Circula cada vez menos dinheiro nas compras
Um estudo da Mastercard faz o retrato dos pagamentos electrónicos e dos seus utilizadores em Portugal
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Há cada vez menos portugueses a pagar as compras com dinheiro.
Um estudo encomendado pela MasterCard revela uma tendência sustentada para reduzir o uso do dinheiro vivo em favor dos pagamentos electrónicos. Denominado “Comportamento Financeiro dos Particulares em Portugal”, o estudo analisa os hábitos de utilizações de cartões de débito e crédito.
Tanto o número de cartões de débito, como a sua utilização, continuam a crescer: 89,1% dos portugueses com mais de 15 anos possui um cartão de débito, e 97,4% usa-o regularmente. “Este resultado confirma a forte adesão dos portugueses aos pagamentos electrónicos, suportado por um aumento contínuo da penetração de cartões de débito desde 2008. O aumento deste ano foi o mais alto registado desde 2008, mais +2,3% relativamente a 2011, refere Paulo Raposo, Country Manager para Portugal da MasterCard Europe.
“Este ano, registámos valores de utilização acima dos 95% em todos os segmentos da população”.
Não são só a penetração e utilização de cartões de débito que estão a aumentar. A diversificação também . Segundo o estudo, 37,7% dos inquiridos possuem mais do que um cartão de débito, “dado que contraria a tendência de concentração registada entre 2008 e 2011, onde a percentagem de possuidores de mais de um cartão de débito vinha caindo sucessivamente”.
Em 2012, o número médio de cartões de débito utilizados pelos entrevistados é de 1,49, o valor mais alto desde 2008. A tendência para a diversificação dá-se em todos os segmentos menos no sector mais jovem (15-24 anos).
Maior uso, menor frequência
No que diz respeito aos cartões de crédito, esses, têm vindo a diminuir ao longo dos anos, com 33,6% dos entrevistados a declarar possuir um cartão de crédito em 2008, contra 30,2% em 2012. Segundo o estudo, apesar de haver menos cartões de crédito, a utilização aumenta entre os possuidores: 69,1% declara utilizá-lo.
Se a utilização de cartões de crédito aumenta, o mesmo não acontece com a frequência de utilização.
Em 2012, os consumidores portugueses declaram recorrer ao cartão de crédito com menor frequência: 53,5% utiliza o cartão de crédito com alguma regularidade (contra 57,5% em 2011) e um número significativo, 42,2%, declara utilizá-lo menos do que uma vez por mês.
E-commerce para jovens
O estudo BASEF Banca de 2012 introduz três novos indicadores relativos ao cartão de crédito: razões de aquisição do produto, problemas na utilização e razões de não utilização de cartões de crédito.
No indicador “razão da aquisição do cartão de crédito”, 17,5% dos inquiridos indica a “sugestão pelo banco”, 7,2% declara que adquiriu o produto para utilizá-lo em viagens e 6,9% para pagamentos online. Ao analisar este indicador por segmento, verifica-se que entre os jovens (grupo 15-24) os pagamentos online são a principal razão para a aquisição do cartão de crédito (26,1%), revelando a apetência deste grupo pelo e-commerce.
“É muito interessante verificar que muitos consumidores citam os ‘pagamentos online’ como uma das razões para ter um cartão de crédito”, remata Paulo Raposo.