Marcas da distribuição lideram categoria de massas
Os portugueses são considerados grandes apreciadores de massa e marcam presença no ranking dos 20 principais consumidores do Mundo

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Os portugueses são considerados grandes apreciadores de massa, estando na tabela dos 20 principais consumidores, com 6,6 kg per capita anuais.
A Marktest Retail realizou um estudo sobre a categoria, tendo como base a medição do espaço de linear.
O estudo regista um aumento do espaço de linear ocupado pela marca própria (26,70% para 27,87%) e Milaneza (21,77% para 23,18%).
No segmento de esparguete também é a marca própria que regista um maior aumento de ‘share of shelf’ face a 2012.
No universo total de massas e comparando apenas as marcas de fabricante, a marca Nacional apresenta o maior aumento de quota de espaço de linear (1,19p.p.).
O estudo conclui que as marcas da distribuição têm maior ‘share of shelf’ em todos os canais, com especial destaque nos Discount (81,95%). Enquanto no canal Hiper, destaca-se a quota de espaço para Outras Marcas (23,24%).
“A Milaneza regista uma maior quota de espaço de linear no canal super (28,09%). Curiosamente, a Nacional detém um maior ‘share of space’ do que Garofalo nas lojas hiper, mas quando analisado o canal super a situação inverte-se”, sublinha o estudo.
Quando analisado o ‘share of shelf’ das marcas no segmento de esparguete, as marcas da distribuição continuam a ter maior quota de espaço de linear em todos os canais. No entanto, a principal diferença verifica-se na Milaneza que apresenta um ‘share of shelf’ muito idêntico em hiper e super (22,30% vs 22,27%) no segmento esparguete.
Também a Nacional regista um aumento da sua quota de espaço quando analisado o segmento de esparguete isoladamente. Apenas as marcas da distribuição, Milaneza e Caçarola estão presente em todos os canais.
Considerando a quota de espaço de linear de marcas de esparguete por insígnias, mais uma vez, é a marca própria que apresenta valores mais elevados na generalidade das insígnias, à excepção de Milaneza que regista um maior ‘share of shelf’ nas lojas E.Leclerc (23,87%), Jumbo (23,10%) e Pão de Açúcar (29,88%).