Distribuição

Nova plataforma cria mais pontos de contato entre retalhistas e consumidores

A plataforma agregadora de folhetos ‘Quoty’ chega a Portugal depois de conquistar cinco milhões utilizadores na Europa. A aplicação gratuita que facilita o acesso às promoções também permite partilhar listas de compras e armazenar cartões de fidelização

Rita Gonçalves
Distribuição

Nova plataforma cria mais pontos de contato entre retalhistas e consumidores

A plataforma agregadora de folhetos ‘Quoty’ chega a Portugal depois de conquistar cinco milhões utilizadores na Europa. A aplicação gratuita que facilita o acesso às promoções também permite partilhar listas de compras e armazenar cartões de fidelização

Rita Gonçalves
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A ferramenta tecnológica deFilipe Nery project manager Mediapost “estabelece pontos de contato fora do momento da transação”, durante a ‘customer journey’ do consumidor. Em entrevista ao HIPERSUPER, Filipe Nery, project manager da multinacional de origem francesa, revela quais.

Qual o investimento feito para lançar o Quoty em Portugal? O que traz de novo, de diferenciador e inovador esta ferramenta ao mercado nacional?

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Até agora, as muitas aplicações que existiam em Portugal tinham funções muito limitadas; umas só com folhetos, outras só com lista de compras, outras só com cartões de fidelização e outras ainda só com localização de lojas. O que a Mediapost Internacional fez foi olhar para o mercado e adquirir a licença da melhor solução europeia, para todas estas funções.

O Quoty permite ao utilizador ter todas aquelas funções numa só plataforma (aplicação e web), totalmente em português e com as marcas e folhetos dos maiores retalhistas, sempre atualizados. Além destas funcionalidades, existe uma particularidade que faz a diferença: o utilizador pode, a partir do folheto em formato digital, escolher um produto e adicioná-lo à lista de compras.

Achamos que desta forma aproximamos mais o retalhista do consumidor, criando mais pontos de contacto com o mesmo, trazendo mais relevância à marca e, por fim, o grande objetivo, conquistar mais clientes.

Estamos a fazer um forte investimento em publicidade: uma tour pelo País em vários hipermercados, um folheto publicitário multimarca ‘Quoty’ distribuído em um milhão de lares e uma ação de ativação.

A plataforma agregadora de folhetos promocionais confina-se à distribuição deixando de fora retalhistas e marcas especializados no setor não alimentar?

Não, de todo. Esta é uma aplicação para todos os retalhistas e marcas que queiram estar presentes, sejam estes do setor alimentar ou de outro.

A plataforma não agrega só folhetos promocionais da distribuição alimentar. Temos na plataforma também outras áreas, tais como: tecnologia; jardinagem; bricolage; moda; desporto e beleza, entre outros.

Como têm acesso aos folhetos promocionais garantindo ao utilizador uma lista exaustiva dos descontos e promoções do momento? E no caso das marcas que embora tenham promoções não fazem parte dos folhetos?

Numa fase inicial, temos acesso aos folhetos porque estão disponíveis nos diversos sites dos retalhistas, mas numa segunda fase, logo imediata, recebemos os folhetos diretamente dos retalhistas. As marcas que não tenham folhetos, também vão poder estar presentes no Quoty, no início através de “pop-up” ou “banners” e ainda patrocinando categorias na lista de compras. A curto prazo irão existir outras funcionalidades que promovem a comunicação destas marcas com o consumidor.

promocoesAlém dos folhetos promocionais, têm acesso e disponibilizam outros descontos praticados por retalhistas e marcas de grande consumo? Quais?

De momento não, mas num futuro próximo iremos ter outras funcionalidades que preveem uma comunicação mais direta de descontos e promoções dos retalhistas e sobretudo de FMCG [Fast-moving Consumer Goods].

Além da identificação de oportunidades de compra, a aplicação permite efetuar a compra?

De momento não. No entanto prevemos essa funcionalidade a médio prazo.

Permite, no entanto, fazer e partilhar listas de compras e armazenar virtualmente os cartões de fidelização. Quais as vantagens destas valências quer para consumidores quer para retalhistas?

Nos dias de hoje a partilha é fundamental. O consumidor está atento a esse facto e dá prioridade a soluções que o façam. O momento da compra é muitas vezes planeado em família e com o Quoty a lista de compras pode ser, por exemplo, feita pela mulher e enviada para o marido, por email ou por sms, por ser ele que faz as compras em loja, ou vice-versa.

Quanto aos cartões de fidelização, é uma grande vantagem poder ter todos os cartões, digitalizados numa só aplicação. Vantagem essencialmente para os homens que muitas vezes não levam os mesmos por causa da dimensão das carteiras.

A aplicação é gratuita? Está disponível para todos os sistemas operativos?

Sim, a aplicação é gratuita. Está disponível para Android [Google] e iOS [Apple] e estará também no início deste ano para Windows Phone.

Como é que o Quoty rentabiliza o investimento?

Através da participação ativa das marcas nesta plataforma. Atualmente, as marcas podem marcar uma posição de maior relevância nesta ferramenta que lhes permite criar mais pontos de contacto. Por exemplo, o retalhista poderá requerer uma ‘push notification’ para alertar os utilizadores de que o seu folheto ou catálogo já está disponível, ou para destacar um produto ou uma promoção.

Existem várias maneiras de estar presente no Quoty e que se adequam aos diferentes setores. Poderemos nomear algumas, como a presença nos Top Folhetos, que estatisticamente aumenta a visualização do folheto em cinco vezes; o destaque proporcionado pela presença na newsletter desta aplicação; a visibilidade do ‘banner’ disponível quer no website quer na app; ou através da funcionalidade de notificação ‘pop up’ e de uma inserção no folheto publicitário multimarca de grande alcance.

“Esta solução de marketing relacional traz novas oportunidades para marcas e retalhistas interagirem e aumentarem a sua presença na vida do consumidor”. Como?

Estas oportunidades são, no fundo, os pontos de contacto. Um exemplo claro é o patrocínio de uma categoria na lista de compras. Se uma marca de refrigerantes se associar a esta categoria, patrocinando-a, aumenta a probabilidade do seu produto ser adquirido por ser o primeiro a ser visto pelos utilizadores desta ferramenta. Esta marca vai ainda aumentar as suas probabilidades de se tornar num ‘Top of Mind’ para estes utilizadores, devido ao constante contacto.

Existem outras oportunidades – a presença do folheto ou catálogo no Top Folhetos, ou nos Folhetos Recomendados, que estão na página inicial da aplicação e do website e que, por isso, têm maior probabilidade de serem visualizados.

Quais os pontos de contato que estabelecem durante a “customer journey”?promocoes

A ‘customer journey’ do utilizador desta ferramenta pode começar na pesquisa de folhetos ou catálogos, ou ainda através da criação da lista de compras. Se o utilizador começar pelo folheto, poderá guardar uma promoção específica na sua lista de compras – dando desta forma início à criação de pontos de contacto durante a ‘customer journey’. Ao começar pela lista de compras, a marca pode estabelecer este contacto através do patrocínio da categoria. Esta jornada continua quando o utilizador consulta a lista já no ponto de venda e, por fim, quando passa o cartão da insígnia – digitalizado na aplicação – pelo scan. Como se pode verificar, são vários os pontos de contacto possíveis.

Uma das funcionalidades– o localizador de lojas – possibilita o estabelecimento de pontos de contacto antes da criação da lista de compras. Imaginemos que o utilizador está de férias, mas quer ir à mesma loja onde faz as suas compras habitualmente. Pode utilizar esta função para encontrar a loja mais próxima do local onde se encontra.

E de que forma ajuda na fidelização de clientes?

O utilizador tem a possibilidade de subscrever notificações das suas marcas preferidas. Pode, a título de exemplo, subscrever um determinado folheto ou catálogo e será alertado quando um novo folheto estiver disponível. O Quoty contribui, desta forma, para fidelizar este cliente e aproximá-lo do retalhista.

Uma vez que a plataforma já conquistou cinco milhões de utilizadores na Europa, têm dados concretos sobre este aumento de presença, a fidelização, o aumento das vendas e eficácia das promoções? Quais?

Estes dados pertencem aos retalhistas, são confidenciais, mas o crescimento no seu país de origem, Bélgica, e a internacionalização para outros sete países provam que a plataforma contribui para a fidelização dos consumidores e aumenta as vendas de retalhistas e marcas.

A aplicação está presente em oito países onde conquistou a confiança de mais de 5 milhões de utilizadores regulares. Quais são? Onde registou maior adesão?

Os oito países são Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Inglaterra, Itália, Roménia e Espanha. Portugal entra agora neste grupo. A ‘app’ tem tido bastante sucesso, um pouco por todos os países onde está presente. Em França, já tem mais de um milhão e meio de utilizadores, o país com mais utilizadores.

Quais os principais números estimados para Portugal no que diz respeito a descarregar a aplicação por exemplo no primeiro ano de atividade?

O nosso objetivo é alcançar 300 mil downloads no primeiro ano de atividade.

 

Sobre o autorRita Gonçalves

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Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

Hipersuper

A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

Sobre o autorHipersuper

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Alimentar

Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica

A iServices acaba de inaugurar a sua nova sede regional no Porto, um espaço corporativo com 156 m² que reforça a presença da marca no norte do país e que será o novo centro de formação contínua para os seus colaboradores.

BRANDED

Neste espaço ganha vida a Academia iServices, uma estrutura dedicada à especialização técnica em reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos.

Com um design contemporâneo, funcional e acolhedor, a nova sede traduz a identidade da marca num ambiente pensado ao detalhe para promover a ergonomia, o bem-estar e a eficiência no local de trabalho. O layout integra zonas distintas como salas de reuniões, áreas de trabalho amplas, lounge e copa – criando um espaço versátil, adaptado às necessidades atuais e futuras da equipa.

Bruno Borges, Diretor-Geral da iServices, afirma que “com mais de 15 anos de experiência no setor da reparação de tecnologia, a iServices acumulou um know-how técnico único no mercado. A criação da nossa Academia é o reflexo deste percurso: um espaço dedicado à partilha de conhecimento, à formação especializada e à elevação dos nossos padrões de qualidade. Queremos que cada colaborador que passe por aqui se torne não só mais qualificado, mas também mais confiante e preparado para enfrentar os desafios tecnológicos do presente e do futuro.”

Também em expansão internacional, a iServices inaugurou recentemente uma nova sede regional em Bruxelas, criada à imagem da sede de Lisboa. Neste novo espaço, em regime de open space, é promovida a colaboração, a proximidade entre equipas e uma comunicação mais fluida — pilares da cultura organizacional da marca. Com copa, sala de reuniões e zona de convívio, esta sede alia modernidade e funcionalidade, com uma decoração leve e contemporânea.

Com estas duas novas sedes regionais — no Porto e em Bruxelas — a iServices continua a consolidar o seu posicionamento como líder na reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos. Referir que o headquarters em Lisboa será mantido.

Fundada em 2011, a iServices é líder de mercado na reparação de smartphones, tablets, computadores e na venda de recondicionados com 3 anos de garantia. A marca distingue-se pelo foco no cliente, pela inovação dos seus serviços e por uma visão clara de economia circular, prolongando a vida útil dos equipamentos e contribuindo para um consumo tecnológico mais responsável e sustentável. Atualmente, conta com mais de 100 lojas em Portugal, Espanha, França e Bélgica.

 

 

Sobre a iServices:

A iServices nasceu em 2011, conta atualmente com mais de 450 colaboradores e está presente com mais de 100 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices contabiliza mais de trinta mil reparações por mês em equipamentos multimarca (Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras) sendo ainda o representante oficial, em Portugal, da marca de drones líder do mercado global, a DJI. Antes de qualquer reparação, a iServices realiza sempre um diagnóstico gratuito e sem compromisso. Este serviço de reparação é complementado por uma vasta oferta de acessórios e gadgets de marca própria – a iS. A iServices trabalha com técnicos especializados presentes em todas as lojas e efetua as suas reparações em cerca de 20 minutos. Recebeu em 2019 a distinção como ‘empresa gazela’, em 2025 é considerada “Marca Recomendada”, “Prémio 5 Estrelas” e “Escolha do Consumidor” pelo terceiro ano consecutivo. A marca renova ainda, em 2025, o selo Escolha Sustentável e o prémio “A Melhor Loja”.

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Retalho

Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões”, destacam os intervenientes no negócio.

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O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transação não é suscetível de criar entraves à concorrência efetiva no mercado.

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham”, informa o Fundo Shoppings Iberia.

O La Vie Caldas da Rainha está situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².
O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

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Retalho

Science4you tem nova identidade visual

No ano em que celebra 17 anos, a marca portuguesa de brinquedos educativos apresenta uma imagem “mais simples, moderna e divertida”.

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A grande estrela deste rebranding é o logótipo, que surge com um design mais simples, moderno e com um sorriso. “A icónica molécula da Science4you ganhou expressão e reflete ainda melhor a missão da marca de tornar a aprendizagem divertida”, apresenta a empresa portuguesa, que está a celebrar 17 anos.

“A Science4you nasceu de um projeto universitário, com um investimento inicial de apenas 1.250 euros. Na altura, o logótipo foi desenhado por mim, sem grandes recursos, mas com muita paixão pelo que estávamos a construir. Hoje, sentimos que era o momento certo para dar um novo rosto à marca, mantendo a mesma essência que nos trouxe até aqui”, recorda Miguel Pina Martins, antigo CEO e atual chairman da Science4you.

Hoje, a marca já não se foca exclusivamente na ciência – embora esta continue a ser a sua base – e produz brinquedos de várias áreas do conhecimento e diferentes tipos de entretenimento, acompanhando as novas tendências e interesses dos consumidores. Com a introdução de novas categorias de produtos e a recente aposta no segmento kidult , a empresa sentiu que era o momento certo para atualizar a sua imagem e alinhá-la com o seu novo posicionamento.

“Este rebranding é mais do que uma mudança estética, é um reflexo da nossa evolução e da nossa visão para o futuro. Queremos continuar a inovar, diversificar a nossa oferta e chegar a ainda mais pessoas, mantendo sempre o nosso compromisso com a educação e a diversão”, refere, por sua vez, Filipe Ramos.

A nova identidade visual da Science4you já pode ser vista em todas as plataformas da marca, incluindo o site e redes sociais. A marca já lançou o primeiro brinquedo com esta nova imagem, a Fábrica de velas – versão encantada.

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Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade

A Via Verde está a alargar a oferta de serviços de mobilidade às scooters elétricas através de uma parceria com a Cooltra, uma empresa de aluguer de curta duração, que opera em Lisboa desde 2017.

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No total, a Cooltra tem uma frota de 400 scooters, todas elétricas, a circular na cidade de Lisboa e que “podem ser alugadas por todos os clientes da Via Verde, bastando para isso aderir ao plano Via Verde Cidade”, refere a empresa.
Para utilizar o novo serviço, os clientes da Via Verde passam a ter na nova App, a localização das scooters disponíveis no mapa ‘Perto de mim’ ou no serviço ‘Scooters elétricas’.

“Este é mais um passo importante na evolução da Via Verde para uma plataforma de serviços de mobilidade com foco na sustentabilidade. A jornada diária dos nossos clientes é cada vez mais multimodal e combina meios partilhados e é, neste sentido, que estamos a desenvolver a nossa oferta, para que os nossos clientes não percam tempo e possam usar o meio de transporte mais rápido e eficaz”, destaca Eduardo Ramos, CEO da Via Verde.

Para Luis Figueiredo, diretor da Cooltra em Portugal, “a integração das nossas scooters elétricas na Via Verde representa um passo importante para facilitar o acesso à mobilidade sustentável em Lisboa”. “Esta associação reforça o compromisso de ambas as empresas em destacar a necessidade de uma mudança para um modelo mais sustentável, oferecendo uma solução de transporte multimodal mais eficiente e amiga do ambiente”, acrescenta.

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Retalho

Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

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O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

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AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

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O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

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Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

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A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

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Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

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A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
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