Consumo FMCG Homepage Newsletter

Reino Unido, Alemanha e Polónia. Os campeões dos gastos online

Por a 2 de Dezembro de 2015 as 14:38

onlineAs compras online têm aumentado consistentemente, ano após ano, na Europa, com as transações online a pesarem já 37% dos gastos totais. Reino Unido, Alemanha e Polónia são os campeões dos gastos online.

Em Portugal, o peso do online nas compras de Natal é apenas 15%, “havendo portanto ainda um grande espaço de crescimento no e-commerce comparativamente com a média europeia”, sublinha Nuno Netto, da Deloitte, a propósito do lançamento do “Estudo de Natal 2015” da consultora.

“Um fenómeno particularmente interessante é o dos mais de 10% dos europeus e portugueses que utilizam, em diversas categorias, a possibilidade de encomendar online na própria loja o que reforça a necessidade da adoção de verdadeiras estratégias omnicanal por parte dos retalhistas”, revela o estudo. “O papel estratégico dos canais revela ser cada vez mais interdependente, com apenas 28% dos portugueses e 25% dos europeus a afirmarem que nunca utilizaram a loja como ‘showroom’ para posteriormente concretizarem a compra no canal online. Ao invés, 30% dos inquiridos, em Portugal, e 24%, na Europa, afirmam que o fazem com frequência ou sempre”.

Em Portugal, destaca-se a expetativa futura da utilização dos smartphones no processo de compra. Enquanto atualmente 35% dos portugueses afirma já ter utilizado um smartphone num processo de compra, ainda abaixo dos 41% da média da Europa, relativamente à intenção de utilização futura, 61% afirma que irá utilizar no futuro um smartphone no processo de compra, sendo o maior registo na Europa, muito acima da média europeia de 47%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *