Viagens ultrapassam ‘smartphones’ na lista de compras de Natal dos portugueses
As viagens lideram a lista de presentes que os portugueses querem obter neste Natal. No ano passado, a lista era encabeçada pelos ‘smartphones’, que ocupam agora a segunda posição
Ana Catarina Monteiro
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
Cartão Continente com novo modelo de descontos
Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer
Ferbar expande gama tropical
Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
As viagens lideram a lista de presentes que os portugueses querem obter neste Natal. No ano passado, a lista era encabeçada pelos ‘smartphones’, que ocupam agora a segunda posição.
Na época natalícia, além dos presentes para a família e amigos, os consumidores tendem também a investir em produtos para seu próprio usufruto.
O número de portugueses que este ano “pensa fazer alguma compra importante para si este Natal” aumentou ligeiramente a partir dos 29%, registados no último ano, para os 32%, segundo o mais recente estudo do Observador Cetelem.
As viagens são o presente que os portugueses mais desejam comprar para si próprios, com 13% das respostas, seguidas dos ‘smartphones’, pretendidos por 11% dos portugueses. A categoria lazer/viagens lidera em todas as faixas etárias, com exceção dos mais jovens, que colocam os ‘smartphones’ na frente. Cerca de 27% dos indivíduos com idades entre os 18 e os 24 anos revelam a intenção de adquirir, para si, ‘smartphones’. Já os indivíduos entre os 25 e 34 anos (22%) e entre os 35 e 44 anos (16%) são aqueles que mais pretendem oferecer a si mesmos artigos de lazer/viagem neste Natal.
Além destes presentes, no Natal de 2015 os portugueses querem ainda adquirir ‘tablets’ (7%), telemóveis (5%) e computadores pessoais (5%). Seguem-se os eletrodomésticos, a eletrónica de consumo e o mobiliário, cada com a mesma percentagem de 3% da respostas. São menos os portugueses que neste Natal pensam fazer obras de remodelação/decoração (2%), adquirir automóvel (2%), equipamentos de desporto (2%), bricolagem/jardinagem (1%), bens imobiliários (1%) e motos/scooters (1%).
O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen. Foram realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015.