Centros-auto Roady acolhem campanha “Seja Visto” para segurança de peões na estrada
Os centros-auto Roady, insígnia do Grupo Os Mosqueteiros, acabam de se associar à campanha “Seja Visto”, promovida pela Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP). A iniciativa, que vai passar por todos os distritos de Portugal, arrancou na primeira semana de outubro
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Ana Catarina Monteiro
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Os centros-auto Roady, insígnia do Grupo Os Mosqueteiros, acabam de se associar à campanha “Seja Visto”, promovida pela Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP). A iniciativa, que vai passar por todos os distritos de Portugal, arrancou na primeira semana de outubro.
O objetivo do programa “Seja Visto” é promover o uso de material retrorrefletor pelos peões, mais concretamente, crianças até aos 14 anos e adultos com idades acima dos 65 anos, e também ciclistas, durante os períodos de deficiente visibilidade.
A campanha vai percorrer o país numa digressão de um mês e meio, dois dias por distrito, para a qual a PRP preparou várias ações de prevenção com o objetivo de alterar e promover comportamentos, de forma a reduzir o risco de ocorrência de atropelamentos durante a noite, dentro e fora das localidades.
De modo a envolver o maior número possível de cidadãos, a iniciativa estará presente nos 30 centros Roady, conceito da dona do Intermarché que cruza loja e oficina para automóveis no mesmo espaço, onde irá contar com atividades para adultos e crianças, nas quais se destacam uma câmara escura que mostrará a eficácia da utilização de material retrorreflector pelos peões, simuladores interativos e material de comunicação e divulgação da iniciativa.
Quanto maior a velocidade praticada, menor é a distância a que o peão é detetado. “Estudos que analisaram centenas de atropelamentos concluem que cerca de 40% dos condutores revelam dificuldade em ver o peão atropelado”, explica em comunicado a insígnia.
Os testes revelam ainda que se usar roupa escura o peão só é visto pelo condutor a 25 metros de distância, se usar roupa clara a distância duplica para os 50 metros. Com o uso de retrorrefletor a distância é seis vezes superior, ou seja, passa para os 150 metros. “Neste sentido o uso de braçadeiras retrorrefletoras, mochilas com tiras retrorrefletoras e roupa com aplicações de material retrorrefletor é crucial”.
A campanha arrancou a 8 de outubro nos centros-auto em Vila Real e termina em Beja a 1 de novembro.