Susana Costa e Silva
Opinião

Os Millennials merecem a atenção do marketing, por Susana Costa e Silva e Rúben Oliveira (Católica Porto)

Os Millennials são jovens com idades entre os 18 e os 24 anos que ditam tendências: estão no topo da pirâmide de influência

Rita Gonçalves
Susana Costa e Silva
Opinião

Os Millennials merecem a atenção do marketing, por Susana Costa e Silva e Rúben Oliveira (Católica Porto)

Os Millennials são jovens com idades entre os 18 e os 24 anos que ditam tendências: estão no topo da pirâmide de influência

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Retalho
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
Alimentar
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
BRANDED
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Retalho
Science4you tem nova identidade visual
Retalho
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
ESG
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
Retalho
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Produção
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Bebidas
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Retalho
PUB

Susana Costa, professora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa (Porto)

Por Rúben Oliveira e Susana Costa e Silva, respectivamente, aluno e professora da disciplina de Marketing do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Porto

PUB

 

Millennials ou geração Y, são apenas alguns dos nomes habitualmente utilizados para identificar as pessoas nascidas entre 1980 e 2000, aproximadamente. Esta geração, que sucede aos Baby Boomers (nascidos após a segunda Guerra Mundial) e, mais recentemente, à geração X, apresenta especificidades muito próprias, o que merece desde logo a atenção do marketing.

Os millennials comunicam através de meios diferentes daqueles que eram utilizadas pelas gerações anteriores, estão rodeadas de informação, são bastante cépticos em relação às mensagens e aos conteúdos publicitários, mas adoram as marcas e vêem-nas como uma possibilidade de se expressarem.

O facto de representarem mais de quarenta por cento da força de trabalho global faz com que as empresas vejam nesta franja da sociedade um grupo com enorme poder de compra, capaz de aceder facilmente aos serviços e produtos pretendidos. Como maior grupo consumidor que são, tanto em volume de compras como em quantidade de consumidores, facilmente criam tendências em vários sectores, tendências essas que são cada vez mais díspares das manifestadas pelas gerações anteriores, apresentando vicissitudes próprias o que obriga a uma adaptação do marketing actual no sentido de ir ao encontro das necessidades, dos anseios destas pessoas.

“Customizar” intervenções

Esta geração utiliza canais de informação substancialmente diferentes das anteriores, que estão em muito associados à Internet. São exemplo disso portais como o Youtube, os Blogs, o Twitter e mesmo redes sociais como Facebook, Hi5 entre outras. Esta multiplicidade de meios de comunicação fez com que o marketing sentisse necessidade de “customizar” as suas intervenções junto deste target, indo assim ao encontro das especificidades destes novos meios de comunicação. Com os anúncios televisivos, a comunicação é unidirecional, passiva, algo que nos dias de hoje tem pouco impacto nos consumidores, uma vez que é necessária uma estratégia de comunicação mais integrada, até porque grande parte da população despende mais tempo na internet, usando sites como o Twitter, o Facebook ou outras redes sociais. Os millennials questionam as marcas, através das plataformas (e.g. grupos de fãs) que vão criando e ou utilizando, e pretendem obter uma resposta rápida e personalizada, uma vez que respostas estandardizadas não satisfazem este tipo de consumidores. Empresas como a Pepsi, a Reebok e a MTV criaram redes sociais que permitem aos consumidores partilharem informações, fotos e construir uma identificação com a marca.

Através destes grupos de fãs os clientes podem facilmente receber informações sobre novos produtos e serviços, ter acesso a promoções, ver por exemplo o “backstage” de um anúncio publicitário, trocar opiniões com outros clientes, efectuar reclamações ou sugestões, e tudo isto fomenta a criação de uma relação duradoura entre marcas e clientes. Esta ligação é extremamente importante se olharmos ao facto da geração em causa ter uma dimensão muito significativa que entrou recentemente no mercado de trabalho e que será uma geração com poder de compra durante largos anos.

Esta é também, de resto, a geração com maior nível de escolaridade, melhor formação, maior abertura às questões étnicas e sociais, e portanto trata-se de uma geração com uma grande dispersão de pensamentos, alargando assim o raio de “valores” que as empresas terão que empenhar nos seus produtos e serviços. O facto de acederem à informação com bastante facilidade, de poderem contactar com muitas pessoas em pouco tempo, dota esta geração de uma capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, o que acaba por distorcer um pouco o processo comunicativo. Tentam aglutinar as diferenças encontrando pontos de contacto, o que os torna pouco comprometidos, superficiais, sem causas próprias e algo egoístas nos seus relacionamentos. Uma das formas de encontrarem os pontos de contacto entre si é através da partilha de preferências por determinadas marcas, assemelhando-se a um grupo que partilha os mesmos valores, sendo que neste ponto as marcas podem ser utilizadas para exibir a classe social a que pertencem.

Filtrar informação

Todo este acesso a fontes de informação, faz com que os millennials sintam ansiedade de estar constantemente actualizados e, para tal, necessitam de filtrar a informação que lhes chega. Cabe às marcas conseguir estar além destes filtros.

Segundo Kotler (2011), para reter os consumidores as marcas têm que identificar os valores chave a incorporar nos seus produtos e, para isso, precisam de perceber qual o paradigma dos seus clientes, só desta forma conseguirão alinhar as suas campanhas de comunicação com os destinatários da mensagem, tornando mais próximos os clientes das próprias marcas.

Como forma de dar resposta a este paradigma, as marcas têm apostado nas redes sociais, criando equipas para gerir os conteúdos que colocam nas mais diversas plataformas. Essas equipas devem ser de faixas etárias do espectro dos millennials por forma a alinhar a forma de estar, a forma de interagir para não criar diferenças que podem dificultar o processo comunicativo, quer das campanhas, experiências ou causas. É muito importante que estas equipas consigam acompanhar de perto aquilo que vai sendo dito pelos clientes uma vez que a velocidade da troca de informações é bastante rápida, o que é positivo se a mensagem for boa para a empresa, mas que também pode ser naturalmente negativo se essa mensagem deteriorar a imagem da marca junto dos seus consumidores.

Os millennials apresentam uma grande vontade de viajar, de desenvolver um percurso profissional que vá ao encontro dos seus anseios, de reter o máximo de informação possível. Dão prioridade ao lazer em detrimento do trabalho, têm preocupações ambientais mais vincadas, têm vontade de aprender ao longo das suas vidas, encarando a formação académica como um processo ao longo da vida, e pretendem ser diferentes, cada um à sua maneira.

Neste ponto, é importante que as universidades realizem planos de formação orientados para uma faixa etária mais velha do que a tradicional, uma vez que hoje, mais do que nunca, as pessoas encaram os estudos como um complemento do crescimento pessoal e profissional e não apenas ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho.

O facto de um em cada seis millennials personalizar a própria pele com tatuagens comprova o facto de esta geração ter um sentido de identidade muito vincado. As marcas percebem isto e empresas como a Citroën já permitem que os clientes personalizem as cores dos seus automóveis (tejadilho, portas espelhos, interiores) indo assim ao encontro deste desejo de exclusividade. Também aqui a vertente tecnológica está no topo das preocupações das marcas de automóveis, que vêm introduzindo nos seus automóveis interfaces para os telemóveis, gadgets, e até pequenos jogos em que o condutor tem uma pontuação tão mais elevada quanto mais económica for a sua condução. Mas não só a Citroën percebeu estas dinâmicas, também a Apple conseguiu perceber que por detrás do artigo estão factores como a experiência que esse artigo pode proporcionar, a partilha de gostos e a consequente identificação com as preferências dos consumidores, e assim criaram produtos de acordo com estas necessidades. Para esta empresa, os seus produtos não são um fim em si mesmo, mas propiciam aos seus utilizados uma experiência, e essa experiência é extremamente valorizada pelos clientes.

Nova forma de estar

O facto de os clientes poderem, através de uma plataforma online, proceder à compra de um iPod, comparando os preços, especificações técnicas e ordenando a gravação do seu nome no verso do aparelho é apenas um exemplo de como as empresas se podem associar a esta nova forma de estar. Fundamentalmente, os millennials têm em consideração quatro vectores de análise relativamente a um produto, são eles, preço baixo, qualidade (aqui com amplas áreas de decisão), um serviço que seja eficiente e principalmente algo que possibilite uma experiência. Isso foi conseguido pela Apple através do Itunes, plataforma de venda online de músicas, onde as músicas são relativamente baratas (cerca de 1 euro), têm boa qualidade sonora, a transferência é relativamente rápida e o cliente tem rápido acesso a uma experiência que é poder ter uma música de que gosta particularmente, sem ter a necessidade de adquirir todo o álbum e ao mesmo tempo estando a contribuir para a sustentabilidade do sector musical.

Um dos valores também defendidos por parte dos millennials é a sustentabilidade, e com o intuito de responder a esta crescente preocupação dos consumidores as marcas vêm fazendo um esforço no sentido de tornar os seus produtos menos nocivos para a natureza, sejam eles produtos para o lar ou até as próprias roupas. A crescente valorização do reciclado e a sua apresentação como um valor acrescentado, constitui mais um mecanismo de diferenciação para as marcas que assim conseguem associar-se aos valores dos consumidores e criar mais facilmente uma identificação, um alinhamento.

Em resumo, é indiscutível que os Millennials merecem a atenção do marketing, porque ditam tendências, estão no topo da pirâmide de influência, são jovens com idades entre os 18 e os 24 anos e por isso grande fonte de inspiração para os mais novos, representam a maior geração em termos absolutos e têm um elevado poder de compra (superior em 110% relativamente aos baby boomers).

 

Bibiliografia/Netgrafia

 

http://millennialmarketing.blogspot.pt (17.11.2012)

http://www.focoemgeracoes.com.br (17.11.2012)

www.mundodomarketing.com.br (18.11.2012)

http://gabrielaotto.blogspot.pt (18.11.2012)

http://sueunerman.mediaweek.co.uk/ (18.11.2012)

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Retalho
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
Alimentar
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
BRANDED
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Retalho
Science4you tem nova identidade visual
Retalho
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
ESG
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
Retalho
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Produção
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Bebidas
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Retalho
Retalho

Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

Hipersuper

A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica

A iServices acaba de inaugurar a sua nova sede regional no Porto, um espaço corporativo com 156 m² que reforça a presença da marca no norte do país e que será o novo centro de formação contínua para os seus colaboradores.

BRANDED

Neste espaço ganha vida a Academia iServices, uma estrutura dedicada à especialização técnica em reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos.

Com um design contemporâneo, funcional e acolhedor, a nova sede traduz a identidade da marca num ambiente pensado ao detalhe para promover a ergonomia, o bem-estar e a eficiência no local de trabalho. O layout integra zonas distintas como salas de reuniões, áreas de trabalho amplas, lounge e copa – criando um espaço versátil, adaptado às necessidades atuais e futuras da equipa.

Bruno Borges, Diretor-Geral da iServices, afirma que “com mais de 15 anos de experiência no setor da reparação de tecnologia, a iServices acumulou um know-how técnico único no mercado. A criação da nossa Academia é o reflexo deste percurso: um espaço dedicado à partilha de conhecimento, à formação especializada e à elevação dos nossos padrões de qualidade. Queremos que cada colaborador que passe por aqui se torne não só mais qualificado, mas também mais confiante e preparado para enfrentar os desafios tecnológicos do presente e do futuro.”

Também em expansão internacional, a iServices inaugurou recentemente uma nova sede regional em Bruxelas, criada à imagem da sede de Lisboa. Neste novo espaço, em regime de open space, é promovida a colaboração, a proximidade entre equipas e uma comunicação mais fluida — pilares da cultura organizacional da marca. Com copa, sala de reuniões e zona de convívio, esta sede alia modernidade e funcionalidade, com uma decoração leve e contemporânea.

Com estas duas novas sedes regionais — no Porto e em Bruxelas — a iServices continua a consolidar o seu posicionamento como líder na reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos. Referir que o headquarters em Lisboa será mantido.

Fundada em 2011, a iServices é líder de mercado na reparação de smartphones, tablets, computadores e na venda de recondicionados com 3 anos de garantia. A marca distingue-se pelo foco no cliente, pela inovação dos seus serviços e por uma visão clara de economia circular, prolongando a vida útil dos equipamentos e contribuindo para um consumo tecnológico mais responsável e sustentável. Atualmente, conta com mais de 100 lojas em Portugal, Espanha, França e Bélgica.

 

 

Sobre a iServices:

A iServices nasceu em 2011, conta atualmente com mais de 450 colaboradores e está presente com mais de 100 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices contabiliza mais de trinta mil reparações por mês em equipamentos multimarca (Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras) sendo ainda o representante oficial, em Portugal, da marca de drones líder do mercado global, a DJI. Antes de qualquer reparação, a iServices realiza sempre um diagnóstico gratuito e sem compromisso. Este serviço de reparação é complementado por uma vasta oferta de acessórios e gadgets de marca própria – a iS. A iServices trabalha com técnicos especializados presentes em todas as lojas e efetua as suas reparações em cerca de 20 minutos. Recebeu em 2019 a distinção como ‘empresa gazela’, em 2025 é considerada “Marca Recomendada”, “Prémio 5 Estrelas” e “Escolha do Consumidor” pelo terceiro ano consecutivo. A marca renova ainda, em 2025, o selo Escolha Sustentável e o prémio “A Melhor Loja”.

Sobre o autorBRANDED

BRANDED

Retalho

Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões”, destacam os intervenientes no negócio.

Hipersuper

O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transação não é suscetível de criar entraves à concorrência efetiva no mercado.

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham”, informa o Fundo Shoppings Iberia.

O La Vie Caldas da Rainha está situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².
O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Science4you tem nova identidade visual

No ano em que celebra 17 anos, a marca portuguesa de brinquedos educativos apresenta uma imagem “mais simples, moderna e divertida”.

Hipersuper

A grande estrela deste rebranding é o logótipo, que surge com um design mais simples, moderno e com um sorriso. “A icónica molécula da Science4you ganhou expressão e reflete ainda melhor a missão da marca de tornar a aprendizagem divertida”, apresenta a empresa portuguesa, que está a celebrar 17 anos.

“A Science4you nasceu de um projeto universitário, com um investimento inicial de apenas 1.250 euros. Na altura, o logótipo foi desenhado por mim, sem grandes recursos, mas com muita paixão pelo que estávamos a construir. Hoje, sentimos que era o momento certo para dar um novo rosto à marca, mantendo a mesma essência que nos trouxe até aqui”, recorda Miguel Pina Martins, antigo CEO e atual chairman da Science4you.

Hoje, a marca já não se foca exclusivamente na ciência – embora esta continue a ser a sua base – e produz brinquedos de várias áreas do conhecimento e diferentes tipos de entretenimento, acompanhando as novas tendências e interesses dos consumidores. Com a introdução de novas categorias de produtos e a recente aposta no segmento kidult , a empresa sentiu que era o momento certo para atualizar a sua imagem e alinhá-la com o seu novo posicionamento.

“Este rebranding é mais do que uma mudança estética, é um reflexo da nossa evolução e da nossa visão para o futuro. Queremos continuar a inovar, diversificar a nossa oferta e chegar a ainda mais pessoas, mantendo sempre o nosso compromisso com a educação e a diversão”, refere, por sua vez, Filipe Ramos.

A nova identidade visual da Science4you já pode ser vista em todas as plataformas da marca, incluindo o site e redes sociais. A marca já lançou o primeiro brinquedo com esta nova imagem, a Fábrica de velas – versão encantada.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade

A Via Verde está a alargar a oferta de serviços de mobilidade às scooters elétricas através de uma parceria com a Cooltra, uma empresa de aluguer de curta duração, que opera em Lisboa desde 2017.

Hipersuper

No total, a Cooltra tem uma frota de 400 scooters, todas elétricas, a circular na cidade de Lisboa e que “podem ser alugadas por todos os clientes da Via Verde, bastando para isso aderir ao plano Via Verde Cidade”, refere a empresa.
Para utilizar o novo serviço, os clientes da Via Verde passam a ter na nova App, a localização das scooters disponíveis no mapa ‘Perto de mim’ ou no serviço ‘Scooters elétricas’.

“Este é mais um passo importante na evolução da Via Verde para uma plataforma de serviços de mobilidade com foco na sustentabilidade. A jornada diária dos nossos clientes é cada vez mais multimodal e combina meios partilhados e é, neste sentido, que estamos a desenvolver a nossa oferta, para que os nossos clientes não percam tempo e possam usar o meio de transporte mais rápido e eficaz”, destaca Eduardo Ramos, CEO da Via Verde.

Para Luis Figueiredo, diretor da Cooltra em Portugal, “a integração das nossas scooters elétricas na Via Verde representa um passo importante para facilitar o acesso à mobilidade sustentável em Lisboa”. “Esta associação reforça o compromisso de ambas as empresas em destacar a necessidade de uma mudança para um modelo mais sustentável, oferecendo uma solução de transporte multimodal mais eficiente e amiga do ambiente”, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

Hipersuper

O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Produção

AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

Hipersuper

O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

Hipersuper

A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

Hipersuper
A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.