Sonae assina acordo com Governo para assegurar equilíbrio de géneros na administração
A Sonae assinou um compromisso com o Governo de Portugal no sentido de manter acima de 30% o nível de representação do género sub-representado no conselho de administração da empresa

Ana Catarina Monteiro
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
A Sonae assinou um compromisso com o Governo de Portugal no sentido de manter acima de 30% o nível de representação do género sub-representado no conselho de administração da empresa.
A Sonae tem vindo a celebrar acordos a nível internacional, no sentido de presença equilibrada entre mulheres e homens em lugares de decisão, para o equilibro das organizações.
Neste sentido, no último dia 15 de outubro estabeleceu um outro acordo, desta vez com o Governo de Portugal, que prevê o desenvolvimento interno de quadros do género sub-representado ao longo dos vários níveis de liderança do grupo, de forma a que os seus acionistas possam manter, no futuro, o nível de representação no conselho de administração acima de 30%, como acontece atualmente.
O referido acordo enquadra-se no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros 11-A, de 6 de Março de 2015 e vem reforçar os acordos já celebrados pela empresa nesta área, nomeadamente a nível internacional.
No âmbito da European Round Table of Industrials (ERT), a Sonae subscreveu em 2013 a Women Iniciative, onde está materializada a preocupação da Sonae relativa à paridade do género com o estabelecimento de ‘targets’ voluntários facilitadores da promoção de maior diversidade de género, não só para posições em órgãos de gestão e decisão, como também para posições de senior e middle-management.
Adicionalmente, constituiu um fórum dedicado exclusivamente ao estudo, definição de estratégia, intervenção e acompanhamento do género feminino ao longo dos vários níveis de liderança. Esta iniciativa veio reforçar a preocupação e investimento no desenvolvimento dos talentos femininos da empresa, através de uma abordagem promotora da sustentabilidade no que toca ao equilíbrio de géneros.
Como resultado das políticas em matéria de gestão de pessoas, hoje, metade dos postos de chefia ao longo da organização são ocupados por mulheres.