Investimento imobiliário comercial cresce 70% no sul da Europa em 2014
O investimento directo em imobiliário comercial a nível global atingiu um novo recorde no último trimestre de 2014, de acordo com a consultora JLL. Ao longo de 2014, um volume total de 700 biliões de dólares (US) foi transaccionado em todo o mundo, mais 18% que em 2013

Ana Catarina Monteiro
Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira
Sónia Gonçalves reforça equipa de industrial & logistics da Adecco Portugal
AEP promove missão empresarial ao Canadá
CONFAGRI promove seminário sobre desafios na atividade pecuária
“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”
Nestlé volta a ser distinguida como a marca com melhor reputação no setor da Alimentação e da Alimentação Infantil
Auchan Retail Portugal juntou-se à WWF Portugal para a Hora do Planeta
Capwatt desenvolve o primeiro projeto de produção de biometano em Portugal
DHL Group cria parceria com ONU para melhorar a logística humanitária
Pedro Pereira Gonçalves eleito vice-presidente da Federação Europeia das Empresas de Vinho
O investimento directo em imobiliário comercial a nível global atingiu um novo recorde no último trimestre de 2014, de acordo com a consultora JLL. Ao longo de 2014, um volume total de 700 biliões de dólares (US) foi transaccionado em todo o mundo, mais 18% que em 2013.
O volume de investimento em imobiliário comercial a nível global atingiu os 218 biliões de dólares, na moeda norte-americana, no 4º trimestre de 2014, 28% acima do registado no trimestre anterior. Destaca-se a actividade registada nas regiões EMEA e Ásia-Pacífico, com um crescimento de 40% no 4º trimestre, face ao anterior, e o aumento de 15% no Continente Americano.
De acordo com os dados preliminares apurados pela consultora, na Europa, o ritmo de crescimento do volume transaccionado “quase se equiparou” ao do Continente Americano, registando um aumento de 21% para os 267 biliões dólares, no total do ano. Enquanto os mercados do Reino Unido, França e Alemanha registaram um crescimento sólido de 17%, alguns dos mercados de menor dimensão tiveram uma taxa de crescimento consideravelmente superior, nomeadamente, nos Países Nórdicos (41%), Europa Central e de Leste (51%), Benelux (61%) e Europa do Sul (70%).
O Continente Americano “continuou a liderar” em termos globais, com volumes de 298 biliões de dólares, em 2014, num crescimento de 24% em relação a 2013. Este valor foi impulsionado por um último trimestre forte nos EUA, onde os volumes transaccionados atingiram perto de 85 biliões de dólares, 6% acima do registado no último trimestre de 2013. “EUA, Brasil e México mantiveram um bom ritmo transaccional ao longo do ano, ao passo que o desempenho do Canadá ficou ligeiramente abaixo de 2013”, revela a consultora.
Na Ásia-Pacífico, por sua vez, um último trimestre mais forte do que o previsto colocou a região novamente em linha com os níveis de actividade de 2013. O volume de 42 biliões de dólares, registado no 4º trimestre, é o resultado trimestral mais elevado na região e traduz um crescimento de quase 40% em relação ao 3º trimestre, tendo sido impulsionado por um aumento da actividade na China e na Coreia do Sul, os mercados que sustentaram a actividade na região, ao longo de 2014. No acumulado de 2014 os volumes transaccionados foram de 128 biliões de dólares. A Austrália (+ 17%) e o Japão (+ 4%) registaram performances mais fortes que em 2013, ao passo que o desempenho da China ficou abaixo em 20% face ao ano anterior, não obstante um último trimestre forte.