Portugal entre os piores desempenhos no comércio a retalho em 2015
O comércio a retalho está a recuperar a dinâmica na Europa. As vendas aceleraram 2,4% na zona euro no ano passado. Portugal, a par da Bélgica e Dinamarca, regista um dos piores desempenhos

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O comércio a retalho está a recuperar a dinâmica na Europa. As vendas aceleraram 2,4% na zona euro no ano passado, enquanto o crescimento no conjunto da União Europeia (UE) atingiu 3% face ao período homólogo.
Concretamente no último mês do ano, as vendas a retalho cresceram 1,4% na zona euro e 2% em toda a União, face a igual período do ano anterior. Na comparação com novembro, a faturação aumentou 0,3% na zona da moeda única e 0,1 nos 28 países.
A subida de 1,4% nas vendas em volume no comércio a retalho na zona euro está sobretudo relacionada com a subida registada no agrupamento dos produtos não alimentares (1,8%). Os produtos alimentares, bebidas e tabaco evoluíram 0,8% no mesmo período.
Na União, o agrupamento de produtos não alimentares aumentou as vendas em 2,3% enquanto os produtos alimentares aceleraram 1,5%.
As maiores subidas em volume tiveram lugar na Roménia (14,3%), Estónia (5,8%), Polónia (5,5%). Pelo contrário, Portugal (1,3%), Bélgica (1,2%) e Dinamarca (0,3%) registaram os piores desempenhos no ano passado.