3 perguntas a…Francisca Lino Neto, Consumer Insigths Director da Nielsen
“O custo em ações, recursos e campanhas para captação de novos clientes, com quem tem que se começar uma relação do zero, exige um maior investimento, comparativamente com a regular manutenção e acompanhamento dos clientes atuais através dos recursos já existentes”

Rita Gonçalves
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
3 perguntas a…Francisca Lino Neto, Consumer Insigths Director da Nielsen
A consultora Nielsen e a ‘software house’ ResponseTek lançaram uma nova ferramenta que reúne dados analíticos e um software omnicanal em tempo real para ajudar a reter os ‘shoppers’ nos diferentes pontos de contato
Em que consiste o novo serviço “Nielsen Listening Platform”?
A nova ferramenta permite às empresas conhecerem a avaliação da satisfação dos seus clientes, em tempo real, de determinados atributos que são críticos para a otimização dos seus serviços e maximização dos resultados comerciais. A plataforma é omnicanal sendo possível auscultar a satisfação dos clientes nos vários canais de pontos de contato com a empresa, como o website, a loja ou a aplicação.
Em que medida a solução ajuda a fidelizar os clientes?
Os atributos com elevada correlação com a satisfação dos clientes são os que as empresas devem comunicar de modo a conquistar novos clientes. Para a fidelização há que otimizar o serviço investindo nesses atributos e agindo, em tempo real, nos que geram insatisfação. Como? Alertando de imediato as pessoas certas dentro das organizações de modo a agirem junto dos clientes e resolverem de uma forma célere o problema.
Reter um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que a fidelização dos já existente. Como chegaram a este número?
Através do contato com a realidade dos nossos clientes. O custo em ações, recursos e campanhas para captação de novos clientes, com quem tem que se começar uma relação do zero, exige um maior investimento, comparativamente com a regular manutenção e acompanhamento dos clientes atuais através dos recursos já existentes. Este novo serviço é uma ferramenta estratégica que ajuda na retenção e fidelização dos clientes.