????????????????????????????????????
Casa Anadia recupera estrutura histórica para armazenar azeite no Japão
A Casa Anadia armazenou o seu azeite no Japão, num Okura – espaço construído há mais de 100 anos para preservar alimentos

Ana Catarina Monteiro
Lyzer prepara expansão para o mercado espanhol
Região Norte é prioridade de expansão para a JD em 2025
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do concurso de cocktails Graham’s Blend Series
Exportações inverteram tendência em 2024 e cresceram 2,5%
Grupo Agrihold vende os seus ativos em Portugal
HIT processou 367 mil toneladas de tomate 2024
Garland com nova linha de grupagem regular entre Maia e Casablanca
Mais de 5,5 milhões de portugueses compram online. Crescimento “reflete uma evolução natural dos hábitos de consumo”
Cegid conclui a aquisição da sevdesk e expande fornecimento de soluções para micro e PME
Renova foi tema de estudo no MBA da Stanford Graduate School of Business
A Casa Anadia armazenou o seu azeite no Japão, num Okura – espaço construído há mais de 100 anos para preservar alimentos.
O Okura, como se denomina este tipo de estrutura, era utilizado no passado para guardar produtos alimentares, sobretudo arroz quando era utilizado como moeda de troca. Foram construídos por todo o Japão mas com a chegada da moeda a maioria desapareceu por falta de utilização.
A Casa Anadia considerou o Okura como o formato de armazém ideal para guardar azeite “porque o ambiente nem é muito frio, nem muito quente, e é escuro. Num armazém normal, a temperatura oscila entre os 35 e os 5 graus, enquanto num Okura a diferença é entre 20 e 10 graus”, explica a marca portuguesa em comunicado.
A estrutura tem uma janela muito reduzida, assim como uma porta muito estreita. Para manter a temperatura, ausência de luz e a humidade constantes, possui três portas antes da principal e as paredes são construídas com Shikkui – um género de estuque.
Esta curiosidade surge a propósito da festa do Japão em Lisboa, dia 20 de Junho.
“O mercado Nipónico apresenta um potencial de elevado de desenvolvimento no segmento de azeites ‘premium’, de grande prestígio e influência em toda a Asia, o que faz todo o sentido para a marca”.