Análise Kantar. A cerveja bebe-se com amigos, os refrigerantes em família e o café com todos!
Como consumimos bebidas fora de casa, em Portugal? Com quem partilhamos cada um desses momentos? E que oportunidades podem ser exploradas pelas marcas que trabalham neste ecossistema? Uma análise da Kantar Wordpanel em exclusivo para o HIPERSUPER
Rita Gonçalves
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Os desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
Presidente da ADENE nomeado para o CDAP
AEP organiza congresso sobre as tendências e o futuro das empresas
Brother estende para cinco anos a garantia das impressoras TJ
Associações da UE pedem ação urgente e estratégia a longo prazo para a água
Empresas querem aumentar receitas com vendas online para novos mercados
Sabe bem neste verão: a sugestão de João Basto, diretor-geral da Centazzi
Bebidas lácteas em pó ‘Yogoody Shake’ no Continente Food Lab
Uma análise da Kantar Worlpanel
Como consumimos bebidas fora de casa, em Portugal? Com quem partilhamos cada um desses momentos? E que oportunidades podem ser exploradas pelas marcas que trabalham neste ecossistema?
No primeiro trimestre de 2016, 22% dos portugueses consumiram cerveja fora de casa, de acordo com o novo painel da Kantar Worldpanel que mede a compra e o consumo no “out-of-home”. Dos principais tipos de bebidas que consumimos fora de casa, a cerveja é a bebida mais social: 6 em cada 10 vezes bebe-se cerveja na companhia de amigos ou colegas de trabalho. São muito poucas as ocasiões em que é consumida sem companhia. Uma particularidade interessante deste produto.
Do lado oposto surge o café, bebida de eleição dos portugueses, quando se encontram fora de casa (80,6% no primeiro trimestre) e que apresenta um consumo mais individual, pois 47% das vezes é consumido sem companhia. Não obstante, o café é também um produto “socializante”, que se toma com amigos, com familiares, com colegas de trabalho ou com o cônjuge.
Nos refrigerantes, por sua vez, o hábito de consumo é de cariz mais familiar. Quase 4 em cada 10 portugueses consumiram refrigerantes fora de casa no primeiro trimestre de 2016 e 4 em cada 10 ocasiões de consumo de refrigerantes foram feitas na companhia de familiares. Dentro dos refrigerantes, o segmento “sem gás” é claramente o mais familiar de todos.
Em termos de momentos de consumo, este novo estudo permite também conhecer quando e como se consomem alimentos e bebidas, fora de casa. Por exemplo, ficamos a saber que os refrigerantes com gás são a bebida favorita dos portugueses para os almoços fora de casa. A segunda bebida com maior procura é a água, que tem mais do dobro das ocasiões de consumo do que a cerveja, ao almoço.
Neste primeiro trimestre as categorias de bebidas com maior penetração, no consumo fora de casa, são, respetivamente, café, água sem gás, sumos e néctares, colas, cerveja com álcool, chá, ice tea e vinho.