“Portugal precisa de uma estratégia de comunicação” (Ondina Afonso – Portugal Foods)
É preciso criar um plano de comunicação para promover Portugal no exterior, defende Ondina Afonso, Directora Executiva da Portugal Foods

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
É preciso criar um plano de comunicação para promover Portugal no exterior, defende Ondina Afonso, Directora Executiva da Portugal Foods, por ocasião do Fórum de Internacionalização do Sector Agro-Alimentar, que teve lugar hoje na Alimentaria Lisboa, para reflectir sobre as questões da internacionalização das empresas portuguesas.
Entre as queixas mais comuns das empresas portuguesas exportadoras está a falta de comunicação de Portugal no exterior. “Não existe uma marca. Não se trabalhou uma estratégia, falta um plano de comunicação e também tem um problema operacional, a dispersão dos fundos. Portugal aparece também de forma dispersa nos mercados internacionais”, sublinha Ondina Afonso.
“Nas feiras internacionais, países como Grécia, Espanha e Itália, ocupam quilómetros de área de exposição. Como é que os gregos e os espanhóis fazem? Têm recursos internos que trocam as voltas à legislação europeia”, exemplifica a Directora Executiva da Portugal Foods.