Logística

ESPECIAL Logística: e-commerce “contribui muito” para viragem de ‘supply chain’ para ‘demand chain’

O sector de logística reinventa-se com a expansão do e-commerce e o “fenómeno” das cadeias de proximidade, em 2015. As empresas portuguesas, que aderem“rapidamente às novas tecnologias” nesta área, prevêem um aumento das exportações este ano

Ana Catarina Monteiro
Logística

ESPECIAL Logística: e-commerce “contribui muito” para viragem de ‘supply chain’ para ‘demand chain’

O sector de logística reinventa-se com a expansão do e-commerce e o “fenómeno” das cadeias de proximidade, em 2015. As empresas portuguesas, que aderem“rapidamente às novas tecnologias” nesta área, prevêem um aumento das exportações este ano

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Retalho
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
Alimentar
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
BRANDED
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Retalho
Science4you tem nova identidade visual
Retalho
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
ESG
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
Retalho
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Produção
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Bebidas
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Retalho

O sector de logística reinventa-se com a expansão do e-commerce e o “fenómeno” das cadeias de proximidade, em 2015. As empresas portuguesas, que aderem“rapidamente às novas tecnologias” nesta área, prevêem um aumento das exportações este ano.

“O papel da logística está hoje na agenda dos administradores, que a vêm não somente como uma fonte de diferenciação positiva no serviço ao cliente ou como uma ferramenta de eficiência e redução de custos, mas também como um forte aliado do marketing na concretização dos seus objectivos de gestão”. Palavras de Pedro Gordo, SupplyChain Business Devlopper da Generix, que cedeu o seu testemunho ao HIPERSUPER, quanto ao balanço do sector no último ano. “Foi visível um interesse crescente em investir na logística, de uma forma geral em Portugal, em linha com a ligeira melhoria do clima económico no país”.

Para a actividade do grupo Generix, em particular, 2014 foi “um ano positivo, com um crescimento sustentado das vendas e a concretização de vários outros objectivos, como por exemplo, a entrada em Angola ou a concretização de negócios na modalidade ‘ondemand’, havendo aexpectativa de um crescimento“a dois dígitos ao nível do volume de negócios”, para a actividade da empresa ao longo dopresente ano.

Um aumento dos fluxos comerciais no exercício logístico foi também notado na GEFCO, cujo Director-Geral, Fernando Reis Pinto, dá conta que “quer as importações quer as exportações da empresa revelaram variações homólogas positivas” em 2014, face ao ano anterior. “A movimentação de carga destacou-se com um crescimento nos portos nacionais, que quase todos atingiram novos recordes”. Também no transporte rodoviário, verificou-se a abertura de novas ligações internacionais diárias por vários operadores”, revela o responsável, que perspectiva para 2015, um “crescimento nas áreasmarítima e rodoviária, a par de um aumento das exportações”, que as “projecções económicas” deixam adivinhar.

Tudo indica que o sector de logística vai crescer em exportações este ano, como consegue também prever o Director-Geral da DHL Express Portugal. Américo Fernandesexplica que as “pequenas e médias empresas” têm apostado com “grande dinamismo, em novos mercados,oferecendo produtos e serviços de grande qualidade”. Neste sentido, a empresa espera atingir “uma evolução superior à de 2014, acima dos 7% a 8%”.

A questão da proximidade

Com os retalhistas a assumirem uma maior proximidade com o público, através do alargamento das cadeias, com espaços mais pequenos, os serviços de logística estão cada vez mais desburocratizados. Para mais independência e rapidez nos processos, muitas daquelasretalhistas são já responsáveis por tarefas, no âmbito das operações de abastecimento, de forma a reduzir a carga de trabalho que a entrega e a recolha de mercadoria envolvem.

Exemplosconcretos disso são a “Amazon e a Alibaba”, que começam a utilizar drones para entregar encomendas. “Estes são retalhistas que, cada vez mais, se especializam em tarefas de logística, sendo de realçar que tem existido uma aposta cada vez maior em entregas no próprio dia”. Por outro lado, o Lidl “investiu numa plataforma logística em Espanha”, revelaReis Pinto.

Como o conceito de proximidade implica um maior número de pontos de entrega, maior dispersão, encomendasmais frequentes e mais fraccionadas,“ao nível da grande distribuição, as lojas mais pequenas acarretamuma redução do número de SKU (Stock KeepingUnit), reforçando a oportunidade que já existia ao nível do reflorescimento das lojas de especialidade”, diz o responsável da Generix, sublinhando que estes factores “têm a consequência de um custo logístico superior para o mesmo nível de vendas”, um dos desafios que os profissionais enfrentam ao assumirem a tarefa logística.

Neste sentido, atransferência de funções para uma maior autonomia dos pontos de venda, ao passo que as cadeiasassumem o compromisso de estarem em maior número no mercado, faz com que o sector de logística invista na produção de uma “melhor qualidade de informação”, considera João Coutinho. O Marketing Manager da Zetes Burótica justifica a visão com a ideia de que “os retalhistas e todos os intervenientes na cadeia de abastecimento precisam de soluções que lhes permitam saber tudo o que se passa com os seus produtos, de forma rápida, precisa, em qualquer lugar e por quem são manuseados”.

Com a questão da proximidade, Reis Pinto considera que se dará uma “nova procura para espaços logísticos e armazéns, incluindo pólos de grande dimensão (com mais de 100 mil metros quadrados), centros de distribuição especializados e entrepostos locais de menor dimensão uma estrutura definia e completa de logística para dar resposta às necessidades”.

No entanto, independentemente da dimensão das lojas, “qualquer retalhista deve adaptar as suas infra-estruturas para competir no mercado”, uma vez queo consumidor valoriza “a comodidade e o conforto da compra”, dizo responsávelda GEFCO, reforçando a ideia de que este é um sector adaptável à constante actividade e desenvolvimento, para o qual “todas as alterações são favoráveis”.

Américo Fernandes afina pelo mesmo diapasão, considerando que a tendênciada proximidade “não afecta a actividade logística”, pelo contrário, vem dinamizá-la “ainda mais”, em especial na área do transporte. “Se há mais pontos devenda e de distribuição, maior é anecessidade de terem as mercadorias disponíveis nos diferentes espaços ou seja, as entregas são feitas com maior frequência”. O responsável da DHL aponta para “vários ajustes” em relação à distribuição para uma maior rapidez. “As soluções passam por repensarmos o modelo de distribuição, utilizarmos veículos mais adequados e, possivelmente, termos estruturas mais descentralizadas, entre outras”.

Actualmente, a maior parte dos retalhistas procura “fomentar o Cross-Docking puro”, obtendo o controlo dos fluxos de transporte, “de forma a que o ‘lead time’ seja o mais curto possível”.AGenerixdesenvolveu um “projecto de criação de centros parapequenos fornecedores da grande distribuição”. O processo permitiu “consolidar asmercadorias e abastecer os centros de distribuição” dos retalhistas com “camiões completos”, além da “redução do número de fluxos de entrada e saída”. Segundo Pedro Gordo, a soluçãotraz ganhos “a muitos níveis”, nomeadamente,na “redução dos níveis de inventário, do tempo de posse de stock e ‘handling’ e no aumento do período de vida útil nas lojas”.

Comércio electrónico

Segundo o responsável, o e-commerce é um dos factores que “muito contribuiu para a viragem do paradigma” de ‘supply chain’ para ‘demand chain’. Ao nível do retalho, a omnicalidade e, particularmente, o comércio online lançaram um conjunto de importantes desafios à logística, assentes fundamentalmente na necessidade de satisfazer consumidores mais informados e exigentes.

O desenvolvimento do e-commerce significa “um maior número de encomendas a gerir, menores quantidades unitárias, maior dispersão dos pontos de entrega e maior fraccionamento das mercadorias em trânsito, que obrigam a soluções de transporte em rede, com maior sofisticação e eficiência, para assegurar os níveis de serviço adequados na entrega dos bens”. No entanto, os maiores desafios para a logística estão “relacionados com o marketing, que levanta as questões de maior complexidade”.

A exigência de rapidez no transporte, com menores quantidades de produtos, é uma tendência impulsionada não apenas pelas cadeias de proximidade, como também se tona mais evidente com a expansão do comércio online que, tanto nas vertentes B2B como B2C, levanta “vários desafios importantes”.

Como a situação actual pressupõe uma elevada carga de trabalho para a logística, para escoar acções para outras operadoras, muitas empresas recorrem ao ‘outsourcing’. Na maior parte dos casos,esta é a “melhor opção quando se procura flexibilidade, qualidade e ajustamento constante a alterações na necessidades logísticas”, para o responsável da Generix. A solução representa uma “mais-valia”também para Américo Fernandes,porque “torna as estruturas mais flexíveis, adaptáveis às variações de volumes e com uma maior flexibilidade de horários”. Permite ainda uma “melhor gestão de custos com soluções mais flexíveis para os clientes e consequentemente uma maior satisfação com o serviço”.

Soluções mais utilizadas em Portugal

Portugal apresenta um sector logístico com um panorama “idêntico ao da Europa”, “ao mesmo nível” que os restantes países ou até “mais avançado”, em relação à tecnologia disponível. As soluções “mais utilizadas no mercado português são as de “shipping online”, uma vez que são as “mais fáceis de utilizar pelos clientes”, afirma Américo Fernandes.

O sector tem especial peso em Portugal devido à localização geográfica do país, onde “a procura dos serviços está ainda muito centrada em empresas multinacionais”.

Quanto à tecnologia que permite uma maior circulação e acesso aos dados e,consequentemente, uma melhor comunicação entre os intervenientes da cadeia de valor, Reis Pinto afirma, por sua vez, que as mais utilizadas em Portugal,são as soluções “ERP, TMS e WMS”, que permitem uma “gestão eficaz e em tempo real dos fluxos”.

“A integração de informação é hoje mais importante do que qualquer factor físico como a distância ou o meio de transporte”, considera Pedro Gordo, destacando, entre as mais eficazes medidas, para não afectar a qualidade dos serviços, a aposta em“sistemas de informação e na logísticacolaborativa” entre os agentes de cada cadeia de abastecimento. Dada a exigência de mais rapidez no transporte de menores quantidades de produtos,”receber informação de um fornecedor via EDI, utilizar a sua codificação (EAN128, SSCC,RFID), trabalhar em ‘cross-docking’ puro, evitando a armazenagem, dar visibilidade permanente sobre o estado das encomendas num portal B2B, obter o POD no momento da entrega e disponibilizá-lo online, optimizar as rotas, o preenchimento dos veículos ou o carregamento, são exemplos de soluções que permitem responder com eficácia à realidade actual e futura”.

A “crescente multiplicidade de canais exige uma adaptação às constantes mudanças”, pelo que, João Coutinho considera que, nos próximos anos, a tecnologia desenvolve-se no sentido de facilitar “a informação de todas as operações efectuadas na cadeia de abastecimento colaborativa, por todos os intervenientes, de forma a saber e a validar todos os processos, cada vez, mais complexos”.

A automatização dos processos logísticos, com o avanço da tecnologia, pode passar pela “integração do operador com o seu cliente, inclusivamente, com outras cadeias de fornecimento a jusante”, pela “maior análise de grandes volumes de informação” e“áreas de gestão de produto”, oferecendo serviços “cada vez mais adaptados as necessidades do mercado”.

 

 

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Retalho
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
Alimentar
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
BRANDED
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Retalho
Science4you tem nova identidade visual
Retalho
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
ESG
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
Retalho
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Produção
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Bebidas
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Retalho
Retalho

Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

Hipersuper

A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica

A iServices acaba de inaugurar a sua nova sede regional no Porto, um espaço corporativo com 156 m² que reforça a presença da marca no norte do país e que será o novo centro de formação contínua para os seus colaboradores.

BRANDED

Neste espaço ganha vida a Academia iServices, uma estrutura dedicada à especialização técnica em reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos.

Com um design contemporâneo, funcional e acolhedor, a nova sede traduz a identidade da marca num ambiente pensado ao detalhe para promover a ergonomia, o bem-estar e a eficiência no local de trabalho. O layout integra zonas distintas como salas de reuniões, áreas de trabalho amplas, lounge e copa – criando um espaço versátil, adaptado às necessidades atuais e futuras da equipa.

Bruno Borges, Diretor-Geral da iServices, afirma que “com mais de 15 anos de experiência no setor da reparação de tecnologia, a iServices acumulou um know-how técnico único no mercado. A criação da nossa Academia é o reflexo deste percurso: um espaço dedicado à partilha de conhecimento, à formação especializada e à elevação dos nossos padrões de qualidade. Queremos que cada colaborador que passe por aqui se torne não só mais qualificado, mas também mais confiante e preparado para enfrentar os desafios tecnológicos do presente e do futuro.”

Também em expansão internacional, a iServices inaugurou recentemente uma nova sede regional em Bruxelas, criada à imagem da sede de Lisboa. Neste novo espaço, em regime de open space, é promovida a colaboração, a proximidade entre equipas e uma comunicação mais fluida — pilares da cultura organizacional da marca. Com copa, sala de reuniões e zona de convívio, esta sede alia modernidade e funcionalidade, com uma decoração leve e contemporânea.

Com estas duas novas sedes regionais — no Porto e em Bruxelas — a iServices continua a consolidar o seu posicionamento como líder na reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos. Referir que o headquarters em Lisboa será mantido.

Fundada em 2011, a iServices é líder de mercado na reparação de smartphones, tablets, computadores e na venda de recondicionados com 3 anos de garantia. A marca distingue-se pelo foco no cliente, pela inovação dos seus serviços e por uma visão clara de economia circular, prolongando a vida útil dos equipamentos e contribuindo para um consumo tecnológico mais responsável e sustentável. Atualmente, conta com mais de 100 lojas em Portugal, Espanha, França e Bélgica.

 

 

Sobre a iServices:

A iServices nasceu em 2011, conta atualmente com mais de 450 colaboradores e está presente com mais de 100 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices contabiliza mais de trinta mil reparações por mês em equipamentos multimarca (Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras) sendo ainda o representante oficial, em Portugal, da marca de drones líder do mercado global, a DJI. Antes de qualquer reparação, a iServices realiza sempre um diagnóstico gratuito e sem compromisso. Este serviço de reparação é complementado por uma vasta oferta de acessórios e gadgets de marca própria – a iS. A iServices trabalha com técnicos especializados presentes em todas as lojas e efetua as suas reparações em cerca de 20 minutos. Recebeu em 2019 a distinção como ‘empresa gazela’, em 2025 é considerada “Marca Recomendada”, “Prémio 5 Estrelas” e “Escolha do Consumidor” pelo terceiro ano consecutivo. A marca renova ainda, em 2025, o selo Escolha Sustentável e o prémio “A Melhor Loja”.

Sobre o autorBRANDED

BRANDED

Retalho

Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões”, destacam os intervenientes no negócio.

Hipersuper

O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transação não é suscetível de criar entraves à concorrência efetiva no mercado.

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham”, informa o Fundo Shoppings Iberia.

O La Vie Caldas da Rainha está situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².
O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Science4you tem nova identidade visual

No ano em que celebra 17 anos, a marca portuguesa de brinquedos educativos apresenta uma imagem “mais simples, moderna e divertida”.

Hipersuper

A grande estrela deste rebranding é o logótipo, que surge com um design mais simples, moderno e com um sorriso. “A icónica molécula da Science4you ganhou expressão e reflete ainda melhor a missão da marca de tornar a aprendizagem divertida”, apresenta a empresa portuguesa, que está a celebrar 17 anos.

“A Science4you nasceu de um projeto universitário, com um investimento inicial de apenas 1.250 euros. Na altura, o logótipo foi desenhado por mim, sem grandes recursos, mas com muita paixão pelo que estávamos a construir. Hoje, sentimos que era o momento certo para dar um novo rosto à marca, mantendo a mesma essência que nos trouxe até aqui”, recorda Miguel Pina Martins, antigo CEO e atual chairman da Science4you.

Hoje, a marca já não se foca exclusivamente na ciência – embora esta continue a ser a sua base – e produz brinquedos de várias áreas do conhecimento e diferentes tipos de entretenimento, acompanhando as novas tendências e interesses dos consumidores. Com a introdução de novas categorias de produtos e a recente aposta no segmento kidult , a empresa sentiu que era o momento certo para atualizar a sua imagem e alinhá-la com o seu novo posicionamento.

“Este rebranding é mais do que uma mudança estética, é um reflexo da nossa evolução e da nossa visão para o futuro. Queremos continuar a inovar, diversificar a nossa oferta e chegar a ainda mais pessoas, mantendo sempre o nosso compromisso com a educação e a diversão”, refere, por sua vez, Filipe Ramos.

A nova identidade visual da Science4you já pode ser vista em todas as plataformas da marca, incluindo o site e redes sociais. A marca já lançou o primeiro brinquedo com esta nova imagem, a Fábrica de velas – versão encantada.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade

A Via Verde está a alargar a oferta de serviços de mobilidade às scooters elétricas através de uma parceria com a Cooltra, uma empresa de aluguer de curta duração, que opera em Lisboa desde 2017.

Hipersuper

No total, a Cooltra tem uma frota de 400 scooters, todas elétricas, a circular na cidade de Lisboa e que “podem ser alugadas por todos os clientes da Via Verde, bastando para isso aderir ao plano Via Verde Cidade”, refere a empresa.
Para utilizar o novo serviço, os clientes da Via Verde passam a ter na nova App, a localização das scooters disponíveis no mapa ‘Perto de mim’ ou no serviço ‘Scooters elétricas’.

“Este é mais um passo importante na evolução da Via Verde para uma plataforma de serviços de mobilidade com foco na sustentabilidade. A jornada diária dos nossos clientes é cada vez mais multimodal e combina meios partilhados e é, neste sentido, que estamos a desenvolver a nossa oferta, para que os nossos clientes não percam tempo e possam usar o meio de transporte mais rápido e eficaz”, destaca Eduardo Ramos, CEO da Via Verde.

Para Luis Figueiredo, diretor da Cooltra em Portugal, “a integração das nossas scooters elétricas na Via Verde representa um passo importante para facilitar o acesso à mobilidade sustentável em Lisboa”. “Esta associação reforça o compromisso de ambas as empresas em destacar a necessidade de uma mudança para um modelo mais sustentável, oferecendo uma solução de transporte multimodal mais eficiente e amiga do ambiente”, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

Hipersuper

O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Produção

AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

Hipersuper

O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

Hipersuper

A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

Hipersuper
A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.