Novo painel da Kantar recolhe informação no “momento imediato” da compra
Através de uma aplicação desenvolvida para o efeito de recolha de informação no próprio momento do ato de consumo, a nova solução “permite obter uma visão mais realista e completa dos nossos hábitos de consumo fora de casa”
Rita Gonçalves
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal
Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal
Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal
A consultora Kantar Worlpanel lançou uma nova ferramenta de “research” que promete um retrato fiel do comportamento de consumo fora de casa. “Portugal não dispunha de um estudo sistemático e regular sobre a forma como fazemos o consumo alimentar fora de casa”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Hugo Baptista, responsável pelo projeto.
A grande novidade é utilizar os “smartphones” para recolher informação. Através de uma aplicação desenvolvida para o efeito de recolha da informação no próprio momento do ato de consumo, a solução “permite obter uma visão mais realista e completa dos nossos hábitos de consumo no ‘Out-of-Home’ (OOH).
“Abrange o consumo de 12 categorias de alimentos e de bebidas e usa uma amostra representativa que regista, em tempo real, o seu comportamento de consumo. Esta nova metodologia, já utilizada noutros países, foi testada no nosso País durante cerca de um ano, com bastante sucesso, tendo sido lançada para o mercado no último trimestre de 2015”.
Hugo Baptista, Project Manager “OOH”
Que tipo de vantagens traz esta metodologia ao mercado português?
Este novo painel é um passo importante até para o futuro do ‘market research’, pela inovação que traz ao usar “smarthphones” combinado com uma amostra representativa. Em concreto este painel “Out-of-Home” foi desenvolvido com o intuito de responder a uma lacuna existente no mercado: Como conhecer melhor o comportamento de consumo fora de casa?. E também para complementar os comportamentos de compra para consumo no lar.
Porquê a utilização de smartphones?
A utilização de smartphones foi a metodologia mais vantajosa, não só pela crescente penetração e utilização do dispositivo, como pelo efeito de recolha no “momento imediato” da compra, conferindo mais qualidade à informação pretendida. Potencia-se assim um maior rigor, espelhando a complexa realidade do consumo fora de casa. Ou seja, não nos baseamos na memória dos respondentes, mas sim no registo da sua experiência real e imediata de consumo. É, portanto, uma metodologia que permite obter uma informação mais real, completa e de maior detalhe. A maior rapidez dos dados e a maior flexibilidade, foram igualmente fatores coadjuvantes para avançarmos para esta metodologia inovadora. A atual elevada penetração dos smartphones e a tendência crescente de utilização por todos os targets etários, é um fator que nos dá garantia de ter feito uma opção adequada para o momento atual, e para o futuro.
Como está a ser a adesão e a reação dos portugueses a esta nova forma de recolher informação, via smartphone?
Sabíamos que os portugueses têm uma natural apetência para experimentar coisas novas e que aderem bem às novas tecnologias. Tínhamos igualmente o ‘benchmark’ com os resultados no mercado espanhol e a expectativa era alta. A implementação em Portugal surpreendeu-nos pela positiva, não só pelo nível de adesão, bem como pela eficácia e rapidez no registo do consumo. Os colaboradores do painel registam o que compram no preciso momento de consumo e com grande nível de detalhe de informação. O que garante robustez e um bom espelho realidade para a informação a fornecer aos nossos clientes. Uma importante amostra de 1500 participantes permite representar bem a população estudada e o tipo de consumo e comportamento de compra, neste mercado.