Destaque Distribuição Homepage Newsletter

‘Shopper’ do futuro vai privilegiar produtos ‘KM O’

Por a 1 de Dezembro de 2014 as 14:48

Mais consciente do que compra, assim é o ‘shopper’ do futuro.

Por isso, vai procurar, por um lado, produtos mais saudáveis, e, por outro, contribuir para a economia local, segundo o estudo ‘The Food Revolution’’, da consultora Lantern, citado pela InfoRetail.

O estudo dá conta que o ‘shopper’ dará prioridade aos produtos de origem e elaborados localmente, mais conhecidos por “KM 0”.

O comércio online de alimentos também vai dar um salto definitivo, graças à expansão de concorrentes como a Amazon. A compra digital será multiplataforma e cada vez mais conveniente, revela a mesma fonte.

O maior avanço dar-se-à no entanto na logística: a compra será cada vez mais imediata e conveniente.

No que diz respeito às embalagens, os supermercados já começam a reconhecer os benefícios da venda a granel que estão a adoptar em categorias como frutos secos, doces, massas, pet, chá, especiarias, entre outras.

As cadeias ‘Whole Foods’ e ‘Wild Oats’, por exemplo, já começaram a alastrar a venda a granel a novas categorias, há muito.

Esta tendência do granel fez nascer um novo nicho de mercado que tem dado também uma nova vida aos supermercados que só vendem quantidades impostas, permitindo ao shopper poupanças na conta do supermercado.

Estes novos supermercados apelam à preocupação com a natureza, ao bem-estar social, ao desperdício de alimentos e à reciclagem.

O estudo realça por outro lado a proliferação de startups na área alimentar que prometem romper com o estabelecido mapa alimentar, dotadas de equipas multidisciplinares: bioquímicos, geneticistas, nutricionistas e ‘data scientists’ que procuram descodificar os alimentos já existentes para desenhar novos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *