Nova Iorque proíbe venda de refrigerantes XL
A medida é inédita nos EUA e afecta a venda de bebidas energéticas, refrigerantes gaseificados, ice tea, entre outras bebidas açucaradas de grande dimensão

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O Conselho de Saúde de Nova Iorque, nos EUA, aprovou a proposta do perfeito da cidade, Michael Bloomberg, que proíbe o comércio de refrigerantes e bebidas açucaradas de grande dimensão em restaurantes e cinemas, entre outros estabelecimentos, para combater o problema da obesidade.
A medida que proíbe a venda de refrigerantes em embalagens superiores a 464 mililitros passou com oito votos a favor e uma abstenção e entra em vigor em Março do próximo ano.
“Há provas que deixam muito claro que as bebidas ricas em açúcar estão a contribuir para aumentar a epidemia da obesidade”, defenderam os votantes a favor desta medida, que contou com o apoio da sociedade civil. O conselho de saúde recebeu 32 mil cartas de apoio à proposta e 6 mil contra.
Esta medida inédita nos EUA afecta a venda de refrigerantes em salas de cinema, estádios desportivos, restaurantes, cadeias de fast food, mas exclui os super e hipermercados.
Michael Bloomberg explicou que o projecto afecta as bebidas energéticas, refrigerantes gaseificados e ice tea, mas deixa de fora as bebidas com menos de 25 calorias, como as águas vitaminadas e o chá sem açúcar.