Inédito: Hipers perdem quota de mercado nos combustíveis
A quota de mercado em volume dos hipermercados nos combustíveis derrapou em Fevereiro e Março. No primeiro trimestre, o combustível adquirido em promoção representou 65.7% do total

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
A quota de mercado em volume dos hipermercados nos combustíveis derrapou, pela primeira vez, em Fevereiro e Março.
“Se até aqui a quota de mercado em volume dos hipers tinha vindo sempre a crescer, nestes dois meses, estes perdem consecutivamente, de acordo com o painel Petrol da Kantar Worldpanel.
Em 2008, os hipers tinham um peso em volume de 18.1%, no ano seguinte 24.3%. Em 2010, alcançaram 28.3% e, em 2011, 31.5%.
Analisando apenas Janeiro de 2012, os hipers alcançam quase 35 % de quota em volume, valor que baixa em Fevereiro para 31.4% e em Março para 30.6%.
“Apesar de pode parecer um contra-senso, tendo em conta que nestes dois meses o preço médio por litro dos combustíveis já tinha atingido valores muito elevados, a situação é explicada pelo facto de os clientes habituais dos hipers serem mais sensíveis aos preço e dado o aumento dos preços reduzir drasticamente o consumo de combustível”.
No primeiro trimestre de 2012, o combustível adquirido em promoção representou 65.7% do volume abastecido pelos condutores portugueses.