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ESPECIAL Logística: e-commerce “contribui muito” para viragem de ‘supply chain’ para ‘demand chain’

O sector de logística reinventa-se com a expansão do e-commerce e o “fenómeno” das cadeias de proximidade, em 2015. As empresas portuguesas, que aderem“rapidamente às novas tecnologias” nesta área, prevêem um aumento das exportações este ano

Ana Catarina Monteiro
Logística

ESPECIAL Logística: e-commerce “contribui muito” para viragem de ‘supply chain’ para ‘demand chain’

O sector de logística reinventa-se com a expansão do e-commerce e o “fenómeno” das cadeias de proximidade, em 2015. As empresas portuguesas, que aderem“rapidamente às novas tecnologias” nesta área, prevêem um aumento das exportações este ano

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Ana Catarina Monteiro
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O sector de logística reinventa-se com a expansão do e-commerce e o “fenómeno” das cadeias de proximidade, em 2015. As empresas portuguesas, que aderem“rapidamente às novas tecnologias” nesta área, prevêem um aumento das exportações este ano.

“O papel da logística está hoje na agenda dos administradores, que a vêm não somente como uma fonte de diferenciação positiva no serviço ao cliente ou como uma ferramenta de eficiência e redução de custos, mas também como um forte aliado do marketing na concretização dos seus objectivos de gestão”. Palavras de Pedro Gordo, SupplyChain Business Devlopper da Generix, que cedeu o seu testemunho ao HIPERSUPER, quanto ao balanço do sector no último ano. “Foi visível um interesse crescente em investir na logística, de uma forma geral em Portugal, em linha com a ligeira melhoria do clima económico no país”.

Para a actividade do grupo Generix, em particular, 2014 foi “um ano positivo, com um crescimento sustentado das vendas e a concretização de vários outros objectivos, como por exemplo, a entrada em Angola ou a concretização de negócios na modalidade ‘ondemand’, havendo aexpectativa de um crescimento“a dois dígitos ao nível do volume de negócios”, para a actividade da empresa ao longo dopresente ano.

Um aumento dos fluxos comerciais no exercício logístico foi também notado na GEFCO, cujo Director-Geral, Fernando Reis Pinto, dá conta que “quer as importações quer as exportações da empresa revelaram variações homólogas positivas” em 2014, face ao ano anterior. “A movimentação de carga destacou-se com um crescimento nos portos nacionais, que quase todos atingiram novos recordes”. Também no transporte rodoviário, verificou-se a abertura de novas ligações internacionais diárias por vários operadores”, revela o responsável, que perspectiva para 2015, um “crescimento nas áreasmarítima e rodoviária, a par de um aumento das exportações”, que as “projecções económicas” deixam adivinhar.

Tudo indica que o sector de logística vai crescer em exportações este ano, como consegue também prever o Director-Geral da DHL Express Portugal. Américo Fernandesexplica que as “pequenas e médias empresas” têm apostado com “grande dinamismo, em novos mercados,oferecendo produtos e serviços de grande qualidade”. Neste sentido, a empresa espera atingir “uma evolução superior à de 2014, acima dos 7% a 8%”.

A questão da proximidade

Com os retalhistas a assumirem uma maior proximidade com o público, através do alargamento das cadeias, com espaços mais pequenos, os serviços de logística estão cada vez mais desburocratizados. Para mais independência e rapidez nos processos, muitas daquelasretalhistas são já responsáveis por tarefas, no âmbito das operações de abastecimento, de forma a reduzir a carga de trabalho que a entrega e a recolha de mercadoria envolvem.

Exemplosconcretos disso são a “Amazon e a Alibaba”, que começam a utilizar drones para entregar encomendas. “Estes são retalhistas que, cada vez mais, se especializam em tarefas de logística, sendo de realçar que tem existido uma aposta cada vez maior em entregas no próprio dia”. Por outro lado, o Lidl “investiu numa plataforma logística em Espanha”, revelaReis Pinto.

Como o conceito de proximidade implica um maior número de pontos de entrega, maior dispersão, encomendasmais frequentes e mais fraccionadas,“ao nível da grande distribuição, as lojas mais pequenas acarretamuma redução do número de SKU (Stock KeepingUnit), reforçando a oportunidade que já existia ao nível do reflorescimento das lojas de especialidade”, diz o responsável da Generix, sublinhando que estes factores “têm a consequência de um custo logístico superior para o mesmo nível de vendas”, um dos desafios que os profissionais enfrentam ao assumirem a tarefa logística.

Neste sentido, atransferência de funções para uma maior autonomia dos pontos de venda, ao passo que as cadeiasassumem o compromisso de estarem em maior número no mercado, faz com que o sector de logística invista na produção de uma “melhor qualidade de informação”, considera João Coutinho. O Marketing Manager da Zetes Burótica justifica a visão com a ideia de que “os retalhistas e todos os intervenientes na cadeia de abastecimento precisam de soluções que lhes permitam saber tudo o que se passa com os seus produtos, de forma rápida, precisa, em qualquer lugar e por quem são manuseados”.

Com a questão da proximidade, Reis Pinto considera que se dará uma “nova procura para espaços logísticos e armazéns, incluindo pólos de grande dimensão (com mais de 100 mil metros quadrados), centros de distribuição especializados e entrepostos locais de menor dimensão uma estrutura definia e completa de logística para dar resposta às necessidades”.

No entanto, independentemente da dimensão das lojas, “qualquer retalhista deve adaptar as suas infra-estruturas para competir no mercado”, uma vez queo consumidor valoriza “a comodidade e o conforto da compra”, dizo responsávelda GEFCO, reforçando a ideia de que este é um sector adaptável à constante actividade e desenvolvimento, para o qual “todas as alterações são favoráveis”.

Américo Fernandes afina pelo mesmo diapasão, considerando que a tendênciada proximidade “não afecta a actividade logística”, pelo contrário, vem dinamizá-la “ainda mais”, em especial na área do transporte. “Se há mais pontos devenda e de distribuição, maior é anecessidade de terem as mercadorias disponíveis nos diferentes espaços ou seja, as entregas são feitas com maior frequência”. O responsável da DHL aponta para “vários ajustes” em relação à distribuição para uma maior rapidez. “As soluções passam por repensarmos o modelo de distribuição, utilizarmos veículos mais adequados e, possivelmente, termos estruturas mais descentralizadas, entre outras”.

Actualmente, a maior parte dos retalhistas procura “fomentar o Cross-Docking puro”, obtendo o controlo dos fluxos de transporte, “de forma a que o ‘lead time’ seja o mais curto possível”.AGenerixdesenvolveu um “projecto de criação de centros parapequenos fornecedores da grande distribuição”. O processo permitiu “consolidar asmercadorias e abastecer os centros de distribuição” dos retalhistas com “camiões completos”, além da “redução do número de fluxos de entrada e saída”. Segundo Pedro Gordo, a soluçãotraz ganhos “a muitos níveis”, nomeadamente,na “redução dos níveis de inventário, do tempo de posse de stock e ‘handling’ e no aumento do período de vida útil nas lojas”.

Comércio electrónico

Segundo o responsável, o e-commerce é um dos factores que “muito contribuiu para a viragem do paradigma” de ‘supply chain’ para ‘demand chain’. Ao nível do retalho, a omnicalidade e, particularmente, o comércio online lançaram um conjunto de importantes desafios à logística, assentes fundamentalmente na necessidade de satisfazer consumidores mais informados e exigentes.

O desenvolvimento do e-commerce significa “um maior número de encomendas a gerir, menores quantidades unitárias, maior dispersão dos pontos de entrega e maior fraccionamento das mercadorias em trânsito, que obrigam a soluções de transporte em rede, com maior sofisticação e eficiência, para assegurar os níveis de serviço adequados na entrega dos bens”. No entanto, os maiores desafios para a logística estão “relacionados com o marketing, que levanta as questões de maior complexidade”.

A exigência de rapidez no transporte, com menores quantidades de produtos, é uma tendência impulsionada não apenas pelas cadeias de proximidade, como também se tona mais evidente com a expansão do comércio online que, tanto nas vertentes B2B como B2C, levanta “vários desafios importantes”.

Como a situação actual pressupõe uma elevada carga de trabalho para a logística, para escoar acções para outras operadoras, muitas empresas recorrem ao ‘outsourcing’. Na maior parte dos casos,esta é a “melhor opção quando se procura flexibilidade, qualidade e ajustamento constante a alterações na necessidades logísticas”, para o responsável da Generix. A solução representa uma “mais-valia”também para Américo Fernandes,porque “torna as estruturas mais flexíveis, adaptáveis às variações de volumes e com uma maior flexibilidade de horários”. Permite ainda uma “melhor gestão de custos com soluções mais flexíveis para os clientes e consequentemente uma maior satisfação com o serviço”.

Soluções mais utilizadas em Portugal

Portugal apresenta um sector logístico com um panorama “idêntico ao da Europa”, “ao mesmo nível” que os restantes países ou até “mais avançado”, em relação à tecnologia disponível. As soluções “mais utilizadas no mercado português são as de “shipping online”, uma vez que são as “mais fáceis de utilizar pelos clientes”, afirma Américo Fernandes.

O sector tem especial peso em Portugal devido à localização geográfica do país, onde “a procura dos serviços está ainda muito centrada em empresas multinacionais”.

Quanto à tecnologia que permite uma maior circulação e acesso aos dados e,consequentemente, uma melhor comunicação entre os intervenientes da cadeia de valor, Reis Pinto afirma, por sua vez, que as mais utilizadas em Portugal,são as soluções “ERP, TMS e WMS”, que permitem uma “gestão eficaz e em tempo real dos fluxos”.

“A integração de informação é hoje mais importante do que qualquer factor físico como a distância ou o meio de transporte”, considera Pedro Gordo, destacando, entre as mais eficazes medidas, para não afectar a qualidade dos serviços, a aposta em“sistemas de informação e na logísticacolaborativa” entre os agentes de cada cadeia de abastecimento. Dada a exigência de mais rapidez no transporte de menores quantidades de produtos,”receber informação de um fornecedor via EDI, utilizar a sua codificação (EAN128, SSCC,RFID), trabalhar em ‘cross-docking’ puro, evitando a armazenagem, dar visibilidade permanente sobre o estado das encomendas num portal B2B, obter o POD no momento da entrega e disponibilizá-lo online, optimizar as rotas, o preenchimento dos veículos ou o carregamento, são exemplos de soluções que permitem responder com eficácia à realidade actual e futura”.

A “crescente multiplicidade de canais exige uma adaptação às constantes mudanças”, pelo que, João Coutinho considera que, nos próximos anos, a tecnologia desenvolve-se no sentido de facilitar “a informação de todas as operações efectuadas na cadeia de abastecimento colaborativa, por todos os intervenientes, de forma a saber e a validar todos os processos, cada vez, mais complexos”.

A automatização dos processos logísticos, com o avanço da tecnologia, pode passar pela “integração do operador com o seu cliente, inclusivamente, com outras cadeias de fornecimento a jusante”, pela “maior análise de grandes volumes de informação” e“áreas de gestão de produto”, oferecendo serviços “cada vez mais adaptados as necessidades do mercado”.

 

 

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Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios

Todas as lojas Continente do país estão em normal funcionamento, com exceção do Continente Bom Dia de Albergaria-a-Velha.

Hipersuper

O Continente, solidário com as comunidades afetadas pelos incêndios que assolam o país desde o dia 15 de setembro, implementou, alinhado com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, um Programa de Apoio de Emergência às entidades envolvidas no combate aos fogos, que inclui apoio a todos os elementos das Corporações de Bombeiros e da Proteção Civil que podem proceder à recolha de bens em qualquer loja Continente*, bastando que se dirijam ao espaço de Apoio ao Cliente.

Também, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Missão Continente vai proceder à entrega dos bens solicitados (Ex: água, leite, barritas, energéticos e fruta), nas bases de apoio logístico da ANEPC, nas zonas envolventes.

Por fim, qualquer Corporação de Bombeiros pode ainda fazer pedidos de apoio específicos através do site da Missão Continente.

O apoio estende-se às populações afetadas diretamente pelos incêndios que devem dirigir os seus pedidos de emergência às seguintes Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, que será diretamente apoiada pela Missão Continente:
Delegações Zona Centro: Guarda, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro e Águeda;
Delegações Zona Norte: Vilela, Sobreira, Gondomar, Valongo, Fafe, Vila do Conde, Matosinhos e Frazão

Neste programa de Emergência da Missão Continente também estão incluídos os animais domésticos desprotegidos, cujo apoio deve ser solicitado à Animalife através do email: [email protected].

Lojas próximas das zonas mais afetadas pelos incêndios:

Mangualde

Continente Viseu
Continente Modelo Retail Park Viseu
Continente Modelo Mangualde

Paredes
Continente Modelo Paredes
Continente Modelo Rebordosa
Continente Modelo Penafiel
Continente Bom Dia Paredes Centro

Albergaria
Continente Bom Dia Estarreja
Continente Bom Dia Pinheiro da Bemposta
Continente Modelo Oliveira de Azeméis
Continente Modelo Águeda
Continente Aveiro

Chaves
Continente Modelo Chaves
Continente Bom Dia Chaves

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Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines

“Esta época do ano é perfeita para desfrutar de bons vinhos, seja em piqueniques ao ar livre, jantares ao entardecer ou encontros descontraídos com amigos”, sublinha Hélder Cunha.

Hipersuper

Com a chegada do Verão, a natureza renasce e os dias tornam-se mais longos e agradáveis, começa por dizer Hélder Cunha .

“Esta época do ano é perfeita para desfrutar de bons vinhos, seja em piqueniques ao ar livre, jantares ao entardecer ou encontros descontraídos com amigos”, refere.

Hélder Cunha sugere três vinhos que, na sua opinião, se destacam pelas suas características únicas e harmonização perfeita com os sabores frescos e leves da primavera: o Monte Cascas Reserva Branco, Douro, um vinho que se destaca pela sua complexidade textura e frescura, características perfeitas para a primavera, o 1808 Blush Rosé Touriga Nacional, Beira Interior – Biológico, um vinho rosé Beira Interior que encanta pelo sua frescura e aromas frutados da touriga nacional, ideal para momentos de descontração e leveza e o Cabo da Roca Guardião dos Oceanos Rosé, Lisboa, versátil e refrescante, ideal para diversas ocasiões durante a primavera.

 

 

 

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Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro

Este novo lançamento é produzido em Portugal na fábrica da Nestlé em Avanca. Joana Bandeira, brand manager da marca, afirma que “com Nestum Pro, estamos a dar um passo significativo no nosso compromisso de oferecer produtos que satisfazem as diferentes necessidades dos nossos consumidores”.

Hipersuper

O mais recente produto da marca Nestum já se encontra disponível e coloca a Nestlé Portugal num novo segmento de mercado: o da proteína. Nestum Pro, uma nova gama da icónica marca de cereais, Nestum, conhecida e apreciada por gerações de famílias portuguesas, está disponível em duas opções ricas em proteína – Nestum Pro Cereais e Nestum Pro Morango. Assim como todos os produtos da marca, este novo lançamento é produzido em Portugal, na fábrica da Nestlé em Avanca.

Com 25g de proteína por 100g e sem açúcares adicionados, este Nestum rico em proteína de origem 100% vegetal apresenta-se como uma solução nutritiva que alia um delicioso sabor aos benefícios dos cereais 100% naturais. Os cereais são ricos em hidratos de carbono complexos, os quais devem ser a principal fonte de energia do nosso organismo. O novo Nestum Pro pode ser preparado com leite, bebida vegetal ou iogurte e apresenta uma textura versátil para ser preparado na clássica papa ou em batidos e outras receitas,  informa a Nestlé.

O lançamento do Nestum Pro responde à crescente procura por alimentos ricos em proteína, uma tendência que tem vindo a ganhar força entre consumidores, especialmente adultos ativos, que se preocupam com o seu desempenho físico e em garantir uma alimentação mais equilibrada.

Sobre os benefícios da proteína, Ana Leonor Perdigão, Nutrition, health and wellness manager da Nestlé Portugal, explica que “o consumo de proteína é essencial para o crescimento e manutenção dos músculos, e para o bom funcionamento do organismo de uma forma geral. Nestum Pro, com proteína de origem 100% vegetal, surge como uma excelente opção para quem procura um alimento rico em proteína de boa qualidade e hidratos de carbono simples e complexos, num formato prático e versátil. A proteína de ervilha apresenta uma boa digestibilidade, o que significa que é facilmente digerida e absorvida pelo organismo”.

Este lançamento marca a entrada num novo segmento de mercado, ampliando o portefólio da marca com produtos que continuam a respeitar a tradição, mas que também atendem às necessidades contemporâneas dos consumidores.

Joana Bandeira, brand manager da marca, afirma que “com Nestum Pro, estamos a dar um passo significativo no nosso compromisso de oferecer produtos que satisfazem as diferentes necessidades dos nossos consumidores. Sabemos que a procura por alimentos ricos em proteína está a crescer e, com o Nestum Pro, queremos proporcionar uma opção nutritiva, saborosa e prática, que ao mesmo tempo mantém o sabor e a qualidade que as famílias portuguesas esperam de Nestum.”.

A acompanhar esta novidade, a marca lança também uma campanha de multimeios desenvolvida pela agência Uzina, com uma presença abrangente em tv, rádio, spotify, mupis, digital, ginásios e através de ativações de marca por todo o país. O objetivo da campanha é levar os consumidores a reconhecer o novo Nestum Pro. O conceito é reforçado por uma versão adaptada da música que faz parte da infância de todos: “Come a prota, Joana, come a prota”.

 

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Grupo os Mosqueteiros lança novo website de recrutamento para empresários independentes e empreendedores

Esta nova plataforma é dedicada a facilitar o contacto entre o Grupo e os que desejem mudar de vida e tornar-se empresários independentes.

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O Grupo os Mosqueteiros reforça a sua vertente empreendedora e anuncia o lançamento da versão reformulada do seu website de recrutamento, Mudar de Vida.
Os empresários independentes e empreendedores interessados em aderir terão a oportunidade de gerir o seu próprio negócio, usufruindo da notoriedade, experiência e suporte de um grupo internacional presente em Portugal há mais de 30 anos. Este apoio abrange várias áreas, incluindo logística, direção comercial, desenvolvimento, qualidade, marketing, garantindo que todos se possam concentrar no crescimento e sucesso dos seus negócios.
O Grupo os Mosqueteiros refere que o novo website surge como uma ferramenta essencial para atrair e recrutar futuros empreendedores, oferecendo informações detalhadas sobre as oportunidades de negócio disponíveis e o apoio contínuo proporcionado pelo Grupo.
“A reformulação do website ‘Mudar de Vida’ é um passo importante na nossa estratégia de expansão e desenvolvimento de negócios em Portugal. Queremos facilitar o acesso às informações para aqueles que desejam juntar-se ao nosso Grupo e iniciar um caminho empreendedor com o apoio de uma rede sólida e reconhecida,” afirma Pedro Subtil, presidente do Conselho de Administração do Grupo os Mosqueteiros em Portugal.

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Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal

“Tenho o prazer de dar as boas-vindas ao Ricardo Louro Ferreira na Esprinet”, comenta José Maria Garçia Sanz, country manager da Esprinet Iberica.

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A Esprinet, especialista em serviços de consultoria, venda e aluguer de produtos tecnológicos e soluções de cibersegurança, nomeou Ricardo Louro Ferreira como country manager para Portugal. O novo responsável reportará diretamente a José Maria Garçia Sanz, country manager da Esprinet Iberica.

Ricardo Louro Ferreira é apresentado como um executivo com vasta experiência em gestão estratégica, vendas, finanças e empreendedorismo. É, também, reconhecido pela sua abordagem orientada a resultados, liderança e compromisso com a motivação e criatividade das suas equipas, sublinha a Esprinet.

Antes de ingressar na Esprinet, destaque na sua carreira para o cargo que exerceu de diretor geral da Unidade de Negócios de Distribuição (jp.di) na JP Sá Couto, S.A. de 2017 a 2022. Durante a sua gestão, liderou com sucesso iniciativas estratégicas, coordenou equipas e fez crescer significativamente o negócio. Adicionalmente, enquanto CFO do Grupo, de 2006 a 2016, e Membro do Conselho de Administração, de 2012 a 2014, desempenhou um papel fundamental na transformação da JP Sá Couto, de uma empresa familiar para uma organização em expansão internacional. Anteriormente, desempenhou funções de Corporate Manager no Banco BPI S.A..

Desde janeiro de 2019, enveredou pelo empreendedorismo, fundando múltiplos projetos, como o estabelecimento de lojas oficiais da Xiaomi em Portugal. A sua formação académica inclui uma licenciatura em Economia pela Universidade do Porto, um MBI pela Universidade Católica Portuguesa e uma Pós-Graduação em Controlo de Gestão pela Porto Business School.

Na sua nova função, este quadro diretivo tem como objetivo dinamizar o crescimento do negócio da Esprinet Portugal de forma sustentável, em linha com a Visão global do Grupo. Uma maior notoriedade, bem como o reconhecimento da reputação da marca, são outros aspetos que o novo Country Manager considera fundamentais para o sucesso da operação da Esprinet no mercado nacional, com especial impacto nos clientes, parceiros e revendedores em geral.

“Tenho o prazer de dar as boas-vindas ao Ricardo Louro Ferreira na Esprinet”, comenta José Maria Garçia Sanz, country manager da Esprinet Iberica. “O seu profundo conhecimento do mercado português, a sua vasta experiência na gestão estratégica do negócio da distribuição, juntamente com uma liderança dinâmica, permitir-lhe-ão impulsionar o crescimento e o sucesso da empresa em Portugal”. acrescenta.

“Estou muito orgulhoso em fazer parte de um projeto concebido, não só para corresponder às expetativas dos acionistas do Grupo Esprinet, mas, acima de tudo, para satisfazer as expetativas dos nossos parceiros, sejam estes fabricantes ou clientes”, refere Ricardo Louro Ferreira. “Tenho uma forte vontade e determinação em trabalhar em conjunto com toda a equipa para aproximar a posição da Esprinet em Portugal da que já detém em Espanha e Itália, e assim fortalecer a nossa liderança no sul da Europa. Agradeço profundamente a confiança que a gestão do Grupo Esprinet depositou em mim e, mais importante, na equipa dedicada de pessoas que trabalharão todos os dias para executar a nossa missão, a de sermos uma referência entre fabricantes, revendedores e utilizadores de tecnologia”, conclui.

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Logística

Eurowag anuncia o lançamento faseado de plataforma digital pioneira no setor

A Eurowag, um dos principais fornecedores europeus de tecnologias para o sector do transporte rodoviário comercial (CRT), anunciou o lançamento faseado da sua primeira plataforma digital do sector na IAA Transportation 2024, em Hannover.

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O Eurowag Office pretende disponibilizar uma plataforma digital simples de ponta a ponta para aliviar as pressões e ineficiências que as empresas de transporte rodoviário enfrentam atualmente. As funcionalidades essenciais da plataforma estarão disponíveis gratuitamente para os clientes novos e atuais informa a Eurowag.

O Eurowag Office pretende digitalizar e otimizar o setor do CRT, onde 85% das empresas utilizam atualmente produtos e serviços fragmentados de fornecedores únicos para operar as suas frotas.

“O transporte de mercadorias na Europa é muito complexo. Os motoristas lidam com mais de trinta tarefas administrativas e operam em condições de estrada em constante mudança durante cada viagem. Simultaneamente, as empresas enfrentam exigências constantes e cada vez mais complexidades regulamentares internacionais. Este é um problema, especialmente para as empresas de pequena e média dimensão, que não dispõem de ferramentas modernas para otimizar as operações, dificultando a sua transição para um futuro digital com baixas emissões de carbono,” explica a propósito Martin Vohánka, CEO da Eurowag. “É por isso que criámos uma solução, uma super app, que visa digitalizar totalmente todos os processos e permitir operações de transporte de mercadorias justas, limpas e eficientes.”, acrescenta.

“Ter mapas precisos no centro da nossa plataforma e das suas aplicações é extremamente importante para as empresas de transporte. Um motorista de camião está sujeito a pressões de tempo e de custos e, por isso, precisa de ter informações atualizadas sobre o seu itinerário, que acomodem eficazmente uma série de objetivos concorrentes, tais como a hora da entrega, a situação do tráfego, o tempo de repouso e a faixa horária disponível para o carregamento eletrónico. Além disso, os mapas têm de ser adaptados ao tráfego de mercadorias, tendo em conta os diferentes critérios de peso ou dimensão da infraestrutura rodoviária,” afirma Martin Strigač, Chief Product Officer at Eurowag.

Em linha com a evolução da plataforma, os utilizadores poderão brevemente utilizar funcionalidades adicionais, tais como serviços de financiamento inovadores, carteira eletrónica, chat com condutores e transferência de documentos entre o condutor e o expedidor, avança a empresa.

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Bebidas

Vinhos do Alentejo firmam parceria com Associação de Escanções de Portugal

Esta é a primeira vez que a formação se realiza fora da capital, marcando o arranque da parceria que visa capacitar os profissionais do setor da restauração e dos vinhos da região alentejana.  

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A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de celebrar uma parceria com a Associação de Escanções de Portugal (AEP) com a realização do Curso Profissional AEP – Nível I, que iniciou na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, na Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora.

Com um total de 20 vagas já preenchidas, a formação, que decorre até 23 de dezembro, conta com 104 horas de formação em áreas como vitivinicultura, enologia, técnicas de degustação e serviço de bar, e é ministrado por profissionais de renome no setor. Desde o início do curso, para além dos residentes Tiago Paula, presidente da Associação, e o escanção Manuel Moreira, nomes como Vasco d’Avillez, José Gaspar, Eduardo Cardeal, Pedro Tereso, Frederico Rosa, Vera Moreira, Sara Peñas Lledó, Fabio Nico, Nuno Ferreira e Nelson Guerreiro já se juntaram à equipa de formadores, transmitindo conhecimentos e experiências que enriquecem o programa de estudo.

A parceria firmada entre as duas organizações reforça o compromisso em capacitar profissionais, dotando-os de competências técnicas e especializadas, incentivando também ao desenvolvimento sustentável da região que é já reconhecida internacionalmente pelo multipremiado Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).

“O objetivo é criar uma ponte entre o setor vitivinícola e o desenvolvimento de novos talentos no Alentejo. Cremos que é importante transmitir conhecimento e qualificar novos recursos que vão valorizar o potencial e reconhecimento dos profissionais da nossa região”, afirma Francisco Mateus, presidente da CVRA, em comunicado.

O presidente da Associação dos Escanções de Portugal, Tiago Paula, acrescenta que “esta 10ª edição e o facto de se realizar o curso fora de Lisboa pela primeira vez, é um passo importante para expandir a educação vínica pelo país. Estamos confiantes de que esta edição em Évora será um sucesso e que juntos estamos a criar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para os profissionais do setor, contribuindo sempre para a valorização dos nossos vinhos.”

Em 2025 serão realizados os níveis II e III do curso, permitindo que os formandos possam obter a certificação completa e obter o diploma profissional de Escanção, certificado pela Associação de Escanções de Portugal, entidade formadora certificada pela DGIRT. O curso profissional AEP realiza-se há já 5 anos, tendo sido lançado em 2019, com o objetivo de proporcionar aos profissionais e futuros profissionais um aliado formativo completo e minucioso nos seus percursos académicos e profissionais.

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Ciberataques de ransomware diminuíram 66% em Portugal no primeiro semestre de 2024

O relatório semestral Threat Landscape Report conclui que os ciberataques de ransomware em Portugal diminuíram 66% em 2024, em comparação com o segundo semestre de 2023. No ranking de países mais afetados por ransomware no primeiro semestre de 2024, a nível mundial, a primeira posição é ocupada os Estados Unidos.

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A S21sec publicou o seu relatório semestral Threat Landscape Report, que analisa a evolução do cibercrime no primeiro semestre de 2024. O estudo, liderado pela equipa de Threat Intelligence da empresa afirma que os ciberataques de ransomware em Portugal diminuíram 66% em 2024, em comparação com o segundo semestre de 2023.

No ranking de países mais afetados por ransomware no primeiro semestre de 2024, a nível mundial, a primeira posição é ocupada os Estados Unidos, com mais de 1.000 ataques, seguidos pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha, os países mais afetados da Europa. Em termos de setores mais afetados no primeiro semestre de 2024, a indústria transformadora ocupa o primeiro lugar com um total de 757 ataques, seguida pela consultoria com 263 ataques e, em terceiro lugar, o setor dos serviços com 170 ataques.

“O ransomware tem mostrado uma tendência global de crescimento preocupante nos últimos anos. No primeiro semestre de 2022, foram registados 1.466 ataques, um número que aumentou significativamente para 2.175 ataques no primeiro semestre de 2024. Além disso, o número de novas famílias de ransomware tem vindo a aumentar gradualmente, mostrando uma clara tendência ascendente” refere Hugo Nunes, team leader da equipa de Threat Intelligence da S21sec em Portugal.

O cenário geopolítico de 2024 foi marcado pela continuidade da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e entre Israel e o Hamas, e alguns dos cibercriminosos continuam a tirar partido desta situação, executando ataques que transformaram o ciberespaço num campo de batalha próprio, em que as táticas cibernéticas aplicadas complementam as ações militares convencionais, aumentando as tensões e alargando o âmbito dos danos causados.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem sido marcado pela utilização de técnicas híbridas, com ambas as partes a recorrerem ao hacktivismo e a ciberataques para influenciar o curso da situação geopolítica do conflito. Os grupos de hacktivistas pró-russos e pró-ucranianos têm dirigido os seus ataques contra os estados que apoiam os seus adversários, tendo como alvo principais websites governamentais, empresas e indivíduos.

Por outro lado, o conflito entre Israel e o Hamas também se estendeu ao ciberespaço desde o seu início, em outubro de 2023. Os grupos hacktivista mobilizaram-se de forma ágil e rápida, com uma predominância da atividade pró-palestiniana, com um total de 70 grupos hacktivistas, contra 25 organizações cibercriminosas pró-israelitas. Estes grupos visam setores chave para a atividade e o desenvolvimento dos países, como, por exemplo, o setor da energia, causando danos significativos. Os ataques e setores como a educação ou os meios de comunicação social estão também a afetar seriamente a estabilidade social dos países.

“Os grupos hacktivistas utilizam principalmente os canais de Telegram e os fóruns da Dark Web para coordenar os seus ataques, que têm como um dos seus objetivos causar perturbações na economia e na segurança regional. No conflito entre Israel e o Hamas, a disparidade no número de grupos hacktivistas resulta de uma maior mobilização no apoio à cauda palestiniana, sublinhando a complexidade e a intensidade da utilização do ciberespaço neste contexto de guerra”, afirma Hugo Nunes, team leader da equipa de Threat Intelligence da S21sec em Portugal.

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MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia

Os dois projetos vencedores do Eco-Contest vão ter a oportunidade de desenvolver uma colaboração com a MO e a Zippy, que poderá assumir várias formas, como um estágio, um projeto de consultoria ou uma parceria freelance.

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A MO e a Zippy preparam um evento pioneiro focado no eco design e na eco engenharia, com o objetivo de capacitar os participantes para práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Integrado no consórcio be@t – bioeconomia no setor têxtil, o evento vai ter lugar no Sonae Maia Business Center, na Maia, e contará com workshops e um concurso destinado a estudantes e profissionais interessados em moda sustentável.

Segundo a organização, durante a manhã de 7 de outubro, os workshops abordarão temas fundamentais como o eco design e eco engenharia de produto, sourcing, modelação, controlo de qualidade, sustentabilidade e gestão da cadeia de abastecimento. Especialistas da MO e da Zippy vão conduzir estas sessões, com o objetivo de proporcionar uma compreensão aprofundada das diferentes fases do desenvolvimento de produto, sempre com foco na aplicação de princípios sustentáveis, informa.

No mesmo dia, será lançado o concurso Eco-Contest, que desafia os participantes a apresentar propostas de inovações em produtos-chave das marcas, com base em três critérios principais: reciclabilidade e circularidade; propriedades físicas e funcionais relacionadas com a sustentabilidade; e viabilidade financeira. A fase inicial do concurso termina a 25 de outubro, com o anúncio dos dez projetos finalistas marcado para 1 de novembro e os vencedores serão revelados a 13 de dezembro.

Este evento conta com 50 vagas disponíveis, abertas ao público em geral, embora com um foco especial em estudantes universitários das áreas de Engenharia Têxtil, Design de Moda e disciplinas afins. O objetivo é inspirar e preparar a próxima geração de líderes da moda sustentável, oferecendo uma plataforma para que possam demonstrar o seu talento e compromisso com a inovação responsável.

Os dois projetos vencedores do Eco-Contest vão ter a oportunidade de desenvolver uma colaboração com a MO e a Zippy, que poderá assumir várias formas, como um estágio, um projeto de consultoria ou uma parceria freelance. Esta colaboração permitirá aos vencedores adquirir experiência prática no desenvolvimento de produtos sustentáveis, contando com o apoio das equipas das marcas.

 

 

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Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal

Francisca Fernandes sugere a nova Burrata da nossa marca própria METRO Chef e “porque o verão nos remete igualmente para a frescura da fruta” a gama de Sumos Rioba.

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“Embora nos aproximemos do final do verão, há sabores que continuam a trazer a frescura desta estação e, ao mesmo tempo, permanecem absolutamente intemporais”, começa por sublinhar Francisca Fernandes. “Um desses exemplos é a nova Burrata da nossa marca própria METRO Chef. Este queijo italiano, envolto numa delicada camada de mozzarella, revela no seu interior uma cremosidade irresistível, proporcionando uma textura suave e rica”, sugere para estes dias. “Um toque gourmet que eleva qualquer prato, seja uma salada fresca ou uma pizza reconfortante para dias mais frios. Um produto pensado especialmente para o nosso portefólio direcionado a clientes da restauração italiana, que procuram qualidade e autenticidade dos produtos dessa origem”, acrescenta.

“E porque o verão nos remete igualmente para a frescura da fruta destaco a nossa gama de Sumos Rioba, também uma marca própria disponível na makro”. Com sabores como ananás, laranja, maçã, pêssego e tomate, estes sumos 100% naturais são incrivelmente versáteis, para Francisca Fernandes são “perfeitos tanto para serem servidos como bebida refrescante como para serem utilizados como ingredientes em criações culinárias ou de bar, adaptam-se à criatividade dos profissionais que confiam na nossa oferta para inovar”.

 

 

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