Minipreço, Optivisão e Intermarché. Os líderes do franchising em Portugal
A tendência de crescimento do franchising em Portugal deverá manter-se nos próximos anos, acredita Carlos Santos, manager do IIF. Porto, Lisboa e Coimbra são as zonas prioritárias para a expansão das marcas

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O volume de negócio das redes de franchising com operação em Portugal alcançou os 4,6 mil milhões de euros, o que representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, segundo o 20.º censo de franchising, promovido pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF), citado no oje.
Minipreço (634 unidades), Optivisão (254) e Intermarché (232) – ver imagem – lideram este mercado que está “resistir ao débil contexto económico” que afeta o País. O comércio foi o segmento que mais cresceu no ano passado e é o que têm o maior peso, seguido dos serviços e da restauração/hotelaria.
O franchising em Portugal é liderado por marcas portuguesas (63,4%), uma percentagem que se tem mantido constante nos últimos anos, seguido das marcas espanholas (13%).
O setor do franchising já criou 63.670 postos de trabalho, o equivalente a 1,4% do emprego em 2014, segundo a mesma fonte.
Há novas marcas e novas áreas de negócio a animar o setor. Em 2014, foram integrados 41 novos conceitos de negócio, a maioria com origem em Portugal.
A tendência de crescimento do franchising em Portugal deverá manter-se nos próximos anos, acredita Carlos Santos, manager do IIF. Porto, Lisboa e Coimbra são as zonas prioritárias para a expansão das marcas.