Consumo de turistas chineses é o que mais tem crescido em Portugal
O turista de compras chinês já está no top dos clientes que mais valor despende por compra
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
A China é um dos principais mercados emissores de turismo no Mundo e, em Portugal, o turista de compras chinês já está no top dos que mais valor despende por compra.
Em 2013, essa despesa alcançou €1.223,00 e, no primeiro semestre de 2014, esse valor é de €1.099,00.
Aliás, o consumo dos turistas chineses é o que mais tem crescido em Portugal: 118% em 2012, 90% em 2013 e, no primeiro semestre de 2014, mais 29%. O turista chinês mostra preferência em compras nas categorias “moda & vestuário”, que representou 49% do total, “relojoaria & joalharia” (16%) e “acessórios de moda” (11%) – segundo valores de 2013, citados pela Global Blue.
O poder de compra, as diferenças culturais e a importância crescente do turista chinês em Portugal motivaram a Global Blue a criar, em parceria com a Edeluc (consultora de negócios entre Portugal e a China, que representa a COTRI), cursos de formação sobre como acolher este “sofisticado turista”.
Estes cursos de formação são exclusivos para a rede de comerciantes afiliados, e respectivos vendedores da Global Blue (gestor de operações Tax Free)
Esta é a primeira parceria do género realizada em Portugal e permite à Global Blue dar acesso em exclusivo à sua rede de comerciantes afiliados, e respectivos vendedores, formação, conhecimento e certificação sobre como acolher o turista chinês.