Edição digital
PUB

Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel

Sem categoria

Seleccionar um Vendedor: Técnicas para recrutar candidatos, Ana Bordalo (Page Personnel Retail)

Ana Bordalo revela alguns pontos-chave dos elementos a ter em conta no recrutamento de Vendedores para o retalho de Luxo

Rita Gonçalves

Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel

Sem categoria

Seleccionar um Vendedor: Técnicas para recrutar candidatos, Ana Bordalo (Page Personnel Retail)

Ana Bordalo revela alguns pontos-chave dos elementos a ter em conta no recrutamento de Vendedores para o retalho de Luxo

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Bebidas
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Não Alimentar
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
Alimentar
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Logística
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Logística
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Alimentar
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Retalho
Nova gama de gelados familiares Olá
Alimentar
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Retalho
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Alimentar
PUB

Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel

Por Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel Retail

Com o crescimento do segmento de Retalho de Luxo em Portugal, e a abertura de novas lojas maioritariamente empresas multinacionais, que decidem apostar no mercado nacional aproveitando o poder de compra de clientes estrangeiros, torna-se fundamental recrutar ou reforçar as equipas de vendas.

Naturalmente que a grande preocupação aqui é não cometer erros de “casting”, sobretudo numa área onde a fidelização de clientes é a chave de sucesso para a manutenção e crescimento das vendas. Aqui ficam alguns pontos-chave, dos elementos a ter em conta quando recrutamos Vendedores.

1. Conhecer o Produto:

Para que exista uma verdadeira mais-valia no recrutamento de um profissional de vendas é fundamental que, além do gosto e identificação para com o produto, o profissional a recrutar tenha experiência e conhecimentos técnicos profundos sobre os artigos e novas tendências de mercado. Na maioria dos casos, o Vendedor move-se dentro do mesmo sector trazendo uma mais-valia no que diz respeito à gestão de uma carteira de clientes. Além disso, será um profissional habituado a assessorar o cliente, identificar potenciais necessidades e quanto melhor conhecer o produto, concorrência e tendências mais facilmente conseguirá concretizar a venda.

No mercado de luxo, tipicamente a venda reveste-se de contornos emocionais e a maioria dos clientes têm capacidade económica para poder comprar o mesmo artigo noutro qualquer local do globo, pelo que a preocupação com a fidelização é ainda mais importante. Regra geral, e cada vez mais, as marcas de luxo estão fortemente apoiadas por sistemas de CRM, mas quando tal não existe têm que garantir que as suas equipas de vendas conseguem um atendimento personalizado no sentido de garantirem a gestão da sua carteira de clientes da forma mais efectiva e assertiva possível.

Grande parte da importância de um vendedor deste segmento de mercado é-lhe conferida pelo peso ou representatividade da sua carteira de clientes. São práticas comuns saber as datas de aniversário de cada cliente e, por vezes, até mesmo do resto da família. É igualmente usual que se convidem estes clientes para acções ou eventos específicos. Existem ainda casos em que a venda decorre em eventos específicos ou mesmo em visitas privadas que poderão decorrer nas residências ou locais de trabalho dos clientes. Outro elemento importante a levar em linha de conta, é que para alguns artigos, como por exemplo relógios, os clientes conhecem exaustivamente as características da peça em questão e o “expertise” do vendedor será determinante para fidelizar o cliente. É cada vez mais uma tendência que as marcas que se posicionam neste segmento de mercado procurem ter equipas diversificadas nas quais constem elementos que rapidamente consigam estabelecer afinidades culturais com o seu público-alvo.

2. Como realizar a entrevista:

Em entrevista é importante que sejam colocados casos práticos e exemplos sobre que tipo de venda é realizada, identificar e descrever o tipo de cliente, volume de vendas realizadas diariamente, e quais as técnicas utilizadas para criar um maior número de visitas à loja e de cross-selling.

Há que realizar muitas questões direccionadas para o dia-a-dia e situações pelas quais passou. Quanto mais detalhes o candidato der sobre a sua acção comercial, mais facilmente conseguiremos definir o seu perfil, se se tratará de um “hunter” ou de um “farmer”, fazendo com que exista um menor erro associado à sua adaptação ao novo posto. Seleccionar um Vendedor irá por isso exigir uma entrevista mais prática do que quando entrevistamos outro tipo de perfis.

Esta técnica será mais facilmente utilizada quando o entrevistador está especializado neste sector e sabe quais as perguntas que deverão ser feitas e se as respostas do candidato são idóneas ou não com base no conhecimento que tem do sector e do mercado. Por esse motivo, a Page Personnel tem uma equipa especializada na área de Retalho que poderá trazer uma mais-valia nesse sentido ao processo de selecção e aos seus clientes.

3. O controlo de Referências:

É fundamental terminar o processo de recrutamento com controlo de referências acerca do candidato que deverá ser realizada a 360º contactando com a chefia directa, pares e, se possível, contactar algum cliente, permitindo conhecer o ponto de vista destes três tipos de interlocutores.

Nesse sentido, conhecer bem o sector para o qual o candidato irá trabalhar, as suas características, quem vão ser os seus interlocutores e funções diárias, é o factor mais importante quando recrutamos um perfil de vendas.

 

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Bebidas
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Não Alimentar
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
Alimentar
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Logística
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Logística
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Alimentar
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Retalho
Nova gama de gelados familiares Olá
Alimentar
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Retalho
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Alimentar
Bebidas

Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo

Disponível em garrafa de 0,75 cl, este vinho clarete, feito a partir da casta baga da colheita 2023, DOC Bairrada, está à venda na loja online do Rocim.

Hipersuper

A mais recente referência clarete da Bairrada já chegou ao mercado e volta a ter como protagonista a personagem de animação Bruno Aleixo. Um vinho que reforça a parceria entre a Herdade do Rocim e a Quinta da Lagoa Velha.

“Tornou-se um vinho obrigatório no nosso portfólio, não só pela frescura que o torna uma companhia imprescindível nos dias e noites quentes de verão, como pela ligação ao icónico Bruno Aleixo, que continua a ser uma personagem incontornável”, sublinha Pedro Ribeiro, enólogo da Herdade do Rocim.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Não Alimentar

Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas

A rede reforçou a sua presença em Oeiras, com a inauguração prevista de duas lojas, Santo Tirso, Cascais, Seixal, Sintra, Vila do Bispo, Santa Maria da Feira e Almada.

Hipersuper

A Melom Obras continua a reforçar a sua rede de lojas de franchising Melom e Querido Mudei a Casa Obras. Com nove lojas em oito concelhos do país, a rede que opera em modelo de franchising, reforçou a sua presença em Oeiras, com a inauguração prevista de duas lojas, Santo Tirso, Cascais, Seixal, Sintra, Vila do Bispo, Santa Maria da Feira e Almada.

Com um total de 127 franchisados e mais de 600 colaboradores, as insígnias que abriram 19 novas unidades em território nacional em 2023, reforçaram a sua rede no primeiro semestre do ano com a abertura de nove lojas e uma equipa de 20 colaboradores, sendo duas da Melom e sete da Querido Mudei a Casa Obras.

“Depois do termos fechado o ano de 2023 como um dos melhores anos das marcas de atividade dos seus franchisados, continuamos a reforçar a nossa rede de lojas a nível nacional. Temos concentrado os nossos esforços no apoio às unidades de franchising e redefinimos novas regras para a seleção e admissão de franchisados. Continuamos focados no nosso negócio core no setor das obras e remodelações, e nos nossos franchisados, com a aposta no recrutamento de novos profissionais e na formação profissional de mão-de-obra especializada, capacitando-os de melhores ferramentas de apoio”, sublinha João Carvalho, o co-fundador da Melom Obras.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho

Cada embalagem de 400g contém quatro filetes, e estão à venda nos pontos de venda habituais

Hipersuper

A Pescanova está a lançar os Filetes forno com tomilho e sal marinho, como uma opção para o verão. Os filetes são feitos “exclusivamente com 100% filete de pescada” envolvidos num panado, temperado com tomilho e sal marinho.
No forno, ficam prontos em 15 minutos, na frigideira em 4-5 minutos e na Air Fryer em 12 minutos, divulga a Pescanova, que apresenta este novo produto como “uma fonte natural de Ómega 3 EPA e DHA”.
Cada embalagem de 400g contém quatro filetes, e estão à venda nos pontos de venda habituais, incluindo Auchan e El Corte Inglés.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro

Duração de dois dias o congresso será palco de sessões para keynote speakers, apresentação de estudos e mesas redondas temáticas dedicadas à reflexão e debate.

Hipersuper

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) vai realizar o seu 26º congresso, nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Às disrupções nas cadeias de abastecimento acrescem hoje desafios enormes: desde a transição energética até às mudanças nas políticas de sourcing que têm implicações na relocalização da produção, passando pelo reforço da digitalização e a crescente aposta na robótica e automação, destaca a APLOG na comunicação sobre o evento.

A Associação alerta ainda que “novas e exigentes dimensões” surgem com a logística urbana, cibersegurança e inteligência artificial e, perante este contexto vivido pela logística e transportes, o programa do 26º congresso vai contar com a perspetiva e a reflexão de palestrantes que irão abordar questões atuais e emergentes.

O evento destína-se a players da indústria, operadores logísticos, transporte, distribuição, grossistas, retalhistas, autoridades públicas, consultoras, equipamentos tecnológicos e soluções para logística, fabricantes de veículos e tecnologias.

Duração de dois dias, com coffee breaks, almoços incluídos e jantar de networking, o congresso será palco de sessões para keynote speakers, apresentação de estudos e mesas redondas temáticas dedicadas à reflexão e debate.

As informações sobre o congresso estão disponíveis em www.aplog.pt

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché

A Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché, de norte a sul do país. A expansão da maior rede de cacifos inteligentes reforça a estratégia de inovação dos CTT, com total conveniência para o cliente final.

Hipersuper

A Locky sublinha que além de serem uma solução prática para a receção de encomendas ao longo de todo o ano, os seus cacifos assumem especial relevância nesta altura do verão, em que muitos destinatários se encontram ausentes dos seus domicílios. Assim, a receção das compras online em horário alargado, sem necessidade de o cliente apresentar qualquer documento para levantamento ou contacto com outras pessoas continua totalmente assegurado, seja qual for a localização do comprador.

Lista dos supermercados Intermarché, insígnia do Grupo Mosqueteiros, que já têm cacifos Locky:

Albufeira
Anadia
Armamar
Arrifana
Arruda dos Vinhos
Celorico da Beira
Charneca da Caparica
Gandara
Lagos
Massamá Norte
Mêda
Merceana
Oliveira de Azeméis
Pombal
Proença-a-Nova
São Bartolomeu de Messines
São João da Pesqueira
Seia
Taipas
V.N. Barquinha
Vieira de Leiria
Vila do Bispo
Vila Nova de Santo André

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal

Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, de 15 a 17 de novembro, para os World Cheese Awards 2024.

Hipersuper

Portugal recebe pela primeira vez os World Cheese Awards. A edição 2024 decorre em em Viseu e tem já mais de 20 expositores internacionais confirmados.

Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, de 15 a 17 de novembro, para os World Cheese Awards 2024. A primeira edição da competição em Portugal tem já mais de duas dezenas os expositores internacionais com espaço reservado.

A representação portuguesa da organização avança que a procura perspetiva uma forte presença internacional, com produtores, profissionais da indústria, compradores e imprensa de todo o mundo, “abrindo uma janela de oportunidade única para a divulgação e promoção dos produtores nacionais junto de importantes players internacionais, com potencial para alavancar as exportações na fileira do queijo português”.

“Estar presente nos World Cheese Awards 2024, quer através da inscrição de queijos na competição, quer enquanto expositores no espaço do evento, é uma oportunidade única para os produtores nacionais. Estamos a falar de uma iniciativa de âmbito mundial, que oferece uma visibilidade inigualável, potenciando a promoção dos nossos queijos além-fronteiras e, consequentemente, contribuindo para o incremento das exportações”, afirma Bruno Filipe Costa, food expert e representante dos World Cheese Awards em Portugal, sublinhando que “a qualidade e a diversidade dos queijos portugueses merecem ser reconhecidas globalmente, e este é o palco ideal para destacar a excelência da nossa produção”

“O evento reúne o trade mundial do queijo e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá, mais uma vez, reunir os mais importantes especialistas internacionais em queijo e os melhores queijos do mundo”, salienta, por sua vez, John Farrand, managing director da Guild of Fine Food, entidade organizadora da competição.

O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países avaliados por um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Neste júri, destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.

As inscrições para os World Cheese Awards 2024 decorrem até ao dia 16 de setembro.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Pingo Doce abre nova loja em Lisboa

Com uma área de 775 m2, a nova loja situa-se na Rua Madame Curie, junto à Praça de Espanha, e tem a comida no centro da experiência de compra.

Hipersuper

O Pingo Doce tem uma nova loja em Lisboa, que proporcionou a criação de 46 novos postos de trabalho.

Na nova loja, aberta diariamente das 8 às 21 horas. os clientes vão encontrar o restaurante Comida Fresca com 60 lugares sentados; cafetaria e padaria em livre-serviço, com fornadas de pão quente ao longo do dia e uma variedade de produtos frescos, incluindo  secções de Talho e de Peixaria com atendimento personalizado e ecrãs digitais com informação dos produtos.

A nova loja vai, igualmente, ao encontro de uma maior preocupação ambiental e apresenta alternativas que permitem uma experiência de compra mais sustentável, através da disponibilização de sacos reutilizáveis e trolleys e um posto de reenchimento de água filtrada ECO, um serviço inovador e exclusivo do Pingo Doce, mais sustentável e económico, e que contribui para a redução do uso de plástico descartável. Os clientes podem também levar as suas próprias embalagens e caixas para utilizarem nos balcões de atendimento, como na Charcutaria ou no Take Away.

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a nova loja está equipada com iluminação integralmente em LED; claraboias para iluminação natural; sistemas de gestão e controlo de energia; equipamentos autónomos de frio com propano e central de frio CO2 (gases naturais) e torneiras eficientes.

No âmbito da política de responsabilidade social e de apoio às comunidades locais do Pingo Doce, a nova loja estabeleceu uma parceria com a VITAE – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional – para a doação de bens alimentares.
A VITAE tem o compromisso de promover a dignificação das pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social, respeitando as suas escolhas individuais e veiculando opções de mudança e apoia, diariamente, mais de 1.200 pessoas.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Nova gama de gelados familiares Olá

A Olá acaba de lançar uma nova gama de gelados familiares que já podem ser encontrados nas cadeias de grande distribuição.

Hipersuper

A gama de gelados de colher é apresentada como o mais económica com os sabores preferidos dos portugueses e chegam  num formato familiar de 900ml e em três variedades diferentes: caramelo salgado, frutos exóticos e bolacha com chocolate.

O sabor de Caramelo Salgado tem uma deliciosa base de nata, envolvida num molho de caramelo salgado e em pedaços de caramelo. Já o Frutos Exóticos tem uma base de baunilha, molho de frutos exóticos e pedaços de merengue. Por fim, o sabor Bolacha com Chocolate é um gelado de bolacha com molho de chocolate e maravilhosos pedaços de bolacha de manteiga estilo shortcake.

Com desenvolvimento criativo da WYcreative, o resultado final foi desenvolvido com foco em 3 pontos diferenciadores: as cores fortes da marca para uma identificação direta da Marca Olá, a textura do gelado para promover o apetite appeal com recurso ao coração icónico da Olá e os pedaços para transmissão direta do perfil de sabor.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan

A iniciativa ‘Carrinhos Surpresa’ da Auchan arranca este sábado em todos os hipermercados da retalhista, de norte a sul do país.

Hipersuper
tagsAuchan

Desta vez, e depois do sucesso da ação nos outros país, o palco é Portugal.

Estes carrinhos contêm produtos não alimentares com um desconto de 65% sobre o valor de referência em loja.

Segundo a retalhista, vão ser colocados cerca de 20 carrinhos em cada hipermercado Auchan e todos estarão tapados. Dentro de cada carrinho podem estar produtos de têxtil, artigos de casa, de bricolage, ou mesmo de tecnologia, e o objetivo é que o cliente se surpreenda.

O projeto piloto ocorreu em Coimbra e foi um sucesso – em pouco mais de 30 minutos, todos os ‘carrinhos surpresa’ disponíveis no hipermercado foram vendidos.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental

As entregas estavam limitadas aos distritos de Lisboa e Setúbal, mas agora a Izidoro passa a assegurar entregas refrigeradas de 0 a 4ºC em todo o território continental.

Hipersuper

A Izidoro reforça estratégia omnicanal e a proximidade com os consumidores ao expandir as suas entregas online para todo o território de Portugal continental. A partir de agora, os consumidores de norte a sul do país podem receber os produtos Izidoro em casa, beneficiando do transporte refrigerado, assegurado por um parceiro logístico: a DPD Fresh.

As entregas estavam limitadas aos distritos de Lisboa e Setúbal, mas agora a Izidoro passa a assegurar entregas refrigeradas de 0 a 4ºC em todo o território continental, garantindo que os produtos chegam aos consumidores em perfeitas condições.

“A nossa prioridade é oferecer uma experiência de compra superior aos consumidores. Esta expansão a nível nacional permite-nos estar ainda mais próximos deles, garantindo que recebem os nossos produtos com a qualidade e frescura que nos distingue. Além disso, reforçamos a nossa estratégia omnicanal, integrando a loja online com os canais tradicionais para oferecer uma experiência de compra completa e conveniente”, acrescenta Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro/Grupo Montalva.

Para celebrar esta expansão a todas as regiões de Portugal continental, a loja online oferece entrega grátis na primeira encomenda (valor mínimo de 20 euros).

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.