Reino Unido, Alemanha e Polónia. Os campeões dos gastos online
As compras online têm aumentado consistentemente, ano após ano, na Europa, com as transações online a pesarem já 37% dos gastos totais. Reino Unido, Alemanha e Polónia são os campeões dos gastos online

Rita Gonçalves
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
As compras online têm aumentado consistentemente, ano após ano, na Europa, com as transações online a pesarem já 37% dos gastos totais. Reino Unido, Alemanha e Polónia são os campeões dos gastos online.
Em Portugal, o peso do online nas compras de Natal é apenas 15%, “havendo portanto ainda um grande espaço de crescimento no e-commerce comparativamente com a média europeia”, sublinha Nuno Netto, da Deloitte, a propósito do lançamento do “Estudo de Natal 2015” da consultora.
“Um fenómeno particularmente interessante é o dos mais de 10% dos europeus e portugueses que utilizam, em diversas categorias, a possibilidade de encomendar online na própria loja o que reforça a necessidade da adoção de verdadeiras estratégias omnicanal por parte dos retalhistas”, revela o estudo. “O papel estratégico dos canais revela ser cada vez mais interdependente, com apenas 28% dos portugueses e 25% dos europeus a afirmarem que nunca utilizaram a loja como ‘showroom’ para posteriormente concretizarem a compra no canal online. Ao invés, 30% dos inquiridos, em Portugal, e 24%, na Europa, afirmam que o fazem com frequência ou sempre”.
Em Portugal, destaca-se a expetativa futura da utilização dos smartphones no processo de compra. Enquanto atualmente 35% dos portugueses afirma já ter utilizado um smartphone num processo de compra, ainda abaixo dos 41% da média da Europa, relativamente à intenção de utilização futura, 61% afirma que irá utilizar no futuro um smartphone no processo de compra, sendo o maior registo na Europa, muito acima da média europeia de 47%.