Tráfego em queda nos supermercados
Apesar do ritmo promocional, os consumidores vão cada vez menos vezes às lojas e essa quebra “não está a ser compensada pelo aumento do volume em cada acto de compra”, revela uma análise da Kantar Worldpanel

Rita Gonçalves
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Os lares nacionais mostram uma tendência de contínua redução da frequência de compra de bens de consumo, em 2014, segundo uma análise da Kantar Worldpanel.
“Esta redução alcançou 4,4% até Outubro de 2014, face ao período homólogo. A quebra nas idas às lojas não está a ser compensada pelo aumento do volume comprado em cada acto de compra, que apenas cresce 1%”, sublinha a consultora.
Ou seja, os portugueses continuam a reduzir o volume comprado (-2,8%), em termos globais, “num processo forçado ou voluntário de optimização das compras no Grande Consumo. Este processo de redução feito pelos lares, verifica-se desde 2010, de forma lenta, mas constante, ao longo destes últimos quatro anos”.
Estes dados indicam também que “as acções promocionais dos retalhistas ou dos produtores não estão a conseguir – em termos globais – aumentar nem a frequência de compra, nem a compra por acto, de forma a conseguirem fazer crescer o mercado, em termos de volume total comprado”.
A análise conclui, assim, que o aumento no consumo privado, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) que se verifica este ano,”não tem ainda correspondência directa com o que se passa no grande consumo. Neste mercado os lares portugueses continuam a reduzir e a optimizar as compras, como demostra a contínua queda do volume comprado pelas famílias, pelo menos até Outubro último”.