Guia para inovar com sucesso no grande consumo
Apesar de não haver receitas milagrosas ou mandamentos sagrados, há algumas regras, que seguidas à risca, podem ajudar a alcançar sucesso nas inovações

Rita Gonçalves
Nova campanha do Continente reforça compromisso com a produção nacional e uma alimentação saudável
App da Ifthenpay integra faturação sem limites e capta 300 novos clientes em menos de um mês
Check Point Software vence prémio de Segurança na Cloud nos Globee Cybersecurity Awards 2025
Pepco abre nova loja no centro comercial Alegro Sintra
Loja Pingo Doce do Forum Madeira reabre totalmente renovada
Trabalho remoto impulsiona a produtividade conclui estudo da Michael Page
Manzwine abre a votação pública a escolha do rótulo do vinho Jagoz
8ª Avenida, LoureShopping e RioSul Shopping lançam nova app
Novo polo logístico vai permitir à WineStone acelerar a estratégia de expansão
Vestuário, calçado e artigos de moda entre os artigos mais comprados online
Apesar de não haver receitas milagrosas ou mandamentos sagrados, há algumas regras, que seguidas à risca, podem ajudar a alcançar sucesso nas inovações, ou seja nos novos produtos e serviços que são lançados no mercado de grande consumo. Paulo Caldeira, director da Kantar Worldpanel, revela 3 regras de ouro.
1. Gerar Experimentação – A Kantar Worldpanel prepara-se para lançar um estudo em Portugal que permite aferir à partida o sucesso do lançamento de um produto inovador no mercado, e para isso, estudou em detalhe este mercado. Concluiu que ser diferente é o factor que gera mais atracção na inovação no grande consumo e, por consequência, é também o que gera mais experimentação.
2. Repetição da Compra – A repetição da compra é essencial no sucesso da inovação. Há uma correlação directa entre a relevância da inovação e a repetição. A relevância da inovação gera recomendação e permite chegar a novos públicos
3. Acompanhamento Sistemático – É preciso avaliar o impacto da inovação de forma sistemática. A título de exemplo, Paulo Caldeira dá alguns números sobre o mercado espanhol. Foram lançadas 1.200 novas referências e produtos inovadores em Espanha (menos 22%), nem todas consideradas verdadeiras inovações. Apenas 20% alcançou êxito”.