Euro 2016: O retalho ganha nesta competição?
2016 é ano de competição europeia de futebol. Como será que a competição influencia as vendas de retalho?
Ana Catarina Monteiro
Ferreira do Zêzere organiza Festival Gastronómico do Ovo
Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira
Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa
Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial
Garland Academy celebra um ano e lança novos projetos formativos
Bruno Amaro assume o Departamento de Rural da Savills Portugal
Saldos são momento promocional mais crítico para Portugal
Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021
Normal reforça presença em Lisboa com nova loja de rua
Quinta do Pessegueiro lança a quarta edição limitada do Plenitude
2016 é ano de competição europeia de futebol. Como será que a competição influencia as vendas de retalho?
As competições de futebol têm o poder de mobilizar muitos adeptos e influenciar o consumo com as vendas de produtos relacionados com as equipas, assim como de alimentação e bebidas. Mas como se reflete o consumo nos diferentes países?
A consultora FootFall, citada pela Inforetail, estima que os países que mais beneficiam com as competições europeias são os anfitriões. Ou seja, quem mais ganhará vendas este ano será a França. No último europeu, em 2012, a Polónia observou crescimentos na afluência às lojas e centros comerciais de 5,3% por semana, durante os jogos que recebeu ao longo do torneio. Por outro lado, os restantes países assistem a uma queda do número de clientes nas lojas durante a fase inicial de grupos, uma vez que os adeptos ficam em casa para ver os jogos.
No entanto, os consumidores voltam às lojas e ‘shoppings’ assim que a equipa do seu país é eliminada da competição ou quando chega à final. Por exemplo, na última edição do campeonato europeu, Espanha viu a sua equipa nacional ser campeã, contando com um aumento de 20,6% nas visitas às lojas na semana em que se realizou o jogo final, em relação à semana anterior. Portugal foi semifinalista, o que permitiu um aumento de 5,1%, de semana para semana, nos últimos 15 dias da competição, após a eliminação da “equipa das quinas”. Já na Alemanha, a afluência diminuiu em média 3,3% por semana, durante as últimas três semanas e o Reino Unido viu as visitas semanais às lojas caírem 3,1% nas semifinais, até ser eliminado e voltar a crescer em média 1,9% por semana.
Segundo a consultora, se se comparar os valores com os números dos mesmos dias do mês anterior as quedas acentuam-se.