Day”, evento que decorreu nas instalações da Microsoft em Lisboa e contou com cerca de cem parceiros e clientes da PHC.